Mercado

Vendas do comércio crescem 10,1% no primeiro semestre de 2021, revela Serasa Experian

Por Redação

28/07/2021 08h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Setor de Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática alavancou expansão

 

As vendas do comércio físico brasileiro registraram aumento de 10,1% no primeiro semestre de 2021 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse foi o maior crescimento semestral desde 2010, no entanto, segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “é preciso levar em consideração que a alta observada é uma recuperação parcial, pois não compensa a queda expressiva relacionada a pandemia em 2020”.

 

Confira a variação dos semestres no gráfico abaixo.

O segmento de Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática ganhou destaque, pois cresceu 13,6% no primeiro semestre deste ano. Porém, o cenário também registra retrações, estas para os setores de Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios, bem como, Combustíveis e Lubrificantes. “Os números do acumulado de Janeiro a Junho em 2021 poderiam estar melhores, mas a segunda onda de Covid-19 e as restrições de funcionamento impostas ao varejo impactaram a retomada”, explica o economista. Abaixo a tabela com os dados completos.

 

Variação mensal revela segunda alta do ano

De acordo com o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, Junho de 2021 teve alta de 1,1% ante o mês anterior. Mesmo em desaceleração, essa é a segunda expansão do ano, já que Maio marcou a primeira, com aumento de 3,6%. Nessa análise, o segmento de Tecidos, Vestuários, Calçados e Assessórios teve um crescimento expressivo, de 30,9%, que impulsionou o cenário positivo do índice. Os únicos setores a marcarem queda foram os de Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas, assim como Material de Construção.

 

Veja na íntegra os dados na tabela abaixo.

 

O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, explique que embora os comércios tenham voltado a funcionar com restrições mais leves em Maio, a confiança financeira do consumidor segue abalada. “Com o alto nível de desemprego e a diminuição do auxílio emergencial, as pessoas ainda estão seguindo o modelo de consumo por necessidade, o que afeta as vendas do varejo. A alta expressiva do setor de Tecidos, Vestuários, Calçados e Acessórios pode estar ligada ao período de frio iniciado em Junho, que reforçou a demanda por esses itens”.

 

Clique aqui e veja a série histórica do indicador na íntegra.

 

Sobre a Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

 

Confira também: