9ª edição

Visão Empresarial: Davi Viana, diretor de Transformação Digital da Solar Coca-Cola

Por Redação

20/09/2023 08h00

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Davi Viana – Diretor de Transformação Digital da Solar Coca-Cola

O experiente executivo assumiu o cargo de Chief Digital Officer (CDO) em maio e lidera a frente de Transformação Digital em uma das maiores empresas do setor. As estratégias de digitalização aplicadas, em apenas um ano, já geraram um aumento de mais de 10% na receita bruta. Além disso, a projeção para 2023 é de um crescimento entre 9% e 11% no fluxo de vendas. Esses números refletem a jornada de transformação digital pela qual um dos maiores empreendimentos do nordeste está passando.

Nosso Meio (NM): A digitalização tem desempenhado um papel transformador em diversos setores. Como a Solar Coca-Cola tem incorporado a tecnologia em suas operações B2B para otimizar processos e impulsionar o crescimento?

Davi Viana (DV): Na Solar, colocar o consumidor no centro é a orientação global do nosso negócio, que sempre norteou as ações da companhia. Hoje, com a evolução digital, temos ferramentas que aceleram ainda mais as nossas possibilidades de atuação nesse sentido. Apostamos em diversas ações que fortalecem e otimizam nossas conexões com os clientes.

Dentro do nosso leque de ferramentas, temos nossa própria fintech, app, laboratório de inovação, dentre outras. Uma das ferramentas de B2B que a Solar oferece é um banco digital voltado para otimizar processos B2B, proporcionando serviços e soluções desenhadas especificamente para atender clientes e proprietários de pontos de venda da Solar. Ao todo, são 60 mil contas abertas, reforçando a digitalização de processos, um dos objetivos da empresa que prima pela transformação digital. Além da facilidade de possuir todos os serviços financeiros necessários integrados na palma da mão, os clientes que são usuários da conta desfrutam de diversos benefícios, como prazos adicionais, limites maiores de crédito e promoções exclusivas. A plataforma foi desenvolvida para facilitar a vida dos clientes, possibilitando a realização de operações financeiras do cotidiano sem preocupações e otimizando o tempo. O objetivo é que este movimento ultrapasse os muros da companhia, apoiando o desenvolvimento do mercado como um todo.

O sucesso da estratégia da tecnologia digital se refletiu em uma alta de mais de 10% de receita bruta em 2021. Com relação ao fluxo de venda, a projeção é de 9% a 11% em crescimento. Em 2023, completamos dois anos desse projeto com balanço de R$ 1 bilhão movimentados nos últimos 12 meses. Criamos essa facilidade em 2021, com testes iniciais no Ceará. Estes resultados refletem a jornada de transformação digital que a Solar Coca-Cola tem passado nos últimos anos.

NM: Além da eficiência operacional, a digitalização também impacta a relação com os parceiros de negócios. Poderia compartilhar conosco como a Solar Coca-Cola busca fortalecer essas conexões por meio de soluções tecnológicas?

DV: Soluções para os nossos parceiros, clientes e consumidores são nossa prioridade, quando falamos em digitalização de operações. Esse processo, acaba, naturalmente, fortalecendo nossas parcerias. Agregamos aos nossos clientes soluções inovadoras, com maior disponibilidade de produtos e mais tecnologia embarcada. Nosso Aplicativo Solar vai além da simples realização de compras e oferece apoio na gestão e na estruturação do negócio, nas finanças, com nosso Banco Digital, na aquisição de energia renovável e mais barata e, inclusive, na identificação de profissionais preparados e talentosos, formados pelo projeto Coletivo Jovem, que conduzimos com o Instituto Coca-Cola.

Nossos investimentos e soluções em transformação digital estão focados em apoiar o crescimento dos negócios dos parceiros. Não é à toa que em 2022, consolidamos essa forma de atuar, ganhando reconhecimento externo e apresentando uma alta expressiva na utilização de nossos APPs. Encerramos o ano com aproximadamente 29% de nossas receitas brutas oriundas dos canais digitais, um salto de 12 pontos percentuais em relação a 2021, quando tínhamos 17%. Ao todo, cerca de 215 mil clientes estão cadastrados no Aplicativo Solar, frente a 175 mil do ciclo anterior. Desses, 150 mil realizaram compras pelo aplicativo em 2022, e 65 mil utilizam a solução mensalmente.

