Com o avanço da tecnologia, não é mais possível seguir acreditando que os colaboradores de uma empresa estão conectados apenas a um único canal de comunicação. Sabendo disso, as empresas buscam acompanhar as tendências de mercado, com saídas para se reinventar. A aposta agora são as multiplataformas colaborativas de comunicação e serviços para conectar, informar e engajar os colaboradores.
Uma multiplataforma converge vários serviços e canais de comunicação em uma solução de distribuição de informações de forma dinâmica, interativa e democrática. Por exemplo, se o colaborador estiver andando em uma área industrial ele pode acessar as informações por meio das tvs corporativas, mas se ele estiver no escritório, pode acessar pelo computador e se estiver em casa ou em outro lugar, pode acessar pelo app.
A forma de consumir conteúdos mudou. Precisamos acompanhar as necessidades dessas pessoas que estão cada vez mais digitais, e que não querem mais esperar um determinado horário para acessar o que precisam. Querem ser informadas no horário que melhor se encaixe às suas rotinas. E esse novo cenário trouxe grandes desafios para quem produz conteúdo. Agora, é preciso conhecer melhor o público e entregar informações que agregam valor ao seu interesse.
Chegou a hora de proporcionar aos colaboradores uma conexão mais ágil e interativa. Permitir a busca de informação de forma instantânea e a interação de onde estiver. Isso possibilita que as empresas pulverizem seu investimento de comunicação em várias frentes, de maneira prática e acessível a todos. É uma oportunidade única para alcançar esses clientes internos em um novo nível de engajamento, porque proporciona agilidade no envio da informação e inclusão. De uma forma geral, é uma saída para a comunicação organizacional otimizar seus fluxos, e ir além, integrar as equipes e dar voz e protagonismo aos colaboradores.
Hoje, os consumidores já têm um comportamento mais versátil. Escutam rádio enquanto mexem no computador, pesquisam on-line no próprio ponto de venda e leem enquanto assistem à TV. Esses são apenas alguns exemplos. Cabe ressaltar que investir em comunicação se faz cada vez mais necessário e para que haja sucesso no investimento, é importante que a empresa crie estratégias dinâmicas, utilizando métodos de divulgações tradicionais, juntamente com uma interação digital personalizada. É importante criar uma voz única com uma campanha de comunicação que reforça a identidade da marca.
Existem no mercado algumas soluções que disponibilizam um combo de portal, app e tv corporativa, por exemplo. E para que essa experiência se torne cada vez melhor para o público, precisamos trazer soluções que cheguem de ponta a ponta, conectando pessoas em qualquer lugar. Eu sou a favor dessa mudança, e você?
Por Neliza Ferraz, coordenadora de comunicação do Grupo Aço Cearense.