Premiação

Unimed Fortaleza lança Prêmio de Jornalismo para valorizar a informação em saúde no Ceará

Por Redação

23/09/2025 11h32

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Iniciativa irá reconhecer reportagens jornalísticas e trabalhos universitários sobre saúde, bem-estar, ciência e inovação

A Unimed Fortaleza anunciou, ontem (22), o lançamento do 1º Prêmio Unimed Fortaleza de Jornalismo, que reconhece e valoriza os profissionais da imprensa e estudantes que contribuem para a promoção da saúde por meio de uma cobertura jornalística ética, relevante e transformadora.

Com inscrições abertas entre os dias 22 de setembro de 2025 e 31 de janeiro de 2026, a premiação é voltada para jornalistas e estudantes de graduação em Jornalismo do Ceará. Podem concorrer trabalhos publicados entre 1º de maio de 2025 e 31 de janeiro de 2026, em diferentes formatos e plataformas.

Categorias do prêmio:

1) Reportagem em Vídeo/TV
2) Reportagem em Texto
3) Reportagem em Áudio
4) Conteúdo de Redes Sociais
5) Universitário (qualquer formato produzido em disciplinas do curso)

O regulamento indica pautas sobre prevenção, bem-estar no ambiente corporativo, incluindo saúde mental e gestão de riscos psicossociais, além de inovação e tecnologia a favor da saúde.

A premiação total chega a R$ 44 mil, distribuídos entre os três primeiros lugares de cada categoria profissional e o vencedor da modalidade universitária. A cerimônia de entrega está prevista para abril de 2026, em Fortaleza.

Segundo Maria Tereza Ramos, gerente de Comunicação e Marketing da Unimed Fortaleza, a iniciativa busca reconhecer jornalistas que contribuem para a disseminação de informações de qualidade sobre o segmento da saúde. “O prêmio reforça o compromisso da cooperativa com a valorização do conhecimento como uma poderosa ferramenta na busca pelo bem-estar e pela longevidade, e fortalece o papel social do Jornalismo na construção de uma sociedade mais consciente e saudável”, destaca.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site, onde também está disponível o regulamento completo.

Prêmio Unimed Fortaleza de Jornalismo

 • Inscrições: de 22/09/2025 a 31/01/2026
 • Publicações válidas: de 01/05/2025 a 31/01/2026
 • Regulamento e inscrições: www.unimedfortaleza.com.br/premio-de-jornalismo

Comissão Julgadora

Dr. Marcos Aragão – Presidente da Unimed Fortaleza
Médico e gestor, especializado em Anestesiologia e Terapia Intensiva, atualmente é diretor-presidente da Unimed Fortaleza, onde também já atuou como Diretor Administrativo-financeiro. Exerceu importantes cargos na Cooperativa dos Anestesistas (Coopanest), como conselheiro fiscal, diretor financeiro e diretor-presidente. Sua atuação também se estendeu à área de crédito, onde foi presidente da Sicredi Ceará, de 2018 a 2021.

Mauro Costa – Diretor de Comunicação Institucional da AD2M Comunicação
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e sócio-fundador e diretor de Comunicação Institucional da AD2M Comunicação, é mentor em Comunicação e palestrante de Media Training, com foco no treinamento de fontes para o relacionamento com a imprensa.

Mara Cristina – Primeira-secretária da Associação Cearense de Imprensa (ACI)
Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Jornalismo Econômico pela Fundação Instituto de Administração (FIA/USP). Há mais de 18 anos, atua como professora universitária dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda no Centro Universitário Cearense (Unic), onde também exerceu a função de coordenadora. É redatora do blog Marketês e primeira secretária da Associação Cearense de Imprensa (ACI). Em 2024, foi eleita pelo mercado como uma das 10 melhores professoras universitárias do Ceará.

Naiana Rodrigues – Coordenadora do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Jornalista, com especialização e mestrado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). É coordenadora do curso de Jornalismo da UFC e professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da mesma universidade. É também coordenadora da Rede de Pesquisa Trabalho e Identidade no Jornalismo (Retij) da SBPJor e pesquisadora em centros de estudo sobre Comunicação e Trabalho.

Maria Tereza Ramos de Oliveira – Gerente de Marketing da Unimed Fortaleza
Publicitária, especialista em Marketing e mestre em Administração. Atua há 20 anos nas áreas de Marketing e Comercial. É gerente de Marketing da Unimed Fortaleza, onde lidera projetos de Branding, posicionamento institucional, Growth, relacionamento com o mercado e inovação em Comunicação.

Dr. Ricardo Pessoa – Presidente da Associação Médica Cearense (AMC)
Médico formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é especialista em Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva, e mestre em Ciências Médicas pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Atualmente, é presidente da Associação Médica Cearense (AMC) e secretário da Sociedade Brasileira de Endoscopia Nacional (Sobed).