Mercado

Vestas e Aeris Energy lançam novo modelo de pá eólica com tecnologia que une eficiência e sustentabilidade

Por Lucas Abreu

19/08/2024 10h58

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Novidade chega ao mercado como uma opção para aumentar a produção de energia, independente da potência do vento, garantindo eficiência energética com capacidade de até 4,5 MW

A Vestas apresentou ao mercado seu novo projeto de pá eólica: a pá V163. Fabricado pela Aeris Energy, empresa de fabricação de pás eólicas com sede no Ceará, o novo modelo promete mais eficiência operacional e crescimento de até 100% no valor de geração energética, além de contribuir para a expansão de fontes de energia limpa no país com uma tecnologia mais sustentável.

Realizada no dia 9 de agosto, a cerimônia de apresentação contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e ainda reuniu outros representantes do setor. O momento representou um movimento de união entre os atores dessa cadeia para o fortalecimento do setor eólico brasileiro. Alexandre Negrão, CEO da Aeris, demonstrou entusiasmo com o lançamento da pá e confiança quanto ao potencial do Nordeste para a geração de energia eólica:

“Para a Aeris, além da satisfação de contribuir com esse projeto, assumindo a responsabilidade pela produção das novas pás, esse é um marco importante da nossa trajetória, porque significa mais um passo do plano de reestruturação em que buscamos eficiência operacional, mesmo diante do cenário desafiador do mercado. Estamos confiantes no potencial do Nordeste para a geração de energia eólica e na nossa preparação para atender novas demandas com nossas soluções e serviços”, comentou.

Com a capacidade de aumentar a produção de energia, com base na velocidade do vento, o projeto contará com uma estrutura de 80 metros de altura, com maior eficiência na turbina. Segundo Vitor Santos, essa nova dimensão possibilita que as turbinas equipadas com as pás V163 produzam mais energia, especialmente em condições de ventos mais fracos, podendo chegar até 4,5 MW de potência. O Diretor de Tecnologia e Inovações da Aeris Energy também destacou o potencial sustentável que o projeto tem em tornar mais acessível a geração de energia eólica no Brasil:

“O principal diferencial desse lançamento em termos de sustentabilidade é que ele fortalece ainda mais a competitividade da energia eólica no Brasil. Uma turbina mais eficiente permite que os novos parques eólicos gerem energia a custos ainda menores, tornando a energia eólica mais acessível e atraente para os consumidores finais. Isso contribui para a expansão de fontes de energia limpa no país, promovendo a sustentabilidade e a redução da dependência de fontes não renováveis”, afirmou.