O mídia kit nada mais é que um documento amplamente usado por veículos de comunicação e produtores de conteúdo para captar verba para seus negócios, seja por meio de patrocínio ou pela contratação de serviços pontuais. É por meio desse arquivo, por exemplo, que os veículos de comunicação detalham os valores de um espaço em seus comerciais, que um blog diz o quanto cobra para fazer um publieditorial, entre outros serviços da mesma categoria.
Atualmente, com o advento das mídias digitais todos os grandes veículos incluíram novos canais e diversificaram esse documento, apresentando redes sociais e blogs, por exemplo, em versões atualizadas de seus kits, como em suas versões web, demonstrando aí a popularização desse meio de divulgação de dados.
Os representantes comerciais dos veículos de comunicação os utilizam para fazer apresentações para agências e clientes finais, sendo neste documento demonstrado todas as qualidades da empresa e o seu potencial como um negócio rentável. E esses dados presentes em um mídia kit podem mudar de acordo com o tipo de mídia, por exemplo:
– Métricas do alcance do veículo, com número de acessos ou visualizações mensais;
– Perfil do público, com dados demográficos e, às vezes, socioeconômicos;
– Cases de sucesso, com ações ou anúncios anteriores que deram muito certo;
– Prêmios recebidos, para valorizar sua relevância;
– Dados de redes sociais , uma vez que nem blogs, canais do YouTube ou até mesmo jornais impressos devem ficar presos aos dados de seus veículos principais.
Nicolle Matos, Diretora de Negócios e Performance do Grupo Cidade de Comunicação, afirma que o documento apresentado pelos veículos de comunicação para o anunciante tem que estar cada vez mais interativo, claro, comunicativo e integrado, e isso o Grupo Cidade vem fazendo assertivamente, investindo em conteúdo, dinamismo, tecnologia e potencial humano. “ Nossa equipe hoje é multistreaming, ou seja, pensa, planeja e executa de maneira focada para a TV, para o rádio e a internet.”
Ela enfatiza que, para o grupo esses diferentes formatos de apresentações dentro do mídia kit é bastante positivo, pois mostra a força e presença da empresa em todos os meios. E, que para o anunciante, é profundamente viável porque ele se comunica com todos os públicos.
“Para o Grupo, é muito positivo porque mostra a nossa força e presença em todos os meios. E, para o anunciante, é extremamente viável porque ele se comunica com todos os públicos do maior complexo de mídia do estado do Ceará, de modo que pode chegar a todas as classes sociais e às mais variadas faixas etárias. Um combo de sucesso!”