Raphael Quirino, Queiroz Filho e Gabriella Guerra compartilham os seus pontos de vista a partir de suas experiências
O mercado da comunicação em Recife se destaca não apenas pela sua vitalidade, mas também pela peculiaridade de se comunicar com uma população que respira a cidade de forma única. A cidade, que abriga uma cena cultural intensa, demanda estratégias especiais para conectar marcas aos seus diversos públicos.
O estudo da Kantar IBOPE Media revelou mudanças significativas no comportamento de consumo. Mais de 40% dos brasileiros têm uma nova relação com a TV devido aos serviços de streaming, um número que sobe para 47% no Nordeste.
Raphael Quirino, Sócio-Diretor da Avesso Propaganda, destaca a importância de compreender o perfil dos recifenses. Ele pontua que a comunicação precisa encontrar elos entre as marcas e os consumidores, utilizando diversas ferramentas, incluindo a plataforma de pesquisas e dados, Kantar Ibope Media, para entender o perfil do público, hábitos de consumo e afinidades.
“Os recifenses são bairristas e defendem a cidade de um modo que é difícil encontrar em outro lugar”, ressalta
“Os streamings já estão fazendo parte dos nossos planejamentos, pois entendemos que é importante entender e se apropriar dessas tendências para não ficarmos para trás”, complementa Quirino.
Quanto à essência da comunicação em Recife, Quirino resume em uma palavra: “Pulsante.” Ele destaca o desafio de um mercado com grandes marcas e características próprias, como o Carnaval, o brega e o mangue beat, que influenciam no consumo e na comunicação.
A pesquisa ainda aponta que o rádio é consumido por cerca de 80% da população em todas as regiões, é uma força sólida na comunicação. Para Queiroz Filho, CEO da Ampla Comunicação, o rádio é sinônimo de solidez e confiança.
“O nosso papel é analisar o perfil de cada uma das emissoras, do nosso público-alvo e escolher a frequência correta para cada uma das campanhas”, diz.
Queiroz ainda destaca a importância do “data drive” na agência, com investimentos em pessoas e tecnologias. Ele ressalta a necessidade de uma revolução criativa na mensagem e na distribuição, considerando a individualidade no consumo de mídia.
“Num cenário de abundância de informação e economia de atenção, o nosso desafio torna-se ainda maior, provocando uma revolução criativa não só em relação à mensagem mas também na forma de distribuí-la de forma eficiente, impactando a pessoa certa, no contexto certo. Ações crescentes de branded content e estratégias de mídia por clusters de interesses, por exemplo, fazem parte dessa nova e inquieta dinâmica”, destaca.
Gabriella Guerra, Assessora da Raymundo da Fonte, pontua a utilização de diversas ferramentas para entender o público recifense, incluindo pesquisas de comportamento e análise de tendências locais.
“Ao estudar o perfil do recifense, identificamos um forte orgulho de sua cultura, valorizando suas tradições e manifestações”, pontua.
Sobre as mudanças no consumo de mídia, Gabriella afirma a importância estar atenta e se adaptar continuamente.
“Estamos atentos a essas mudanças e procuramos sempre nos manter atualizados para melhor atender às necessidades dos nossos clientes”, finali\a
Em uma palavra, ela traduz a essência da comunicação em Recife como “autenticidade”, destacando a exigência do público recifense por conteúdo local e genuíno. O mercado da comunicação em Recife se mostra, assim, como um desafio pulsante, onde a autenticidade e a adaptação às novas tendências são fundamentais para o sucesso das estratégias de comunicação.