13ª edição

Visão Empresarial | José Nunes, diretor-presidente da Enel Distribuição Ceará

Por Redação

24/09/2024 18h35

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José Nunes de Almeida Neto assumiu a presidência da Enel Distribuição Ceará em abril de 2024, em um momento decisivo tanto para a empresa quanto para o setor energético no estado. Com uma carreira de quatro décadas no setor de energia, traz consigo uma vasta experiência e a determinação de enfrentar os desafios de um cenário em constante mudança. Sob sua liderança, a Enel Ceará está embarcando em um ambicioso projeto de reestruturação que visa elevar a qualidade do serviço e fortalecer a resiliência da rede elétrica em resposta aos crescentes eventos climáticos extremos.

Neste contexto, a Enel anunciou um pacote significativo de investimentos, totalizando R$ 18 bilhões até 2026, com R$ 4,8 bilhões destinados especificamente ao Ceará. Esses recursos serão aplicados na modernização e automação das redes elétricas, na construção e ampliação de subestações, e na contratação de novos profissionais para reforçar a operação no estado. Além disso, José Nunes destaca a importância de iniciativas como a Escola de Eletricistas, que promove a capacitação de mulheres para atuar em um setor tradicionalmente dominado por homens, reforçando o compromisso da Enel com a diversidade e a inclusão. Além disso, expressa sua intenção de, no futuro, fortalecer a interação com as instituições de classe e com os diversos segmentos do empresariado cearense.

Confira a entrevista ao Nosso Meio: 

NOSSO MEIO | O senhor assumiu a presidência da Enel Distribuição Ceará em abril deste ano, dentro de um projeto de mudança da empresa. Qual o motivador para essa nova gestão?

Eu sou movido a desafios. Para mim, são eles que estimulam as mudanças e as ações de transformação. Assumir a presidência da Enel Ceará, nesse momento, é reafirmar o meu compromisso com a minha própria trajetória no setor de energia e dentro desta empresa. Nas últimas quatro décadas, vivenciei situações difíceis, mas, sobretudo, momentos com absoluto reconhecimento nacional. Por isso, tenho a convicção de que, dentro do contexto Brasil, é possível sim superar os desafios. 

A Enel tem um compromisso com os clientes e com a eficiência energética do País. Nesse sentido, este ano, a empresa apresentou um projeto de reestruturação da Enel no Brasil, com o foco no cliente e no trabalho intenso para elevar o nível de qualidade do serviço de energia. O estado do Ceará faz parte desse novo momento.

NOSSO MEIO | Este ano, a Enel Brasil anunciou um grande pacote de investimentos, com R$ 18 bilhões, até 2026, com o principal objetivo de melhorar a qualidade dos seus serviços em todas as suas áreas de concessão. Como isso representa esse novo momento da empresa no país?

O setor elétrico no país está passando por um momento de transição, com o aumento expressivo de situações de agressividades climáticas em todas as regiões brasileiras. Isso impacta diretamente em nossas redes elétricas. Porém, isto nem sempre é perceptivo para o consumidor comum. É neste sentido, também, que aumenta o nosso desafio em elevar o nível de resiliência do nosso sistema elétrico. Por isso, estamos focando os investimentos nas redes, que precisam ser preparadas para minimizar os impactos desses eventos para a população, e intensificando, ainda mais, o trabalho de inspeção e manutenção.

NOSSO MEIO | A Enel Ceará apresentou para o estado um plano estruturado para reforçar a resiliência e a qualidade da sua rede elétrica, com investimento de R$ 4,8 bi. O que está previsto para melhorar a qualidade do fornecimento de energia para os municípios cearenses?

Esse investimento alcança os 184 municípios cearenses, abrangendo 100% do território estadual e atendendo quase 9 milhões de habitantes do Ceará. Vale lembrar que o sistema elétrico é todo interligado. Por exemplo, quando entregamos uma nova instalação ou subestação em um município, não estamos beneficiando apenas aquela cidade, mas sim toda a região.

Em três anos, serão R$ 4,8 bilhões investidos para o crescimento de mercado, qualidade e modernização do setor, principalmente com equipamento que proporcione automação da rede elétrica e melhoria contínua do fornecimento de energia. 

Assim que lançamos o plano estrutura de ações, de imediato, começamos a pôr ele em prática. Com a contratação de novos profissionais; incorporação de novos veículos; construção, modernização e ampliação de subestações; implantação de novas redes e infraestruturas do sistema elétrico; e melhorias no atendimento ao cliente, com reforma, ampliação e climatização de novas lojas e unidades móveis.

NOSSO MEIO | A previsão é contratar cerca de 1800 novos profissionais para reforçar a operação da Enel no Ceará. Em quanto tempo podemos perceber os impactos positivos com as contratações na qualidade do serviço?

Felizmente, já estamos percebendo os impactos positivos com a chegada de novos profissionais. Apenas este ano, a companhia já realizou a contratação de cerca de 340 colaboradores. Eles fazem parte do robusto plano de contratações da empresa, que irá mais do que triplicar a força de trabalho operacional própria para o atendimento de emergência, manutenção e combate às perdas. Isto vai permitir mais agilidade e eficiência no restabelecimento da energia.

