Pesquisa revela comportamento de usuários de serviços digitais do Brasil e alguns países da América Latina
Já imaginou como seria pagar por cada site e aplicativo que você utiliza durante o seu dia a dia? Para entender essa hipótese, o IAB Brasil, associação que representa a publicidade digital, em parceria com os institutos Offerwise e Nielsen, desenvolveu a pesquisa ‘Como Seria a Internet sem Anúncios’ – a qual contou com dados do Brasil e de mais seis países da América Latina.
O objetivo do estudo era entender como os internautas latino-americanos se sentem em relação à publicidade digital e qual seria o comportamento deles caso fosse necessário pagar para ter acesso a diversos serviços digitais essenciais – como contas de e-mail, sites de notícias, ferramentas para a troca de mensagens, jogos on-line, entre outros.
De acordo com a pesquisa, 65% dos internautas latino-americanos consideram a publicidade útil para encontrar produtos e auxiliar no processo de compra. Dois em cada três internautas preferem que a experiência de uso da internet continue a mesma: com a maior parte dos serviços digitais gratuitos e a presença de anúncios.
Valores
Dos internautas que responderam à pesquisa na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai, 92% acreditam ser importante ter o direito de decidir por quais sites e aplicativos pagar. Caso tivessem que pagar por serviços que hoje são gratuitos, 41% deles afirmaram que não pagariam e utilizariam menos a internet.
Além disso, daqueles que estariam dispostos a pagar, 58% não desembolsariam mais do que R$ 10,00 e se tivessem que pagar por serviços, hoje gratuitos, a qualidade do conteúdo e sua utilidade no dia a dia dos usuários de internet seriam fatores determinantes para a escolha de quais sites e aplicativos investir.