Representante da segunda geração à frente da Makro Engenharia, Rodrigo Rodrigues atua como diretor de SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente), conduzindo, com os irmãos Fernando Filho e David Rodrigues, a continuidade do legado familiar. Com foco em visão de futuro e desenvolvimento sustentável, ele fala sobre como a disciplina estratégica, a inovação e o fortalecimento da cultura organizacional têm guiado a evolução da empresa em um setor cada vez mais competitivo.
NOSSO MEIO | Rodrigo, como diretor de gestão estratégica, quais iniciativas você considera mais importantes para alinhar a operação da Makro Engenharia às demandas do mercado e às expectativas dos clientes?
Rodrigo Rodrigues: Buscamos sempre estar presentes nas principais feiras, seminários e eventos, tanto do nosso setor quanto de áreas que têm sinergia conosco. Procuramos manter proximidade e relacionamento com toda a cadeia — clientes e fornecedores — para acompanhar demandas e tendências do mercado. Dessa forma, conseguimos suprir e atender às expectativas dos clientes da melhor forma possível.
NOSSO MEIO | A Makro Engenharia tem investido em tecnologia para otimizar processos e projetos. Quais inovações recentes você destaca como diferenciais competitivos no setor de engenharia?
Rodrigo Rodrigues: Sempre fomos admirados pela tecnologia e inovação, e a Makro busca constantemente as melhores soluções e equipamentos que tragam tecnologia embarcada, trazendo as melhores novidades do setor. Ao mesmo tempo, a gente elaborou uma área dentro da empresa para dar todo o suporte e desenvolver todos esses projetos, que é a nossa área do Centro de Controle Operacional (CCO), juntamente com a nossa área de Qualidade, que busca a simplificação dos processos.
A gente sempre busca a inovação através da simplificação dos processos, buscando maior eficiência, produtividade e agilidade no atendimento das demandas. É com o suporte da tecnologia juntamente com o CCO, que a gente busca parceiros dentro de casa e fora da empresa para desenvolver essas soluções em conjunto para a gente atender as dores, as necessidades que a gente identifica nas nossas operações no nosso serviço.
NOSSO MEIO | Em um setor com grande impacto ambiental, como a Makro integra práticas sustentáveis em suas operações e projetos?
Rodrigo Rodrigues: A Makro busca sempre estar atualizada, acompanhando as melhores práticas de mercado. E não diferentemente na área ambiental, já tem vários anos que a empresa é certificada com a ISO 14001, que dá todo um aparato legal, normativo, com as boas práticas e procedimentos necessários para a gente seguir a legislação e se adequar a toda e qualquer necessidade voltada para o meio ambiente.
Nós mantemos um processo rígido e bem elaborado, com operações claramente definidas. Por meio de nossas auditorias internas e externas, conseguimos garantir a manutenção desse padrão de atendimento, sempre com atenção à nossa responsabilidade ambiental.
NOSSO MEIO | Quais são os planos estratégicos da Makro para expandir sua atuação e conquistar novos mercados dentro do Brasil?
Rodrigo Rodrigues: Realizamos recentemente o nosso planejamento estratégico, visando os próximos cinco anos: quais vão ser os objetivos estratégicos, quais são as tendências de mercado e de que forma a Makro pretende se posicionar. Alinhado ao que nós já fazemos, pretendemos fazer com mais eficiência, tornando uma empresa ainda mais forte no seu atendimento da engenharia de movimento como um todo, de gerenciamento de carga, de transportes especiais, e atividades correlatas. E ao mesmo tempo buscando atender os nossos clientes, e também novos nichos, novas oportunidades que tenham sinergia com a nossa atividade principal, com o core do negócio da empresa. Então, através do planejamento estratégico, a Makro vai definir todas as ações necessárias para fortalecer nossa atuação no mercado.
NOSSO MEIO | Como a liderança dentro da Makro contribui para fortalecer a cultura organizacional e promover resultados consistentes em um setor altamente competitivo?
Rodrigo Rodrigues: A Makro promove, internamente, e também em parceria com consultores e outras empresas, ações voltadas ao desenvolvimento da cultura organizacional. O foco é fomentar e empoderar nossas lideranças, deixando claras as expectativas, os objetivos e o papel de cada líder, para que sejam protagonistas na disseminação das boas práticas e no fortalecimento da nossa cultura junto a todo o time, especialmente o operacional, para que essa cultura seja percebida na ponta, nas nossas operações e no relacionamento com os clientes. Nós temos ritos, rituais e valores bem definidos para que a gente possa praticar e desenvolver nossa cultura, fortalecendo nosso jeito de ser e consolidando cada vez mais a nossa identidade no mercado.
NOSSO MEIO | Quais práticas de gestão de talentos têm sido fundamentais para atrair, desenvolver e reter profissionais especializados na Makro Engenharia?
Rodrigo Rodrigues: A Makro vem investindo cada vez mais no desenvolvimento de programas voltados à carreira e ao crescimento dos nossos talentos, com o objetivo de reter e fidelizar esses profissionais, especialmente a nossa mão de obra especializada.
Temos diversas ações dentro do programa de líderes e iniciativas voltadas a técnicos e especialistas. Há uma ampla programação com ações bem definidas, metas claras e parcerias que contribuem para oferecer benefícios e oportunidades de desenvolvimento a esses profissionais.
Contamos com programas de reconhecimento e o programa Padrinho, que dá suporte especialmente aos colaboradores recém-chegados, garantindo um acompanhamento próximo e estruturado nesse início de jornada.
A Makro Engenharia, junto com o time de Gente e Cultura, mantém um programa forte voltado ao desenvolvimento dos nossos talentos internos.
NOSSO MEIO | Quais foram os maiores desafios enfrentados na condução da empresa durante períodos de crescimento, e como a gestão estratégica ajudou a superá-los?
Rodrigo Rodrigues: Ao longo dos ciclos de crescimento e nos momentos que exigiram mais eficiência e austeridade, conseguimos, através do planejamento estratégico, manter disciplina e clareza dos objetivos. Esses objetivos são acompanhados de perto junto aos times e áreas da empresa, com rituais bem definidos e métricas que permitem monitorar resultados e definir ações adequadas para cada cenário.
A área estratégica tem papel essencial nesse processo, estruturando, norteando e comunicando de forma clara os papéis de cada liderança e área, além das ações necessárias para o alcance das metas. Com indicadores bem definidos, a Makro consegue medir e acompanhar o desempenho de cada profissional, área, contrato, frota, equipamento, produto e serviço, garantindo uma gestão integrada e orientada a resultados.
NOSSO MEIO | Olhando para os próximos cinco a dez anos, quais são as principais metas e oportunidades que você enxerga para a Makro Engenharia e como pretende liderar a empresa nesse período?
Rodrigo Rodrigues: Nós pretendemos estar acompanhando de perto e colocando em prática muita disciplina dentro do que foi definido no nosso planejamento estratégico, para que a gente possa ser o mais assertivo possível nas ações e metas estabelecidas. Ao mesmo tempo, queremos ter um time cada vez mais bem selecionado, preparado, multidisciplinar e que viva intensamente os valores e a cultura da empresa, trazendo muito forte o sentimento de dono e o espírito de servir, principalmente a linha de frente das nossas operações, aquela mão de obra que está diretamente ligada ao cliente, no campo, exercendo nossa atividade-fim.
Esse é o nosso objetivo: tornar a Makro cada vez mais eficiente, gerando resultados com excelência operacional e, acima de tudo, com muita segurança.