A Enel Ceará tem boas empresas parceiras que, ao longo dos anos, têm prestado bons serviços e continuarão trabalhando, principalmente, na parte de obras. Mas, a atividade de atendimento emergencial e de controle de perdas de energia são áreas que precisamos de profissionais experientes e com nível de qualificação elevado. Por isso, optamos por colaboradores próprios. 

Como resultado, temos o tempo médio de atendimento reduzido em cerca de 60%, entre março e julho deste ano, por exemplo. 

NOSSO MEIO | A Enel lançou a Escola de Eletricistas, um programa de capacitação gratuita que estimula a qualificação profissional e a geração de renda. Entre os profissionais capacitados, estão as mulheres eletricistas. Qual o diferencial da mulher nesse papel historicamente masculino?

Sabendo que historicamente o setor elétrico sempre foi muito masculino, criamos uma capacitação exclusiva para mulheres, buscando aumentar a equidade de gêneros, principalmente na área de operações, onde temos a maioria dos cargos de eletricista ocupado por homens. Quando abrimos a primeira seleção ficamos surpresos ao recebermos mais de 500 inscrições somente de mulheres! Desenvolvemos a partir daí, em parceria com o Senai, o projeto Mulheres Eletricistas, para capacitação e inclusão de mulheres no mercado de trabalho. Atualmente, a Enel Ceará já conta com 35 mulheres eletricistas contratadas e está capacitando cerca de 30, realizando os serviços emergenciais na rede elétrica em todo o estado do Ceará. 

A iniciativa, inclusive, foi selecionada no edital promovido pela Rede Brasileira de Mulheres na Energia Solar (MESol). 

É de fundamental importância desenvolvermos programas de formação profissional para que tenhamos mais equidade de gênero no mercado de trabalho, mais propriamente voltados para a área técnica. Essas profissionais quebram paradigmas e provam a total capacidade de exercer a profissão de eletricista. Inclusive, registramos excelentes avaliações dos clientes pelos serviços prestados por essas mulheres. Para incentivar a participação dessas mulheres na formação, criamos internamente um serviço de “madrinha” onde nossas colaboradoras podem “adotar” essas mulheres eletricistas, apoiando e incentivando até a formatura. 

NOSSO MEIO | Como a Enel se prepara para enfrentar os desafios dos eventos climáticos, que impactam nas redes de energia?

Com a intensificação de eventos climáticos extremos no mundo, sabemos dos desafios que enfrentaremos nos próximos anos. Por isso, estamos focando os investimentos: no fortalecimento e modernização das redes, que precisam ser preparadas para minimizar os impactos desses eventos para a população; na automação dos sistemas; na mobilização antecipada de equipes em campo em caso de contingências; e na capacitação dos trabalhadores.

Dentre as iniciativas realizadas, além do reforço significativo das equipes de profissionais próprios que atuam em campo, destaca-se a intensificação das manutenções preventivas, o aumento do número de podas preventivas e a modernização da rede elétrica. Por ano, planejamos realizar mais de 50 mil manutenções, cerca de 335 mil podas e inspeções em 90 mil pontos da rede elétrica em todo o estado.

NOSSO MEIO | O que tem sido feito para melhorar a comunicação e o atendimento ao cliente?

Nosso objetivo é estar mais próximo do cliente e para isso estamos investindo em reformas, ampliação e climatização de novas lojas, auto atendimento e unidades móveis. Serão reformados 80 pontos de atendimento até o fim do ano onde os clientes poderão conferir também novos serviços e mobiliário. Novos totens mais interativos vão permitir uma melhor usabilidade e facilidade para nosso cliente. Reforçamos também nossos canais digitais que oferecem agora mais serviços. Estamos fechando ainda uma parceria com o governo do estado com os canais do Vapt Vupt, para ampliar ainda mais nossa capilaridade de atendimento. 

NOSSO MEIO | Já é possível registrar avanços nesses últimos cinco meses de gestão e o que esperar da Enel no  futuro?

Nossa atuação é pautada pelo compromisso que temos com nossos clientes, com a melhoria contínua dos nossos serviços e com o respeito à população. Nesses últimos cinco meses, já registramos expressiva melhora nos indicadores de duração das interrupções no Ceará. Até agosto deste ano, reduzimos em 60% o tempo médio de atendimento.

Em três anos, teremos cerca de 1.800 novos colaboradores; instalados mais de 13 mil transformadores e 123 mil postes na rede elétrica; construídas quatro novas subestações, modernizadas e ampliadas outras dez subestações no Estado, beneficiando cerca de 2 milhões de clientes; e construídos mais de 170 km de linhas de alta tensão, além de cerca de 10 mil km de média e baixa tensão. 

Também iremos modernizar trechos da rede elétrica intensificando as ações de automação, que permitem manobras remotas de cargas quando há falta de energia, e ampliar o projeto de telecontrole, que consiste na utilização de equipamentos controlados à distância para operação remota da rede tornando o serviço mais eficiente.

No futuro, esperamos ter uma interação bastante fortalecida com as instituições de classe e com os diversos segmentos do empresariado cearense, de tal forma que possamos atender dentro da expectativa dos clientes.

Sabemos que a energia é um serviço essencial. Por isso, estamos realizando investimentos constantes e relevantes e trabalhando para aprimorar nossos serviços diariamente, para garantir o fornecimento para mais de 4,2 milhões de clientes no Ceará.

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