Nesse sentido, em 2022 iniciamos um amplo trabalho na Solar, para a construção de uma cultura de tomada de decisão baseada em dados. A ideia é que, a partir da coleta de informações objetivas junto a nossos clientes, possamos ofertar opções mais assertivas de produtos e serviços, de forma customizada, de acordo com as características de cada negócio e da região onde está instalado, gerando melhores negócios para a Companhia e para o parceiro. Atuamos para a ampliação das soluções ofertadas dentro do Aplicativo Solar, visando transformá-lo em uma plataforma única que direcione vários desafios dos nossos clientes. Indo além do relacionamento para vendas e da possibilidade de contratações via Conexão Coletivo, iniciamos um projeto-piloto, no estado do Ceará, para ofertar capacitação por meio do aplicativo. Com a nova usabilidade, o cliente ganha acesso a cursos da Universo Solar, nossa universidade corporativa, gratuitamente, em temas como empreendedorismo, capacitação para o digital e boas práticas de negócios. Também em 2022, iniciamos a inserção dos clientes do Norte do país, oriundos do Grupo Simões, no Aplicativo Solar. A migração e a integração completa acontecerá em 2023, trazendo ainda mais robustez para o aplicativo.

Com a transição digital, a Central de Relacionamento ao Consumidor (CRC) passou a ser acessada preferencialmente pelo APP Solar. Em 2021, 97% das solicitações foram feitas pelos canais digitais. A Solar está trabalhando para aumentar o cardápio de autosserviços em 2023/2024. Vale ressaltar que, neste mês de agosto, inauguramos o Laboratório de Inovação da Solar (LIS). O espaço físico de criação e inovação tem como objetivo fornecer soluções para os mais de 400 mil clientes da Companhia. Essa nova ferramenta chega para ser o ponto de união de todas as iniciativas de inovação da Solar Coca-Cola. Um dos principais benefícios é o fato de termos agora um espaço específico focado em pensar em como essa inovação pode ser alcançada e maturada. Isso gera uma maior visibilidade e adesão das iniciativas de inovação, tanto para os clientes quanto para as demais áreas de negócio.

NM: A jornada de digitalização muitas vezes envolve uma mudança cultural dentro da empresa. Como a Solar Coca-Cola tem incentivado a adoção de novas tecnologias entre os colaboradores e parceiros?

DV: Na Solar, além de impulsionarmos a transformação digital, estamos, ao mesmo tempo, buscando atualizar a cultura organizacional da nossa empresa, para que possamos aproveitar tudo que a tecnologia oferece. O LIS, por exemplo, é uma ferramenta que tem entre seus benefícios a evolução natural da nossa cultura de inovação. Além disso, para acelerar essa transformação em nossos colaboradores e parceiros, definimos, em 2022, estratégias de longo, médio e curto prazos para a companhia nessa área. Nessa jornada, identificamos as oportunidades, os caminhos e os pontos críticos, para que possamos atuar de forma organizada e planejada. Uma das principais medidas é a nossa Semana da Transformação Digital. O evento de cinco dias, inicialmente foi on-line, e aberto a todos os colaboradores da Solar, com uma programação variada voltada para a disseminação de uma cultura digital na Companhia, assim como para a apresentação de novas tecnologias e da forma de usá-las no cotidiano corporativo. Nas ações internas, também aceleramos a inclusão do tema em iniciativas fundamentais para a disseminação dessa cultura organizacional. Em 2023, para manter nossos colaboradores imersos na cultura digital, promovemos mais uma edição da Semana Solar Digital, contando com bate-papos, palestras e workshops, trazendo mais conhecimento sobre a temática.

NM: Com a crescente demanda por experiências mais conectadas, como a Solar Coca-Cola está abordando a personalização e a inovação digital para atender às expectativas do mercado B2B??

DV: Além das iniciativas que observamos nos nossos pontos de vendas, para nossos clientes, temos uma série de iniciativas de transformação acontecendo dentro de casa, onde estamos construindo toda uma nova arquitetura de dados, mais moderna, robusta e flexível, que nos permitirá utilizar tecnologias de vanguarda como AI (Inteligência artificial), NLP (Processamento de Linguagem Natural), ML (Machine Learning, que em português equivale ao aprendizado de máquina) para criar produtos, ofertas e atendimentos hiper personalizados, que vão atender diferentes clientes, com diferentes necessidades, com um nível de assertividade jamais vistos antes.

NM: O comércio digital tem ganhado espaço em diversos segmentos. Qual é a visão da Solar Coca-Cola sobre a integração de canais de venda online e offline para expandir o alcance dos produtos?

DV: Nossa abordagem abrange iniciativas que vão desde o aumento da eficiência dos processos até a otimização da oferta de serviços aos clientes, apoiando na digitalização de seus próprios negócios. Entre os processos dessa jornada, está também a obtenção de soluções de tecnologia que possibilitem um maior suporte à digitalização. Através do Aplicativo Solar, a companhia reforçou seu atendimento FÍGITAL (físico + digital), qualificando as visitas do time comercial e otimizando a experiência do cliente. Para nós da Solar essa integração é positiva para expandirmos o bom desempenho do alcance dos nossos produtos. Um reflexo disso é que fechamos o ano de 2022 com R$ 8,8 milhões de investimentos em ações de transformação digital. O Aplicativo Solar auxiliou na qualificação das visitas do time comercial e otimizando a experiência do cliente, encerrando o ano de 2022 com uma participação de 500 milhões de receita bruta advinda de canais digitais. Ainda no que diz respeito aos balanços de fim do ano, a empresa finalizou 2022 com um total de 60 mil contas abertas em nossa Conta Digital, outra iniciativa da Solar que prima pela digitalização de processos.

