À frente dos departamentos de Marketing, Produtos e Comunicação Institucional de uma marca com quase 70 anos de atuação, a executiva compartilha nesta entrevista como a empresa tem se adaptado às mudanças do mercado, impulsionada pela inovação em produtos, soluções e tecnologias.
Como exemplo do pioneirismo, Andréa Lyra, que soma 20 anos de dedicação ao Grupo Moura, conta sobre o lançamento da primeira bateria com embalagem biodegradável e a oferta pioneira de um delivery de baterias, o Moura Fácil.
Além disso, a executiva inclui na conversa com o Nosso Meio o investimento em tecnologias sustentáveis e o olhar para o futuro, com foco em inovação, sustentabilidade e transparência.
Sobre Andréa Lyra:
Com 20 anos de dedicação ao Grupo Moura, Andréa Lyra responde, hoje, pelos departamentos de Marketing, Produtos e Comunicação Institucional, além de ser a diretora das transportadoras do Grupo. Sendo responsável, junto com seu time, por toda estratégia de marca das empresas do grupo e a comunicação institucional, com colaboradores e todo público externo. Formada em Administração de empresas pela Universidade Federal de Pernambuco, possui MBA Executivo em Gestão Empresarial e MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e em 2022 se certificou no Programa de Desenvolvimento de Conselheiros da Fundação Dom Cabral.
Confira a entrevista:
Nosso Meio: Como a Moura tem se adaptado às mudanças no mercado ao longo dos anos, desde sua fundação em 1957 até os dias atuais?
Andréa Lyra: A história do Grupo Moura pode ser contada a partir de marcos de inovação, seja no desenvolvimento de novos produtos, soluções e tecnologias, seja na expansão de suas operações industriais e comerciais e integração a novos negócios. Inovação é um pilar de nossa cultura organizacional e permite não apenas garantir longevidade e sustentabilidade para o negócio, mas principalmente antever demandas, surpreender nossos clientes e garantir qualidade, satisfação e encantamento.
NM: Como a Moura fortalece o relacionamento com seus clientes, além da qualidade dos produtos, e qual é o papel do conteúdo e da informação nesse processo?
AL: Adotamos uma linha de atuação multiplataforma, online e offline. Hoje superamos as centenas de milhões de pessoas alcançadas com nossos conteúdos de impacto nas principais redes sociais, além de termos um posicionamento e relacionamento com a mídia tradicional bastante consolidado. Buscamos apresentar para as pessoas de forma didática e prática a diversidade de aplicações de nossos produtos, bem como sermos transparentes em pautas mais institucionais, como as informações compartilhadas sobre nossa Agenda ESG. Entregamos conteúdo de relevância, que agrega valor, compartilhando conhecimentos. Buscamos ir além do comercial, mas contribuir com a formação dos nossos consumidores. Além disso, é importante ressaltar que os clientes B2B também são um dos pilares fundamentais de nossa empresa, sejam eles clientes das fábricas ou revendedores. Na Moura, fortalecer o relacionamento com esses parceiros vai além da qualidade dos produtos oferecidos. Investimos em estratégias que visam atender às necessidades específicas desse segmento, oferecendo suporte técnico, treinamentos especializados e soluções personalizadas. Reconhecemos a importância de estabelecer uma comunicação clara e eficaz com esses clientes, fornecendo informações relevantes sobre nossos produtos e serviços, bem como orientações sobre melhores práticas e tendências de mercado. Nesse contexto, o papel da informação é crucial, pois ajuda a educar e capacitar nossos clientes, permitindo-lhes tomar decisões mais informadas e maximizar o valor de seus investimentos em nossas soluções.
NM: Poderia compartilhar conosco alguns dos principais projetos ou iniciativas recentes da Moura que destacam sua inovação e liderança de mercado?
