Mercado

Unifacs celebra o lançamento do Primeiro Memorial da Propaganda em Salvador 

Por Victor Campos

30/10/2024 17h52

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Créditos: Sinapro-Bahia

O novo espaço é dedicado ao resgate da história da publicidade baiana e nacional com acervo do professor e pesquisador Nelson Varon Cadena

A cerimônia de lançamento do Memorial da Propaganda ocorreu ontem (29/10) na biblioteca do campus da Unifacs, em Salvador. O espaço é o primeiro dedicado à história da publicidade baiana e nacional.

A iniciativa foi idealizada pelo jornalista, publicitário, escritor e estudioso da comunicação Nelson Varon Cadena, e contou com o apoio e a presença dos representantes do Sinapro-Bahia, ABAP Bahia, Central de Outdoor Bahia, Sepex Bahia e ABMP para sua viabilização.

A ação de lançamento do Memorial da Propaganda aconteceu no primeiro dia de atividades presenciais na Unifacs em Salvador, que faz parte da programação Nacional do ComunicArte que aconteceu em 16 instituições do Grupo Ânima em todo o Brasil.

Lívia Veiga, Coordenadora Adjunta dos Cursos de Comunicação da Unifacs.

“O lançamento do Memorial é um marco para a Unifacs porque há muitos anos as instituições que estiveram aqui presentes tinham o desejo de criar o memorial e ele realmente será um espaço aberto ao público, de consulta pública, então, estudante de outras instituições, estudante de ensino médio, profissionais da área, qualquer pessoa que queira conhecer realmente a história da propaganda no Brasil e da Bahia vai ter acesso a esse acervo aqui na Unifacs” explica Lívia Veiga, Coordenadora Adjunta dos Cursos de Comunicação da Unifacs.

O evento teve uma apresentação do pesquisador Cadena seguida de uma roda de conversa com a participação do presidente do Sinapro-Bahia, André Mascarenhas, e representantes das entidades parceiras neste projeto.

André Mascarenhas, Presidente do Sinapro-Bahia

“Este Memorial tem um valor inestimável para a história da propaganda baiana e brasileira, e com a curadoria e acervo de Cadena, que é uma referência. Este espaço será fundamental para pesquisa e conhecimento, proporcionando experiências culturais e educativas únicas. Será importante para o resgate e preservação da nossa memória e ajudará na formação das futuras gerações”, destaca André Mascarenhas.

Com uma carreira dedicada à pesquisa sobre propaganda, marketing e jornalismo, e autor de diversos livros e artigos sobre a história da publicidade. Cadena doou seu vasto acervo para compor o Memorial da Propaganda. Dentre os itens doados, estão livros sobre propaganda, marketing, relações-públicas, comunicação e áreas correlatas; revistas, dicionários, catálogos, anuários de mídia e de criação, além de filmes em MP4, de todo o Brasil, e ainda acervo fotográfico e em DVD.

Nelson Varon Cadena, idealizador do Memorial da Propaganda

“Sempre fui um colecionar e guardei ao longo da minha vida muito material ligado à publicidade, à comunicação. Alguns desses materiais são exclusivos, tenho muito material de vídeos e revistas do Norte e do Nordeste. Eu tenho material de mídia-empresa, de mais de mil arquivos, além de arquivos físicos e digitais de anúncios dos últimos cem anos, digamos assim. E eu guardei tudo” explica o Professor Nelson Varon Cadena.

“Tentei doar para a Escola Superior de Propaganda de São Paulo, mas tive dificuldade, e pouco interesse deles, então acabei doando aqui para a Universidade da Bahia, a Unifacs. Que tinha como projeto, criar com todo esse material o Memorial da Publicidade. Esse memorial consiste em expor algumas dessas publicações e, ao mesmo tempo, digitalizar aquilo que é mais relevante.” continua.

“Para viabilizar essa doação, eu contei com o apoio de cinco entidades que se fizeram presente no lançamento do Memorial: Sinapro-Bahia, ABAP Bahia, Central de Outdoor Bahia, Sepex Bahia e ABMP. Elas contribuíram com recursos e todos os custos relevantes ao material, fazer a limpeza do material, a administração, os custos de transporte, os custos de mão de obra para encaixotar tudo isso” conclui.