A cidade abraça a inovação para um mercado conectado e eficiente
No coração da região Nordeste do Brasil, a cidade de Aracaju tem se destacado nos últimos anos como um modelo de inovação e eficiência na comunicação e gestão urbana. Com uma população de mais de 650 mil habitantes, a capital sergipana tem demonstrado por meio da sua comunicação, como a tecnologia e a conectividade podem ser aliadas no processo de transformação social.
Aracaju, que já era conhecida por suas belas praias e clima acolhedor, agora se destaca também por suas iniciativas revolucionárias na comunicação e gestão. A cidade tem adotado práticas inovadoras que a posicionam como um exemplo a ser seguido por outras capitais do Brasil.
Conectividade
A primeira iniciativa que chama a atenção é a implantação de uma rede de internet gratuita em toda a cidade. Aracaju se tornou a primeira capital do Brasil a oferecer Wi-Fi gratuito em espaços públicos, praças, parques e até mesmo nos transportes públicos. Sobre essa conectividade. O estudo da Kantar IBOPE Media revelou que para mais de 40% dos brasileiros os serviços de streaming mudaram sua relação com a TV, no Nordeste esse índice sobre para 47%. E quase 60% dos lares brasileiros já possuem TV Conectada.
A profissional de marketing e CEO da Verbo Comunicação e Marketing, Thaís Mendonça, explica como se dá esse processo na capital sergipana.
“As TVs conseguem captar o público apenas em locais como restaurantes , bares, pela TV Indoor ou mesmo TV aberta na hora da refeição em algum restaurante. Nós costumamos conversar com o cliente que algumas pessoas ainda são fiéis a alguns programas de TV (como jornais nacionais ou locais, programas de entretenimento) e buscamos investir nesses horários, claro que aliado à estratégia e público do produto desse cliente, e temos tido sucesso”, explica.
Para Thaís, as expectativas são altas para o crescimento desse mercado antenado nas tecnologias.
“Muitas empresas estão apostando cada vez mais na área por entender que marketing e comunicação são essenciais para o negócio, como também os concorrentes estão a todo vapor investindo e se comunicando. E posso dizer mais: não é apenas no digital! As empresas por aqui estão compreendendo que fazer marketing é chegar a todo lugar (on e off) e não apenas em um. É trabalhar bem o branding , ter uma boa experiência com usuário, para chegar até o público correto e ter sucesso nas vendas. Minha expectativa para o futuro é que o crescimento em investimentos nesse segmento seja cada vez maior”, aponta.
Gestão de processos
Além da comunicação aliada a publicidade, a gestão é um desafio no mercado de Aracaju. Quem explica como funciona o movimento de marcado da cidade, é a CEO da Rocha Consultoria, Silmara Rocha.
“Boa parte das empresas do estado são familiares, isso significa que a família acaba ocupando uma posição muito confortável dentro dessas empresas, mas nem sempre essa posição confortável é garantia de trabalho qualificado, o que interfere também na hora de cuidar da gestão da empresa. Um fator importante é que muitas empresas têm um crescimento bastante acelerado, o que é excelente, mas as práticas de gestão não têm o mesmo nível de evolução”, explica.
Outro ponto forte da cidade que surgiu nos últimos tempo, segundo Silmara, é a atenção das empresas para a importância da comunicação organizacional.
“Tenho visto empresas buscando desenvolver suas pessoas, tentando entender o ambiente de trabalho que as pessoas estão inseridas para melhorar o nível de entrega e engajamento, buscando expandir sua visão empresarial e com certeza essas empresas que estão neste nível de evolução conseguem garantir um ambiente mais estável, com colaboradores e lideranças fazendo o que precisa ser feito e um futuro empresarial mais promissor”, explica.
“Eu costumo dizer que empresas que são desorganizadas crescem como árvores tortas e são violentamente direcionadas pelo vento, e nem sempre a direção do vento é favorável”, complementa.
Os diferenciais de Aracaju
No quesito recrutamento e seleção, a CEO da Consultoria ressalta que os profissionais da região estão, em sua maioria, sempre em busca de atualização e capacitação.
“As aptidões que mais se destacam na minha visão são: as habilidades técnicas, habilidades de comunicação, adaptabilidade, mente empreendedora, perfil resolutivo e trabalho em equipe”, pontua.
Já para a comunicadora, Thaís Mendonça, se pudesse descrever a cidade em uma palavra, seria “Diversidade”.
Com sua visão plural e antenada, a capital sergipana está na vanguarda das cidades inteligentes no Brasil, demonstrando ser um potencial de cidade conectada. A lição que a cidade apresenta é a inspiração de estar um passo à frente do tempo no quesito inovação.