Influência

Veja 5 livros que podem ajudar a entender o mundo no pós-pandemia de Covid-19

Por Redação

04/09/2021 08h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Com um ‘novo normal’ surgindo, novos desafios e oportunidades aparecem em meio a um mercado de trabalho em transformação

 

Com a necessidade de passar mais tempo em casa devido ao isolamento social exigido pela pandemia da Covid-19, milhares de pessoas foram privadas de uma série de atividades culturais. Como consequência dos consumidores restritos em casa por um longo período, pequenos negócios tiveram que se digitalizar e investir no e-commerce para sobreviver. Uma das áreas mais afetadas foi o comércio de livros, cujo objeto se tornou alternativa de investimento para lazer e desenvolvimento pessoal e profissional no período.

Isso refletiu no faturamento das editoras brasileiras com conteúdo digital, que cresceu 36% no ano passado, de acordo com o relatório Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro, feito pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). O resultado registrado inclui a produção e venda de e-books, áudiolivros e outras plataformas de conteúdo digital em 2020.

Javert Falco, diretor da Editora AlfaCon, conta que o “mercado de livros digitais está crescendo, passando de uma fatia de 4% para 6% do mercado entre 2019 e 2020, e segue aumentando”.

Ante o cenário do avanço da vacinação e da possível volta à ‘normalidade’, alguns livros recém-lançados podem ajudar no entendimento desse contexto pós-pandemia. A reflexão sobre o tema nesse momento conversa com a necessidade de estar preparado para o aquecimento econômico e do mercado de trabalho previsto para o segundo semestre 2021 e início de 2022. Por isso, Javert indica uma seleção de livros que podem ajudar a compreender as novas tendências do mercado.

 

Confira:  

1. Influencer – Construindo sua marca digital na era das mídias sociais

Com a pandemia, muitas pessoas encontraram nas redes sociais e outras plataformas de transmissão a grande oportunidade para iniciar um projeto pessoal na internet ou aperfeiçoar sua presença digital. Agenciadora de influenciadores de moda e beleza para grandes marcas internacionais como Cosmopolitan, Harper’s Bazaar e Elle, a consultora Brittany Hennessy desvenda o estilo de vida por trás do criador de conteúdo digital, e ajuda a encurtar o caminho de quem quer construir uma presença sólida na internet. 

Páginas: 250 Tradução: Cristina Yamagami

2. De Volta às Conexões Humanas, de Dan Schawbel

Uma das poucas certezas dessa pandemia é o impacto duradouro sobre como as pessoas trabalharão daqui para frente. Depois que a pandemia foi declarada, muitas empresas migraram rapidamente suas operações, cultura organizacional, estilo de gerenciamento e comunicações para o ambiente virtual. Dan Schawbel, especialista em futuro do trabalho, aponta em seu mais novo trabalho as vantagens e desvantagens que essa nova realidade de trabalho remoto traz para a produtividade dos colaboradores. 

Páginas: 336
Tradução: Cristina Yamagami

3. Indistraível: como dominar sua atenção e assumir o controle da sua vida, de Nir Eyal

Quem passou pela experiência de trabalhar em homeoffice teve que aprender a lidar com as distrações em casa que só aumentaram durante a quarentena, com a presença de filhos, animais de estimação e familiares, além das tarefas domésticas diárias. E manter a concentração em todas essas atividades se tornou um desafio imenso.

Em Indistraível, livro best-seller na Amazon, o psicólogo e palestrante Nir Eyal compartilha aprendizados para criar um ambiente saudável que impeça as interrupções do dia a dia, além de técnicas para bloquear as externalidades e manter o foco em qualquer tipo de atividade.

Páginas: 288 Tradução: Cristina Yamagami

4. A Era da Inteligência Artificial – Como a transformação digital impõe novos desafios e soluções para os negócios de sucesso, de Marco Iansiti e Karim Lakhan 

Ao redor do mundo, a procura por soluções tecnológicas baseadas em sistemas inteligentes se acelerou com a pandemia. Os professores e pesquisadores de Universidade de Harvard, Marco Iansiti e Karim Lakhani, explicam como o uso estratégico de dados e algoritmos é decisivo para o crescimento de uma marca atualmente. 

De acordo com eles, os sistemas operacionais baseados em inteligência artificial estão remodelando a dinâmica do mercado e, com isto, as corporações tradicionais precisarão enfrentar novos desafios e responsabilidades para vencer a concorrência.

5. Alegria de trabalhar: 30 soluções para melhorar a cultura da sua empresa, de Bruce Daisley

O consultor e ex-CEO do Twitter na Europa conta como é possível criar um ambiente corporativo saudável e que seja uma parte positiva na rotina e na vida das pessoas.