Você pode amar o que você faz, mas…

Por Redação

10/03/2025 10h22

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

É certo que você pode – e deveria – amar o que você faz. Trabalhar com algo que desperta paixões nos impulsiona a obter resultados superiores. Isso é inquestionável. No entanto, amar o que se faz não pode comprometer a viabilidade do seu negócio.

Parece contraditório, mas reflita: tenho visto empreendedores com tanto envolvimento emocional pelos seus negócios que perdem a capacidade de enxerga-los de forma estratégica.  Como consequência, ignoram aspectos fundamentais da gestão, como a adaptabilidade ao mercado e a saúde financeira do negócio.

O foco deve ser no entendimento das necessidades e desejos do consumidor – e não nos gostos e preferências do empreendedor. Uma marca, ao ser lançada no mercado, passa a pertencer ao público, principalmente quando estabelece uma forte conexão com os valores e a vida dos seus consumidores.  

Outro efeito dessa “paixão cega pelos negócios” é a concessão de benefícios insustentáveis aos clientes. O empreendedor ama tanto que faz que oferece vantagens excessivas ou com margens inviáveis, que comprometem financeiramente os resultados da empresa. É aquela visão: amo tanto o que faço, que faria até de “graça” só pela realização por fazer. Isso pode ser bonito e prazeroso, mas com certeza não é um modelo de gestão sustentável.

Amar o que se faz é uma força poderosa que deve ser sustentada por uma visão estratégica do negócio aliada à sustentabilidade financeira e ao foco no cliente. O importante é transformar esse amor em motor de construção para uma empresa sólida, rentável e duradoura, equilibrando paixão e gestão estratégica com foco em resultados.

Céu Studart
Consultora de Marketing e Branding e Fundadora da Desencaixa Branding
Céu Studart é proprietária da Desencaixa Brading, onde realiza consultoria estratégica para marcas de vários segmentos e treinamentos. É estrategista de branding com mais de 20 anos de experiência no mercado. Foi embaixadora do Rock in Rio Academy by HSM (2019) e mentora do Founder Institute – Nordeste Virtual (2021), uma incubadora de negócios americana, fundada em Palo Alto, Califórnia (EUA). É publicitária. Especialista em Marketing (FGV) e Mestre em Marketing (UFC). Além da Desencaixa Branding, é também docente da graduação e pós-graduação, com mais de 17 anos de experiência, em cursos de graduação e pós-graduação, já tendo capacitado mais de 6000 profissionais.