O evento promovido pelo Shopping Eusébio, reuniu cerca de 57 empresários e lideres de marketing e moda, na manhã de hoje (26) que debateram as principais tendências e ferramentes de negócios para 2025
Os palestrantes, Vinicius Sousa, sócio-fundador do Grupo Overlabel e Wilson Sá, fundador e CEO da PWR Gestão, compartilharam seus principais insights e orientações de como implementar as principais diretrizes aos agentes do mercado presentes no evento de maneira simples e direta.
Vinicius Sousa, deu início ao evento compartilhando seu conteúdo onde apontou as melhores diretrizes para o mercado da moda, mas que serve de referência para diversos outros nichos de mercado, são eles: Slow Retail, TikTok Mania, Luxo Experiencial, principais estratégias que estão repercutindo no mercado internacional e que são as apostas para replicação no mercado local esse ano.
Slow Retail: Nada mais é do que um conceito criado num cenário onde bigtechs asiáticas dominam o mercado pela velocidade, volume e preços agressivos, o profissional indica que o varejo físico precisa encontrar novas formas de se diferenciar. Inspirado no movimento Slow Food, o Slow Retail valoriza lojas físicas como destinos, não apenas pontos de venda. Espaços bem pensados, atendimento humano e produtos curados tornam a visita algo memorável, criando um vínculo real com o cliente, é uma estratégia de defesa e diferenciação.
TikTok Mania: O palestrante explica também que a TikTok Mania, está ligada diretamente ao TikTok Shop e a invasão asiática no varejo digital brasileiro. Nos últimos anos, o varejo digital no Brasil tem sido dominado por uma verdadeira invasão de plataformas asiáticas: Shein, AliExpress, Shopee, Kwai, Temu e agora, TikTok Shop. Essas plataformas vêm mudando como o brasileiro consome. O TikTok Shop representa essa virada: transforma o conteúdo em canal de venda direto, elimina etapas do funil de conversão e conecta marcas, creators e consumidores em um só clique
Luxo Experiencial: É um conceito que foca em criar momentos memoráveis e sensoriais, conectando emocionalmente o cliente à marca. Marcas de luxo vêm apostando fortemente nisso ao integrar cafeterias, chocolaterias e espaços gastronômicos em suas lojas. É sobre pertencer. É quando o cliente não apenas consome um produto de luxo, mas sente-se parte de um universo exclusivo, sensorial e inesquecível.
“O evento hoje foi fantástico, é muito bacana reunir tantos empresários num pós-feriado, com o objetivo de discutir o futuro do varejo. Aqui eu trouxe 3 temas que observei lá em NY, na NFR-2025. Recomento buscar entender melhor sobre esses temas, que assim asseguro que atentos a esses tópicos o seu negócio conseguirá prosperar em 2025”, explica Vinicius Sousa, sócio-fundador do Grupo Overabel.
Já Wilson Sá, trouxe uma visão mais focada em nichos empresariais como o todo e aprontou quarto pilares importantes como a Cultura Organizacional, Experiência do Cliente, A Importância da IA e o Poder das Comunidades, como as principais estratégias que repercutiram Pós-NRF nos EUA.
Cultura: Wilson, pontua a importância de se entender da cultura organizacional de seu empreendimento e de se utilizar dessa cultura para superar os desafios, a importância da adaptabilidade, e da utilização de seus funcionários para alavancar vendas, bem como a presença do próprio CEO dentro de loja, para entender como essa cultura funciona na prática.
Experiência do cliente: O palestrante exalta também a importância da experiência do cliente no aumento da “cesta media” visando o lucro, através da personalização de vendas, a diferenciação de produtos, além da conveniência e preço final do produto.
Importância da IA: A IA deixa de ser a revolução e passa a ser parte da mesma, Wilson explica que a ferramenta não substituirá a interação humana, ela vem para somar com os trabalhadores, além disso, a IA vem se tornando um alicerce para a experiência do cliente, onde facilitará na coleta de dados, e a ferramenta vem para inovar e economizar com facilitação em diversas áreas, via estudos nichados.
Poder das comunidades: O palestrante explica a relação do poder das comunidades citando a importância da criação de lifestyle pelas marcas, com o direcionamento de produtos com comunidades e pessoas que se atrelem a marca criando vínculos legítimos.
“Fechando aqui o nosso momento aqui no Shopping Eusébio, com uma turma muito bacana onde pudemos trazer pontos que vimos lá no NRF em NY, para o público de lojistas do shopping, de maneira muito prática, mostrando como eles podem aplicar o que vimos lá fora, então é bacana que eles puderam ver as melhores práticas a nível mundial, de forma traduzida para aplicar em seus negócios de maneira imediata”, finaliza Wilson Sá, fundador e CEO da PWR Gestão.