12ª edição

Visão empresarial com Fernando Ramalho, presidente do Grupo São Luiz

Por Redação

20/05/2024 14h35

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Sobre Fernando Ramalho: 

Presidente do Grupo São Luiz, Fernanda Ramalho trabalha na empresa desde 1979, quando tinha apenas 16 anos de idade. Sua trajetória iniciou como empacotador, tendo passado por todos os cargos operacionais e comerciais (entre eles operador de caixa, gerente, supervisor, diretor comercial). Tornou-se sócio da empresa nos anos 2000 e, desde então, participa de forma ainda mais ativa do crescimento e consolidação da marca no mercado, que hoje conta com 25 lojas no Ceará, sendo 19 no formato Mercadinhos, cinco com a bandeira Mercadão e uma com a bandeira Mini.

Confira a entrevista completa, abaixo:

Nosso Meio: Você assumiu, há pouco, a presidência do Grupo São Luiz. Como foi realizada a preparação para este momento, e a transição? 

Fernando Ramalho: Estamos nos preparando para este momento há algum tempo. Em 2023, passamos por um grande processo de imersão, formação do conselho, consultorias, definição de planejamento sistemático para a transição e para todo o processo de expansão que estamos vivendo, com o foco na sustentabilidade e saudabilidade da nossa marca. 

Sempre tivemos uma gestão baseada nos nossos valores (gente, confiança, união, felicidade, transparência e aperfeiçoamento) e conduzimos a empresa e o grupo com um time capacitado, com dados e pesquisas, com a nossa essência muito pautada pelo grande visionário João Melo, nosso fundador, e a experiência adquirida ao longo de todos esses anos ouvindo nossos clientes, colaboradores e fornecedores. 

Iniciamos uma nova etapa no grupo e vamos continuar contando com a experiência e os conselhos diários do Severino Ramalho Neto, agora à frente do conselho, e sempre atentos ao futuro, para as sucessões que virão ao longo do tempo. 

Nosso Meio: Você tem uma longa trajetória na empresa, passando por diversas áreas. Como essas experiências influenciam na sua liderança?

Fernando Ramalho: Sou formado nos mercadinhos: estudei, me formei, fiz pós-graduação e doutorado nesta casa, além de ter tido a oportunidade rica de aprender de perto com meu tio, seu João Melo. Isso, certamente, contribuiu muito para chegarmos até aqui, preservando os valores que eram caros para ele e continuam sendo para nós.

Meu primeiro cargo no São Luiz foi o de empacotador. Nesta posição, temos uma visão importante de toda a loja, sobre como ela funciona e como foi a experiência do cliente que agora está encerrando suas compras para ir pra casa. Passei por todos os cargos operacionais e comerciais, incluindo operador de caixa, gerente, supervisor e diretor comercial. O próximo passo, como sócio da empresa, foi dado nos anos 2000, já com uma experiência e bagagem necessárias para contribuir de forma ainda mais ativa com o crescimento e consolidação da marca no mercado.

Então, ter vivenciado todas estas oportunidades me fez conhecer de perto os detalhes de uma empresa deste porte, e, mais importante, me fez saber exatamente como cada colaborador do nosso grupo tem um papel fundamental para o sucesso da marca. 

Nosso Meio: O Grupo São Luiz com as bandeiras Mercadinhos São Luiz, Mercadão São Luiz e  Mini São Luiz segue em plena expansão com abertura de lojas. Como presidente, quais os maiores desafios para este momento?

Fernando Ramalho: A ampliação da rede vem sendo planejada e estruturada há algum tempo. Ano passado, triplicamos a capacidade de operação do centro de distribuição, com um investimento de R$ 20 milhões para viabilizar as novas filiais. Temos, como as pessoas dizem, muito o pé no chão, e estamos crescendo de forma muito bem planejada, com olhar estratégico para as três bandeiras do grupo: Mercadinhos, com 19 lojas atualmente; Mercadão, com cinco lojas e sendo nosso principal foco de expansão; e Mini São Luiz, com uma loja e em desenvolvimento. 

Para 2024, ainda estão previstas mais sete lojas, a maioria da bandeira Mercadão. Estamos chegando em outras áreas da cidade de Fortaleza e também em outras regiões do estado, na região norte, com uma loja em Sobral. O desafio é exatamente este: dar cada passo com muita certeza de que estaremos levando o jeito Mercadinhos de ser para as regiões do estado que buscam nossa essência.  

