As negociações de produtos e serviços online crescem a cada dia. O público cada vez mais confia em comprar pela internet, e todos os dias surgem novas ferramentas de comércio eletrônico. Esse movimento fez crescer rapidamente nos últimos anos o mercado de marketplaces, e-commerces.
Dado o grande número dessas ferramentas de vendas, muitas vezes os empreendedores confundem esses termos. É importante saber a diferença de cada formato, já que elas influenciam diretamente a imagem da sua marca, o relacionamento com o público, a sua lucratividade, a visibilidade na internet, entre vários outros fatores.
O que é E-commerce?
Também conhecido como comércio virtual, o e-commerce é uma loja online tradicional, onde a marca vende seus produtos, cuidando de todo o processo logístico, desde a compra até a entrega. Ou seja, nesse modelo a negociação é direta entre a loja virtual e o consumidor final. Outra característica do e-commerce é que a marca só vende ao consumidor o que ela tem em seu estoque próprio e o que faz parte do seu catálogo de produtos.
O que é Marketplace?
O Marketplace funciona como uma vitrine virtual, onde várias lojas expõem e vendem seus produtos ou serviços, oferecendo uma gama muito mais ampla de itens. Ou seja, nada mais é que um serviço ofertado por uma marca aos que querem ter uma plataforma em comum para oferecer seus produtos online.
Principais diferenças entre E-commerce e Marketplace:
O investimento é fundamental na hora de iniciar um negócio. No caso do E-commerce, a marca será responsável por contratar uma plataforma online e lidar com todo o processo logístico. Já no marketplace, existe uma empresa que se ocupa dessa infraestrutura.
Quando o assunto é segurança de dados, no e-commerce próprio a marca tem que contratar bons serviços de segurança, para garantir que os dados de seus consumidores não sejam roubados. No marketplace, essa responsabilidade é da empresa que administra o shopping virtual. Por essa razão, marcas desse modelo de negócio investem em soluções como SSL, criptografia de dados, selos de segurança, entre outros.
Já quando falamos sobre marketing digital, a maior diferença entre e-commerce e marketplace é que no primeiro o marketing é todo direcionado ao próprio negócio. Ou seja, a visibilidade vai para a própria marca, que fica mais conhecida e tem condições de construir um bom relacionamento com sua audiência, de forma personalizada. Já no marketplace, em contrapartida, o marketing é direcionado para promover sua própria marca. Entre os grandes cases de sucesso desse tipo de negócio, estão: Amazon, Netshoes, Uber, Airbnb.