AL: Somos a primeira empresa do setor a lançar uma bateria com embalagem biodegradável. Até 2025, nossa meta é substituir todas as embalagens plásticas das baterias automotivas pelas feitas a partir de papel cartão com selo FSC de manejo florestal responsável. Também somos pioneiros na oferta de um delivery de baterias. O Moura Fácil foi a primeira plataforma online de venda de baterias. Através dele é possível receber orientação sobre a bateria correta para o seu veículo, solicitar, receber e ter o produto instalado no veículo em até 50 minutos. Em outras áreas, desenvolvemos o primeiro sistema de armazenamento de energia com tecnologia nacional, o Moura BESS, decisivo para o atual momento de transição energética do país. E, há mais de 40 anos, somos referência em Economia Circular, promovendo a logística reversa de 100% das baterias que comercializamos no mercado nacional.
NM: Como a empresa planeja continuar sua trajetória de sucesso no futuro, considerando o cenário econômico e as tendências tecnológicas em constante evolução?
AL: O Sistema Moura de Gestão é uma ferramenta determinante para o alcance dos resultados positivos ao longo dos anos e nos permite olhar com muito otimismo e “pé no chão” as oportunidades de crescimento futuro. Nosso olhar para o amanhã é permanente, sem nunca esquecer as nossas raízes e tradições. A digitalização de nossas operações, internamente e, principalmente, no atendimento ao consumidor é obrigatória. E buscamos, mais do que nunca, aliar a longevidade de nossos negócios com o desenvolvimento socioeconômico e sustentável onde atuamos. Em resumo, seremos mais inovadores, mais digitais, mais sustentáveis e mais transparentes.
NM: Em um mercado competitivo, qual você considera ser o diferencial da Moura que a mantém como líder na América do Sul?
AL: Qualidade e excelência nos produtos e serviços, buscando fazer cada vez mais e melhor. Desenvolvimento contínuo de nossas pessoas. E colocar, sempre, nosso foco no foco dos nossos clientes.
NM: Quais são os principais segmentos em que a Moura atua atualmente, e quais são os desafios e oportunidades em cada um deles?
AL: Temos uma frase que costumamos usar bastante que resume bem a resposta: “Se mexeu, não é bicho, nem gente, tem que ter uma bateria da gente”. Contamos com uma produção anual que ultrapassa 10 milhões de baterias, com mais de 3.000 modelos de produtos em nosso portfólio, além de sermos um importante player exportador brasileiro. São produtos presentes nos carros e motos que transportam pessoas, caminhões e empilhadeiras que abastecem o país, caixa eletrônicos, aparelhos hospitalares, nas antenas de telefonia que garantem a comunicação entre todos e até nas locomotivas e barcos. Somos também pioneiros no País no desenvolvimento de sistemas de armazenamento de energia e estamos na vanguarda da tecnologia de lítio.
NM: Quais são os valores fundamentais que norteiam a cultura organizacional da Moura e como eles se refletem no dia a dia da empresa e nas relações com os clientes e colaboradores?
AL: Além de ser uma organização conhecida pela qualidade dos seus produtos e pela tradição da sua marca, temos como forte característica a força da nossa cultura. A Cultura Empresarial Moura (CEM) é a referência para todos os nossos 6.500 colaboradores de valores sólidos e princípios de gestão que fazem com que sigamos crescendo ao longo dos anos. Fortalecemos, constantemente, os nossos vínculos e prezamos, acima de tudo, por integridade, transparência, respeito e ética em todas as nossas relações.
NM: Por último, o que só a Moura tem e entrega para o mercado, diferente de todos os concorrentes, e que faz a marca ter resultados acima da média do setor?
AL: Entregamos confiança, qualidade e inovação. Temos como premissa ir muito além da produção e venda de baterias. Entregamos soluções para as dores dos nossos clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Hoje sabemos o que o mercado espera quando o assunto é acumulação de energia e estamos prontos para atender as demandas atuais e investimos cada vez mais em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) para antecipar o futuro e as necessidades. E, claro, temos as pessoas mais capacitadas e com brilho no olho para desenvolver, produzir, transportar, comercializar e suportar nossos clientes com o que há de mais avançado em baterias.