Tendência

Varejo 4.0: mudanças para garantir a sobrevivência

Por Redação

07/09/2020 08h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

O mundo on-line conquista novo público de consumidores e empresários

 

Assim como diversas áreas que sofreram impactos na situação do mercado provocado pela pandemia do covid-19, o varejo também precisou se reinventar para sobreviver e garantir a permanência dos negócios.

 

Diante do cenário de isolamento social, a tecnologia se provou favorável àqueles que souberam explorar suas funções. Segundo dados do Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), a venda online teve um crescimento considerável no último trimestre, atingindo índices de 110,52% de alta no mês de junho, em comparação com o mesmo período no ano de 2019.

 

Diversos empresários, lojistas e consumidores se tornaram adeptos à venda virtual, característica presente no varejo 4.0 e que promete ter seu novo público fidelizado no momento pós-pandemia. É o que afirma o estudo da Social Miner, que destacou o desejo de 60% dos consumidores na continuidade das compras digitais.

 

Empresas como RioMar Fortaleza e Magazine Luíza são exemplos de apostas no meio digital para continuar o atendimento ao cliente. O Shopping criou espaço exclusivo (www.riomarfortalezaonline.com.br.) para vendas on-line e delivery, permitindo uma ampla rede de escolha entre as lojas do empreendimento. A Magazine, se consolidou como uma das maiores do segmento de e-commerce e obteve crescimento de 203% de faturamento no primeiro trimestre de 2020, fruto do investimento nos canais digitais e marketplace (espaço mediado por uma empresa, em que vários lojistas se inscrevem e vendem seus produtos).

 

Através do método, o consumidor tem vantagens como: praticidade, acesso por várias plataformas digitais, facilidade no pagamento e o conforto de poder escolher a compra diretamente de qualquer local.

 

Para os varejistas, surge a oportunidade de crescimento por meio da inovação e ampliação do público alvo. Entender o que o cliente deseja e oferecer com exclusividade, dinamismo e qualidade é garantia de sucesso e destaque no mundo dos negócios.