Marketing

“Uma BIC, Um Livro, Dois Clássicos” rende à BIC e VML três prêmios em Cannes Lions 2025

Por Redação

19/06/2025 16h03

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

O projeto une tecnologia e tradição ao reescrever Romeu e Julieta com uma única caneta, recebendo reconhecimento em múltiplas categorias do maior festival de criatividade do mundo

A BIC Brasil, em parceria com a agência VML Brasil, celebra um resultado excepcional no Cannes Lions International Festival of Creativity 2025, ao conquistar três Leões com a inovadora campanha “Uma BIC, Um Livro, Dois Clássicos”, que celebra os 75 anos da icônica caneta BIC Cristal. O projeto reescreveu a obra Romeu e Julieta, de William Shakespeare, utilizando uma única caneta BIC Cristal Dura+ e combinando inteligência artificial com um braço robótico para replicar a caligrafia do autor inglês.
 

A campanha recebeu o Bronze Lions na categoria Industry Craft, subcategoria Art Direction: Print & Publishing, além de dois Silver Lions, um na categoria Design, subcategoria Brand Design: Special Editions & Bespoke Items e outro na categoria Printsubcategoria Innovative and Adapted Use of Print & Publishing.

Além dos prêmios conquistados, a BIC Brasil também figurou em várias outras indicações:

  • Illustration: Print & Publishing (categoria: Industry Craft)
  • Data & AI: Curation of Data (categoria: Digital Craft)
  • Technology: Innovative Use of Technology (categoria: Digital Craft)
  • Brand Design: Books (categoria: Design)
  • Transformative Design: Innovation in Design (categoria: Design)

A campanha demonstra o compromisso da BIC em unir tradição e inovação, trazendo uma obra literária clássica para o mundo contemporâneo por meio da tecnologia aliada à simplicidade de um produto presente no dia a dia. Esta fusão reforça a percepção da BIC como uma marca que inspira criatividade, conecta-se com a cultura e valoriza o poder da escrita manual.
 

Campanha “Uma BIC, Um Livro, Dois Clássicos”

Utilizando uma única caneta BIC Cristal Dura+ e combinando inteligência artificial com um braço robótico para replicar a caligrafia de Shakespeare, um manuscrito de 212 páginas foi reescrito em 20 dias (e ainda sobrou tinta na caneta!). A inteligência artificial foi crucial para trazer à vida a essência histórica da escrita de Shakespeare de uma forma totalmente nova e tecnologicamente avançada. O resultado não apenas demonstrou a durabilidade da caneta da BIC, mas também gerou discussões globais sobre a união de tradição e inovação. 

Essa fusão de alta tecnologia com a simplicidade de um produto tão presente no dia a dia impactou o consumidor ao despertar a curiosidade, reforçar a percepção da BIC como uma marca que inspira criatividade e conectar o público a uma narrativa histórica de uma maneira surpreendente e moderna. O manuscrito reescrito foi, inclusive, doado ao Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro, deixando um legado cultural duradouro. 
 

E, consagrando a presença global da campanha, a BIC entregou à Royal Shakespeare Company, uma das mais renomadas companhias teatrais do mundo, localizada em Stratford-upon-Avon, na Inglaterra, cidade Natal de Shakespeare, um exemplar original da obra de Romeu e Julieta, escrita com uma única BIC Cristal e com a caligrafia do autor inglês recriada com inteligência artificial, fruto de campanha da VML Brasil. A obra foi entregue pessoalmente à Jacqui O’Hanlon, vice-diretora executiva e diretora criativa da Royal Shakespeare Company, na sede da companhia.

Ser reconhecido em Cannes com uma campanha que celebra a caneta BIC Cristal é motivo de imenso orgulho para todos nós. Essa conquista reafirma que, mesmo após 75 anos, nossa marca segue relevante, criativa e conectada com as novas formas de contar histórias. Reescrever Romeu e Julieta com uma única caneta é mais do que um feito técnico — é uma declaração sobre o poder duradouro da escrita e da imaginação humana”, afirma Rodrigo Iasi, diretor de marketing da BIC Brasil e Argentina.
 

Criada pela agência VML, a campanha dá nova vida à obra literária “Romeu e Julieta” ao recriar como seria a caligrafia de William Shakespeare, se escrita com uma única BIC Cristal Dura+.