Mercado

Unifametro é certificada com os selos “Instituição Socialmente Responsável” e “IEP Sustentabilidade”

Por Redação

13/12/2023 11h26

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Selos são concedidos a instituição pelo segundo ano consecutivo

O Centro Universitário Fametro (Unifametro) recebeu, nesta semana, o “Selo Instituição Socialmente Responsável” da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) pelo segundo ano consecutivo (2022 e 2023) por sua participação na 19ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, promovida pela associação. A campanha visa concentrar em um único momento, por todo o país, uma mostra das atividades desenvolvidas pelas IES com a comunidade ao longo do ano, proporcionando mais visibilidade e força aos atos realizados.

A Unifametro é uma das instituições que realiza diversos programas, projetos, cursos e eventos de extensão direcionados para a comunidade, além de possuir um canal aberto permanente para a proposição de projetos sociais por parte de seus alunos, professores e funcionários, selecionando os melhores projetos e oferecendo apoio e suporte à implementação.

Além da certificação pela ABMES, a Unifametro também recebeu pelo segundo ano consecutivo (2022 e 2023) o “Selo IEP de Sustentabilidade”, categoria diamante, concedido pelo Instituto de Educação Portal (IEP). A premiação foi concedida como uma forma de agradecimento pela parceria da IES com o Instituto, e reconhecimento pelas ações sustentáveis realizadas ao longo do ano de 2023.

O selo reconhece as empresas que fazem parte da rede IEP de Sustentabilidade, e que contratam jovens aprendizes e pessoas com deficiência, oportunizando a geração de emprego, renda, transformação de vida e cultura da paz. 

Com práticas autossustentáveis, a Unifametro possui uma usina solar na cidade de Quixadá, que abastece todos os campi da instituição. Com 2.910 painéis solares, a usina gera 1.980 MWh/ano, equivalente ao consumo de 13.200 casas. Isso significa que a IES evita a emissão de mais de 130 toneladas de CO2 na atmosfera, preservando mais de 5.600 árvores por ano.

De acordo com Roberta Mapurunga, coordenadora do Núcleo de Extensão e Responsabilidade Social (NERS) da Unifametro, ambos os selos são um reconhecimento às diversas ações de incentivo da instituição para que a responsabilidade social e a sustentabilidade sejam uma prática constante nos campi.

“Nós trabalhamos para que toda a comunidade acadêmica esteja envolvida na busca por uma sociedade mais justa e igualitária. Os projetos da faculdade são experiências que certamente valem a pena, pois o resultado social é adicionado de vivência profissional, desenvolvimento humano e integração curricular da teoria à prática”, explica Roberta.