Tendência

Unifor participa da produção de curta-metragem que será exibido em Gramado

Por Victor Campos

23/07/2024 11h27

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

O curta-metragem possui elenco inteiramente feminino composto pelas atrizes Edvana Carvalho, Noélia Montanhas e Monique Cardoso

O curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza – está em festa! O curta-metragem “Fenda”, produzido por docentes, egressos e alunos da Unifor, vai representar o Ceará na 52ª edição do Festival de Gramado, maior festival de cinema do Brasil. A organização do evento anunciou os filmes concorrentes nas mostras competitivas de Curtas-Metragens Brasileiros e Documentários Nacionais nesta quarta-feira (17). 

“É uma alegria enorme a seleção do filme ‘Fenda’ para a competição do Festival de Gramado, uma esfera de distinção e reconhecimento internacional no campo audiovisual. Dirigido pela professora do nosso curso Lis Paim, a equipe integrou um grupo de alunas e alunos, que vivenciaram uma experiência extraordinária. Nossa torcida é que o filme circule pelo mundo, mobilizando sensibilidades e abrindo caminhos para nossos alunos”, celebra Bete Jaguaribe, coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor.

Além de dirigir o curta-metragem, Lis Paim assinou o roteiro, a montagem, produção e o desenho de som do filme. Ela afirma que se sente muito honrada em ter tido seu primeiro filme como diretora considerado pela curadoria do Festival, especialmente nesta edição.

“Estrear o filme em Gramado este ano tem uma força simbólica muito grande, pois esta é uma edição atípica do Festival, de resistência, depois de uma tragédia enorme que se abateu sobre o Sul e que ainda não ficou no passado dessas pessoas. Além disso, fico muito animada também em ver a presença de mulheres cearenses diretoras ganhando visibilidade, porque acho que esta é uma lacuna histórica na cena daqui”, destaca.

Os 12 curtas brasileiros selecionados, entre 679 produções de todas as regiões do país, serão apresentados no Palácio dos Festivais, nos dias 12 e 13 de agosto, com seis filmes por sessão. Além disso, os curtas serão exibidos na grade linear do Canal Brasil, com transmissão em todo o território nacional, do dia 12 ao dia 15 de agosto, sempre a partir das 19h, com três filmes por sessão.