Mercado

Vozes do Nordeste | Cultura e estratégia norteiam a comunicação de Teresina

Por Redação

07/11/2023 15h16

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Joelma Moura e Vanessa Mendes compartilham o fazer comunicação na capital piauiense

Segundo dados do IBGE, o Piauí registrou 3.269.200 milhões habitantes, um crescimento de 4,81% em relação ao Censo de 2010. Nesse cenário, a capital do estado, Teresina, é o município mais populoso do Piauí, abrigando mais de 650 vezes a população da cidade menos populosa, Miguel Leão. Teresina ainda é considerado o 6° município mais populoso do Nordeste e o 19° do Brasil.

Com essa grandiosidade em mente, o Nosso Meio buscou as vozes dos profissionais que movimentam o cenário da comunicação e potencializam marcas e empresas da região. Joelma Moura, Diretora da Ícone Comunicação, primeira agência de comunicação corporativa do Piauí, comenta sobre as peculiaridades ao fazer assessoria em Teresina.

Joelma Moura

“Com certeza, fazer a ponte entre marca e imprensa é um processo complexo que requer uma análise detalhada. Quando se trata de comunicação entre empresas e a imprensa, existem alguns diferenciais que podem ser observados como conhecimento do mercado: é importante compreender o mercado em que a empresa atua e as particularidades da imprensa de nossa cidade, porque, a exemplo de outros cidades, Teresina tem suas próprias demandas e interesses específicos. Para o êxito do trabalho de assessoria de imprensa, o nosso bom relacionamento com os jornalistas de Teresina é essencial. Temos laços de confiança e mantemos canais abertos de comunicação que ajudam a garantir uma cobertura positiva e precisa da marca“, pontua Joelma.

Enquanto isso, Vanessa Mendes, Coordenadora de Marketing da Nova Comunicação, agência com 20 anos no mercado atuando em soluções de marketing e comunicação para as empresas, possui um repertório regional e nacional com clientes que desejam compreender como se comunicar melhor com a região. Para se apropriar sobre os comportamentos de consumo dos indivíduos, a agência utiliza como o aliado os dados.

Vanessa Mendes

“Para entender melhor o público teresinense, utilizamos uma variedade de ferramentas de pesquisa de mercado, incluindo pesquisas de opinião, análise de dados demográficos e comportamentais, e monitoramento de mídias sociais. Uma peculiaridade notável na comunicação com essa região é a sua rica diversidade cultural e uma forte conexão com suas raízes nordestinas. Portanto, é importante ser autêntico e valorizar elementos culturais locais em nossas mensagens para criar uma conexão significativa”, pontua Vanessa.

Segundo o estudo Inside Audio 2023, realizado pela Kantar Ibope Media, 53% dos ouvintes prestam atenção em anúncios das emissoras de rádio, sendo um importante veículo para consolidar a abrangência comunicacional de marcas. Ao ser questionada sobre a pesquisa, Joelma Mendes da Ícone Comunicação compartilha:

“No trabalho com assessoria de imprensa, consideramos fundamental o rádio como um canal eficaz para transmitir mensagens e fortalecer a visibilidade da marca. Assim como no relacionamento com jornalistas impressos ou digitais, na Ícone Comunicação construímos um bom relacionamento com os radialistas”, complementa Joelma.

Para Joelma, a essência da comunicação de Teresina está na estratégia, uma vez que ao desenvolver os projetos, a Ícone prioriza compreender, por meio de uma análise detalhada, os objetivos do cliente e o cenário em que está inserido.

“Existem diferentes fatores a considerar, como, por exemplo, o público-alvo e o objetivo da divulgação. Antes de iniciar um trabalho ou um projeto, a equipe da Ícone Comunicação faz uma análise detalhada dos propósitos do cliente e elabora um planejamento estratégico de divulgação”, pontua Joelma.

Sempre entrelaçada na interpretação correta dos dados, Vanessa Mendes, comenta sobre como as pesquisas desenvolvidas pela Kantar IBOPE Media, servem como mapa de atuação para as agências. Além disso, a profissional ainda ressalta uma tendência da região.

“Os dados da Kantar IBOPE Media são extremamente valiosos para entender o comportamento do público nordestino. Para as marcas que atendemos, convertemos essas estatísticas em estratégias personalizadas, considerando a alta adoção de serviços de streaming e TVs conectadas na região. Isso significa que enfatizamos a importância de uma presença forte nessas plataformas, além de criar conteúdo relevante e direcionado para atingir esse público que está migrando para o mundo digital”, comenta Vanessa.

Mas, o que de fato, torna única a voz do mercado de Teresina, é a cultura. As peculiaridades que constroem a identidade da cidade e compõe a voz que ecoa pelo mercado da comunicação da região.

“A essência da comunicação de Teresina pode ser resumida em uma palavra: “Culturalidade”. Teresina é uma cidade rica em cultura e tradições, e a comunicação deve refletir e celebrar essas características. É importante ser autêntico, envolvente e respeitoso com a cultura local para estabelecer uma conexão genuína com o público teresinense”, finaliza Vanessa Mendes.