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Via Varejo atualiza nome e identidade visual e prevê atingir 20% do e-commerce em 2025

Por Redação

28/04/2021 14h24

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A estratégia da companhia é reforçar sua posição online com seu novo marketplace, e ampliar o alcance para além das lojas físicas.

 

A Via Varejo, detentora das redes de lojas Casas Bahia, Pontofrio, entre outras, resolveu repaginar a sua identidade e passa a se chamar Via. O objetivo da mudança é atualizar a marca já pensando no futuro. A mudança vem acompanhada com o rejuvenescimento da marca Casas Bahia e a mudança na Ponto Frio, que também mudou de nome e marca. Esta loja passou a se chamar Ponto. O logo da nova companhia inclui a mensagem “Imagine caminhos”, em uma alusão à nova estratégia da empresa.

 

A mudança reforça a estratégia de ser reconhecida como a melhor via de compras de todos os brasileiros, onde, quando e como eles quiserem. Uma empresa cada vez mais digital, mais centrada em seus clientes, que caminha em busca de avançar para além do varejo. “Já estamos olhando para o futuro. A empresa de hoje não é a mesma de ontem e também não será a Via de amanhã. Esses movimentos pelos quais estamos passando reforçam todo esse comprometimento e trabalho”, disse Roberto Fulcherberguer, CEO da empresa. O executivo disse ainda que a mudança de modelo da companhia será acompanhada por uma rentabilidade sustentável. “Estaremos mais próximos do dia a dia dos consumidores e o marketplace será fundamental”, ressaltou.

O novo logo, arredondado, transmite leveza e modernidade. As novas cores se destacam: o violeta, o cinza e o verde claro substituem o verde escuro e amarelo, para traduzir criatividade, renovação, crescimento, tecnologia e seriedade. E a nova assinatura, “Imagine Caminhos”, representa a proximidade entre a companhia e seus públicos, como quem imagina trilhas e rotas para viabilizar sonhos.

 

O trabalho de criação da nova marca foi conduzido pela Consultoria Croma, junto a executivos da empresa e diversos grupos de estudo, que trouxeram suas diferentes visões sobre o que ela era, onde está e para onde vai.

 

De acordo com Edmar Bulla, CEO da Croma, a identidade e o novo sistema de marca representam o forte movimento de inovação da companhia para ir muito além do varejo. “No último ano, a Via rejuvenesceu a marca Casas Bahia e Ponto, além de romper e unificar as barreiras físicas e digitais das lojas, sites e apps”, completa Bulla.

 

 

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E-Commerce

A Via já é uma das grandes varejistas brasileiras, mas não pretende ficar estagnada. No mesmo dia em que anunciou a mudança de nome (antes era Via Varejo), se posicionando de vez como uma empresa além do varejo, a companhia fez a previsão de aumentar o seu market share no e-commerce nos próximos anos. A expectativa é de atingir ao menos a fatia de 20% do setor até 2025.

Pelos cálculos da empresa, o que possibilitará o ganho de espaço são: mais visitas ao site; ampliação da base de clientes e da taxa de conversão nos sites de e-commerce da Via.

De acordo com matéria da Compre e Confie, a companhia espera que as taxas de vendem cresçam acima do mercado. Esta já foi uma tendência em 2020. No ano passado, a companhia superou o crescimento do mercado online em cerca de 2 vezes.

De acordo com a Via, o comércio online deve movimentar, só no Brasil, R$ 500 bilhões em 2025. Para alcançar a fatia de 20% deste mercado, a empresa esperar dobrar, em quatro anos, a sua base de clientes, que hoje está próxima de 22 milhões. A empresa calcula que seu Gross Merchandise Volume (GMV) de vendas seja de 2/3 para canais online e 1/3 para canais offline.

“Queremos ser o maior marketplace do país”, disse Helisson Lemos, Chief Digital Officer (CDO) da Via durante a teleconferência Investor Day. A estratégia consiste em ampliar a base de clientes investindo em tecnologia, logística e pagamentos, através de parcerias com startups.

 

Entregas em 2021

Toda essa transformação da empresa inclui contratação de novos profissionais para atender ao online. Hoje conta com 1,8 mil profissionais de tecnologia e o plano é contratar mais 600. Também serão desenvolvidos quatro centros de treinamento no Brasil e nos Estados Unidos.

Além disso, a empresa irá atuar ao lado de startups. Essa atuação se dará dentro do programa Via Next. Esse programa se dará em investimentos em aceleração e incubação; M&A e parcerias estratégias. Uma startup na qual a empresa já investe é a I9XP, que conta com 150 profissionais para vendas em e-commerce.

Fonte: Eu Quero Investir

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