Para o desenvolvimento da campanha e elaboração de conteúdos educativos, a Uber promoveu grupos de discussão com usuários, motoristas parceiros e ativistas
A Uber lançou nesta segunda-feira, 10, uma campanha que convida usuários e motoristas parceiros no combate ao racismo. Dividida em duas fases, a iniciativa tem o objetivo de promover um conteúdo educativo dentro do próprio aplicativo ao usar exemplos de situações reais já vivenciadas em viagens.
Na primeira etapa, peças informativas em pontos de ônibus, relógios de rua e posts em redes sociais mostram frases racistas relatadas por motoristas parceiros e usuários do aplicativo. Além de reforçar que tais comportamentos não são aceitos pela plataforma e podem levar ao banimento, os exemplos chamam a atenção para afirmações racistas que são reproduzidas, muitas vezes, de forma velada e sistêmica.
Na segunda fase, uma série de vídeos mostrará como esses exemplos são parte do racismo estrutural e porque ter consciência disso é importante para ajudar a mudar essa realidade. Os vídeos serão distribuídos daqui duas semanas dentro do aplicativo da Uber para 22 milhões de usuários e 1 milhão de parceiros.
Desenvolvimento
O desenvolvimento do conteúdo educativo foi coordenado pela Promundo, uma ONG focada na igualdade de gêneros e que já trabalhou com instituições como a ONU, o Banco Mundial e a OMS. O trabalho para a criação do conteúdo começou ainda em 2020. A pedido da Uber, a Promundo realizou grupos de discussão com dezenas de usuários, motoristas parceiros e ativistas de diferentes cidades do País e, com isso, conseguiu informações que auxiliaram na elaboração de conteúdos.
“Trabalhamos com a Uber desde 2018. Ao longo desses anos, fomos acumulando aprendizados e incorporando temas importantes para a construção de uma comunidade mais segura. Usamos um podcast para falar sobre machismo, LGBTQIA+fobia e racismo junto aos motoristas parceiros. Agora, ampliamos o formato para também incluir usuários e usuárias”, afirma Sandra Vale, coordenadora de projeto da Potência.Diversa.
Especificamente desta campanha, o desenvolvimento se deu a partir de dezembro do ano passado, e levou em consideração para além dos casos reais, a visão dos funcionários da Uber que participam de grupos de diversidade, como o de equidade racial, de forma que as ações provoquem uma mudança positiva sem constranger qualquer pessoa.
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Fonte: Exame