Na comparação ano a ano, o estado sinalizou retomada após última queda
A 11ª edição do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo, que analisou os dados de novembro, aponta crescimento de 0,2% do volume de vendas do estado do Ceará, na comparação anual. O estudo, que apresenta dados mensais de movimentação varejistas, é uma iniciativa da Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros que é a principal parceira do empreendedor brasileiro, em parceria com o Instituto Propague.
O levantamento tem como base a metodologia proposta pelo time de Consumer Finance do Federal Reserve Board (FED), que idealizou um modelo de indicador econômico similar nos Estados Unidos. São consideradas as operações via cartões, voucher e Pix dentro do grupo StoneCo. O objetivo é mapear mensalmente os dados de pequenos, médios e grandes varejistas e divulgar um retrato do setor nacional.
“Após a surpresa dos dados negativos do mês anterior, os resultados levantados nesta edição revelam uma perspectiva de retomada para o fechamento do ano, que foi impulsionado pelas vendas na Black Friday. A tendência apontada nos segmentos de mercado nos leva a um cenário de melhora e estabilidade, mas ainda com cautela. É necessário, principalmente olhando para o ano que vem, que os empreendedores estejam atentos a esses indicadores e adotem estratégias adaptativas para conseguir impulsionar o seu negócio.”, afirma o pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, responsável pelo levantamento, Matheus Calvelli.
Essas e muitas outras informações podem ser encontradas no dashboard do Instituto Propague, que centraliza todos os dados essenciais em um único local, tornando a pesquisa e análise mais simples. Essa plataforma foi desenvolvida para atender às demandas de pesquisadores e interessados no setor, oferecendo acesso fácil a informações valiosas.
Na análise por segmentos, o relatório indicou que quatro deles registraram um aumento anual significativo, com o setor de móveis e eletrodomésticos liderando as estatísticas, com uma alta de 5,5%, seguido por tecidos, vestuário e calçados (2,7%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,4%) e material de construção (0,2%). Os outros dois que registraram queda foi o de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos; (1,8%) e livros, jornais, revistas e papelaria; (5,6%).
Apenas quatro estados registraram alta na comparação ano contra ano: Pará (2,9%), Tocantins (2,8%), Mato Grosso do Sul (1,2%) e Piauí (0,5%). Com relação às quedas os destaques foram: Nas regiões Norte e Nordeste, Amapá (23,3%), Sergipe (10,5%), Alagoas (9,4%). Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, Santa Catarina (7,7%), Rio Grande do Sul (7,3%) e Mato Grosso (6,7%).
O Índice de Atividade Econômica Stone Varejo avalia seis segmentos:
- 1) Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos;
- 2) Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo;
- 3) Livros, jornais, revistas e papelaria;
- 4) Móveis e eletrodomésticos;
- 5) Tecidos, vestuários e calçados;
- 6) Material de Construção.