Nosso Meio: A história do São Luiz começou há 100  anos no Ceará, sendo mais de 50 deles no varejo.  A marca é referência em inovação para o setor há alguns anos e benchmarking para muitos supermercados do Brasil. Como manter esses diferenciais por tanto tempo?

Fernando Ramalho: Sempre tivemos o foco muito direcionado aos nossos clientes, buscamos entender sempre para onde eles estão olhando, quais as suas necessidades e como podemos oferecer as melhores experiências e os produtos que eles querem e precisam. Também entendemos que é importante utilizar a tecnologia como nossa aliada e, ter muito forte, o olhar para sustentabilidade a partir de práticas que viabilizem tudo isso. 

Hoje estamos consolidados como uma rede que oferece produtos de qualidade, artigos premium, itens que permitem uma praticidade na rotina e uma grande variedade no mix que atende os mais diversos interesses dos nossos clientes. Com a bandeira Mercadão, também passamos a oferecer ainda mais preço com produtos de qualidade. 

Ações como os festivais que realizamos, Costume Saudável e Costume Gourmet, também nos diferenciam pela ousadia de uma rede que realiza o maior evento de saudabilidade do Brasil e reúne mais de 100 fornecedores, 50 mil pessoas e 100 atrações num fim de semana, contribuindo para que a informação de qualidade chegue ao máximo de pessoas. 

Nosso Meio: A terceira geração da família já está em atividade, assumindo cargos de liderança. Este já é um posicionamento pensando em futuro e sucessões? 

Fernando Ramalho: Vivenciar os nossos valores, as nossas práticas, aliado ao conhecimento, às novas experiências e visões que essa turma mais jovem também já tem,  são muito importantes para um processo de sucessão. Elaboramos um planejamento sistemático pensando nas futuras sucessões e hoje temos isso muito bem estruturado para que possamos seguir crescendo com sustentabilidade.

Nosso Meio: O Mercadinhos São Luiz foi eleita a melhor empresa para se trabalhar no varejo no Brasil este ano. Sabemos que um dos valores de vocês é GENTE. Podemos dizer que investir em pessoas é a principal estratégia do Grupo para o crescimento?

Fernando Ramalho: Sempre digo que quem reclama ou fala que trabalhar com gente é difícil, não está trabalhando da forma correta. Adoro trabalhar com gente, e temos esse valor e princípio muito forte na empresa. Temos hoje mais de 150 ações voltadas para os nossos colaboradores. Entendemos que o cuidado que dispensamos a eles se reflete diretamente na qualidade do serviço que oferecemos aos nossos clientes. Colaboradores felizes e saudáveis são mais dedicados, atenciosos e capazes de proporcionar uma experiência positiva aos clientes em todas as interações. Nosso compromisso vai além de simplesmente oferecer benefícios, buscamos criar um ambiente equilibrado que promova a saúde integral não só dos colaboradores, mas também de suas famílias. 

Nosso Meio: Como você vê o desafio de uma sociedade intergeracional, onde pessoas de diferentes idades estão ativamente participando do mercado de trabalho? Como o Grupo São Luiz tem atuado para integrar essas diferentes gerações?

Fernando Ramalho: O desafio é fazer com que todos enxerguem que, na verdade, esta é uma grande oportunidade. É claro que as diferenças muitas vezes podem distanciar, mas as lideranças precisam cumprir o papel de enxergar os pontos fortes e frágeis de cada um, para potencializar as forças e mitigar as fragilidades, inclusive, contando com a integração entre as gerações, para que todos possam aprender com todos.

Os mais maduros têm uma experiência valiosa, e devem estar abertos para compartilhar esta riqueza com paciência e dedicação. Os mais jovens, por sua vez, estão super atualizados e trazem consigo vontade e ousadia. Juntas, as gerações têm grande potencial de encontrar um equilíbrio e seguir em frente. No São Luiz, temos funcionários com mais de 40 anos de casa, ao tempo em que abrimos oportunidades para quem busca o primeiro emprego. Nossa área de Pessoas atua diariamente com muito zelo para integrá-los e desenvolvê-los com todo seu potencial. 

Nosso Meio: Para finalizar, gostaria que você falasse um pouco sobre sua visão pessoal de liderança. Quais são os valores e princípios que considera fundamentais um cargo de gestão?

Fernando Ramalho: Acredito que um bom líder tem que gostar de gente. Tenho como princípios e valores para minha gestão, os valores que trabalhamos no São Luiz. Gente, confiança, união, felicidade, transparência e aperfeiçoamento estão no nosso dia a dia, nas nossas reuniões e decisões.