NM: Além de otimizar processos, a digitalização também traz insights valiosos. Como a Solar Coca-Cola tem usado dados e análises para tomar decisões estratégicas e identificar oportunidades no mercado?

DV: Estamos progredindo na construção de uma infraestrutura de dados mais robusta, que vai nos permitir usar esses dados com mais agilidade e eficiência. Nossa meta é enxergar a Solar também por meio das lentes dos indicadores digitais que vai proporcionar uma perspectiva mais rica nas discussões e na evolução dos nossos níveis de serviços dentro da empresa. E essa evolução já está acontecendo, uma vez que todos têm cooperado na jornada digital. A gente vem trabalhando incansavelmente para desenvolver um novo algoritmo e para o segundo semestre o foco vai ser aprimorar esses modelos com bases em novos dados e em novos feedbacks das áreas de negócios que usam esses algoritmos, enquanto garantimos mais eficiência e uma maior aderência para nossa empresa. Além disso, a gente implementou uma nova arquitetura de dados com foco em informações vitais, desde vendas, finanças, execução comercial, pedidos, produtos, preços, etc. Todos esses indicadores vão nos permitir um processo de dados e tomada de decisão muito mais rápido. É uma missão do time de Transformação Digital e ao mesmo tempo, um desafio dentro dessa jornada, trazer os clientes para o centro do nosso negócio e das nossas decisões, desta maneira, queremos criar soluções cada vez mais valiosas.

NM: Com a aceleração da transformação digital, como você enxerga o papel da Solar Coca-Cola na definição das tendências futuras do setor B2B e como a empresa está se preparando para liderar nesse cenário dinâmico?

DV: Acreditamos que o apoio constante ao ecossistema de inovação é fundamental para que possamos incorporar novas ideias e tecnologias disruptivas para alavancar os negócios da Solar. Por isso, temos como objetivo ser referência para nossos pares, liderando no quesito da transformação digital, e do relacionamento B2B otimizado pela tecnologia. Ampliamos nosso relacionamento com o meio em 2022, com o apoio a dois hubs de inovação, na região Nordeste, e o lançamento do programa Supernova. Em 2023, fechamos parceria com o Ninna Hub, e lançamos o nosso Laboratório de Inovação. Além disso, reforçamos programas como o Supernova, Decola Tech e otimizamos nossa Conta Digital, passando de 38,6 mil usuários para mais de 60 mil, sendo que 34% fazem uso recorrente da solução e movimentam mais de R$ 1 bilhão, no total. A novidade do ano nesta plataforma foi a venda de energia elétrica limpa, gerada por nossas usinas fotovoltaicas. Já em 2022, cerca de 20 mil usuários aderiram à iniciativa, que os apoia na redução de custos, impulsionando os resultados do negócio. Direcionada cada vez mais a tomar decisões baseadas em dados, a Solar criou um Centro de Excelência a fim de desenvolver projetos e ferramentas mais poderosas para a gestão do negócio. Uma prova dos nossos esforços foi o prêmio Ceará Awards, na categoria “Empresa Inovadora”, que conquistamos ano passado. A iniciativa do Governo do Estado tem votação popular e reconhece as cinco organizações cearenses que mais contribuem para alavancar e potencializar o ecossistema de inovação local. Na categoria, participam grandes empresas e corporações que colaboram com o ambiente inovador, fazem conexões com startups e possuem programas de inovação aberta. Ou seja, já estamos no caminho de alcançarmos o posto de referência nessa área.

NM: Você assumiu o cargo de Chief Digital Officer (CDO) da Solar Coca-Cola este ano. Como pretende trazer a sua experiência de mercado e diferenciais acumulados ao longo da carreira para somar nas estratégias de transformação da empresa?

DV: A Solar é uma empresa enorme, que exerce um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social do nosso País, gerando muitos empregos e oportunidades de negócio e renda em uma região que é uma potência, mas que ainda precisa de muito apoio para continuar aproveitando todo esse potencial. Hoje, atendemos quase meio milhão de empreendedores espalhados por todo o Nordeste, região que eu amo e onde eu nasci, sendo cearense de alma e coração, empreendedores estes com quem trabalhei de perto em praticamente todas as empresas que passei até aqui. Minha missão junto a todo time da Solar, é usar o que temos de melhor em tecnologia para destravar o caminho de crescimento dos nossos clientes, ajudando assim nossa Região e nosso País a continuarem crescendo e se desenvolvendo.