Mercado

Unifametro lança projeto que visa estimular transformação de ideias em negócios concretos

Por Redação

26/08/2024 16h58

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Projeto é desenhado para proporcionar uma imersão prática no mundo do empreendedorismo, com atividades que vão desde a concepção de ideias inovadoras até a criação e consolidação de startups

O Centro Universitário Fametro (Unifametro), por meio da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM), lançou o projeto Empreendedorismo Universitário —  A jornada de Hackathon, Startups até grandes empresas. Sob a orientação do professor do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, André Cardoso Albuquerque, o Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC) oferece aos participantes a oportunidade de transformarem suas ideias em realidades empresariais concretas.

O projeto Empreendedorismo Universitário é desenhado para proporcionar uma imersão prática no mundo do empreendedorismo, com atividades que vão desde a concepção de ideias inovadoras até a criação e consolidação de startups. Os alunos têm a chance de se envolver em hackathons, eventos dinâmicos que estimulam a colaboração, a criatividade e o pensamento estratégico, preparando-os para enfrentar os desafios do mercado com confiança.

Além disso, os participantes acompanham de perto o desenvolvimento de startups emergentes, aplicando conceitos acadêmicos a situações reais e aprimorando suas habilidades analíticas e de resolução de problemas. O projeto também inclui a produção de um manual do empreendedor universitário, que servirá como um guia prático para pequenos e médios empreendedores, além de relatos e estudos de caso sobre ambientes de empreendedorismo na área de tecnologia. 

“Nosso objetivo é produzir um manual que funcione como um guia prático e inspirador, ajudando pequenos e médios empreendedores a navegar pelos desafios e oportunidades do mercado”, destaca o professor André Cardoso.

O novo projeto da Unifametro também busca promover o desenvolvimento de startups e fomentar o ecossistema do empreendedor local. A intenção é contribuir para o crescimento sustentável e para a prosperidade econômica local, por meio do fortalecimento da conexão entre a universidade e a comunidade.