Design

Unifor adota nova identidade visual em homenagem aos seus 50 anos

Por Redação

22/03/2023 16h30

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Com um design mais leve e amigável, a Universidade de Fortaleza atualiza sua marca para representar uma nova fase em sua história

 

Na última quinta-feira (16), a Universidade de Fortaleza revelou sua nova identidade visual que, segundo a instituição, simboliza mais do que uma simples mudança: indica a chegada de um novo posicionamento da marca que, pela primeira vez em 50 anos, altera seu logotipo. Com o slogan “Do Ceará para o Mundo”, a já tradicional instituição cearense comemora meio século de existência e se lança de vez na internacionalização. 

 

A representação simbólica dos arcos que, antes, indicavam uma linha reta em direção ao futuro, agora se transformam em três arcos em direções distintas, propositalmente, representando ensino, pesquisa e extensão; ciência, arte e educação; Fortaleza, Ceará e Brasil; e passado, presente e futuro.

 

O projeto que levou 18 meses para ser concluído, tem como responsável pelo redesign a agência Ana Couto, que reavaliou o posicionamento da Unifor buscando desenvolver uma estratégia sólida. O grande desafio foi preservar, ressignificar e evoluir o know-how da melhor instituição de ensino superior particular do Brasil, segundo o ranking Times Higher Education (THE).

 

Com suporte da Diretoria de Comunicação, Marketing e Comercial da Unifor, o parceiro estratégico construiu o guia de branding e a arquitetura da marca. Já o logotipo foi proposto pelo time de Criação da Unifor, coordenado por Felipe Ferreira, e idealizado pelo design Luiz Gonzaga.

 

“A marca da Unifor tem 50 anos inalterada, nasce no mundo analógico, em 1973, aplicada como carimbo em documentos oficiais e faz essa transição no mundo da computação até migrar para o mundo virtual, chegando ao tempo das mídias sociais. Durante esse tempo, passou por alguns ajustes técnicos para se adequar às diferentes tecnologias, mas o desenho nunca mudou. Percebendo a importância de compreender esse legado e a relevância da instituição, decidiu-se encarar o presente e olhar para o futuro, uma vez que, hoje, a Unifor é cotada como uma das melhores universidades do mundo,” comenta Felipe Ferreira, coordenador de Criação da Universidade de Fortaleza 

 

Sobre o novo Design

 

Seguindo a proposta de inovação e de atualizar a já tão conhecida identidade da universidade, a marca está mais leve, com formas arredondadas, mais equilibrada e convidativa. A partir do círculo em movimento, redesenhou-se o símbolo. Dessa forma, os arcos que viajam através do tempo, movem-se em todas as direções do conhecimento e simbolizam ensino, pesquisa e extensão; ciência, arte e inovação; tripés que alicerçam a história da instituição. Na premissa de reforçar o compromisso com a educação inovadora, o novo logotipo ganha setas que representam o futuro e o presente, a razão que move a Unifor a continuar a ensinar e aprender.  

 

“Ao abandonar o conceito de túnel e trazer os arcos, a Universidade de Fortaleza reconhece que existem diversos caminhos para construir uma carreira acadêmica e profissional de sucesso. A nova marca agrupa todos esses valores e traz para nós essa definição. A gente redesenha conceitos, aprimora parcerias, pensa na expansão e apresenta soluções visuais com muitas possibilidades”, finaliza Felipe. 

 

O anúncio da nova identidade veio através das redes sociais, confira o vídeo publicado: