Mercado

Vozes do Nordeste | O mercado potente e vibrante de João Pessoa

Por Luiza Sampaio

31/10/2023 13h42

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Proximidade e criatividade são os pontos altos da capital paraibana

João Pessoa, a bela capital da Paraíba, tem se destacado nos últimos anos como um polo de inovação e comunicação no Nordeste brasileiro. A cidade, que já é conhecida por suas praias paradisíacas e seu patrimônio histórico-cultural, agora ganha espaço como um hub de empreendedorismo e criatividade.

A comunicação é um dos setores que mais têm contribuído para esse progresso. A cidade abriga diversas agências de publicidade, produtoras de vídeo, estúdios de design e empresas de marketing digital que têm conquistado mercados nacionais e internacionais. A criatividade e a qualidade dos serviços oferecidos em João Pessoa são reconhecidas, e a cidade tem atraído profissionais e empreendedores da área, fomentando o desenvolvimento do setor.

Fazer a ponte entre uma marca e a imprensa é um processo muito estratégico e que envolve vários pontos essenciais. Andreia Barros, Diretora da Vivass Comunicação relata como a assessoria de imprensa se desenvolve na capital paraibana.

“Acredito que isso não seja apenas em João Pessoa, mas em qualquer mercado em que a assessoria se dispõe a atuar.  Todo assessor precisa ter conhecimento profundo sobre a marca e o negócio do cliente, seus valores, dificuldades, analisar o mercado local e identificar oportunidades. Isso permite criar mensagens e estratégias de comunicação alinhadas com a identidade da empresa”, explica. 

Questionada sobre como se faz a escolha do veículo de comunicação ideal para cada cliente, Andreia reforça o processo como parte da estratégia, que exige uma análise cuidadosa da agência. 

“Na Vivass, antes de tudo, procuramos entender o cliente, conhecer seus produtos/ serviços profundamente e alinhar as expectativas a partir dos objetivos que ele tem quando contrata uma assessoria. Cada cliente é único, e a análise do veículo ideal deve ser personalizada de acordo com os objetivos e o público específico dele. A abordagem estratégica e a adaptação contínua são essenciais para garantir que a escolha de veículos de comunicação seja eficaz e que os objetivos alinhados sejam conquistados”, destaca. 

Para a diretora, a palavra “Proximidade” é o que define a comunicação de João Pessoa. 

Quando o assunto é gestão de pessoas, a Presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos em Paraíba, Patrícia Queiroz, diz que “força” é a palavra que define esses processos.

“A gente tem um tino empreendedor muito forte, assim como no Brasil, mas em João Pessoa também. Então tem muitos empreendedores, muita gente querendo fazer a coisa dar certo, fazer a coisa funcionar. Então eu acho que essa força que é do nordestino, mas também e principalmente da gente aqui em João Pessoa, a gente vê isso muito forte, essa coisa de se dedicar. Eu acho que seria força, a palavra que mais traduziria esses gestores espalhados pelas organizações aqui na capital paraibana e uma força também de desbravar novos conhecimentos, de desbravar novas formas”, explica.

Patrícia ainda revela que a falta de incentivo provoca rusgas no desenvolvimento das lideranças da cidade e destaca a importância de capacitar e preparar as futuras lideranças prospectada a partir do processo de sucessão de empresas familiares.

“Em outras regiões, a gente vê um incentivo ao desenvolvimento dessas lideranças muito maior do que o que a gente vê aqui. Então, a mente ainda está bastante fechada, principalmente, para essa parte de desenvolvimento. E um toque especial nessa temática de liderança é que, como é predominantemente, é que predomina muito a gestão de empresas familiares, então, um ponto que tem sido frágil tem sido a questão de sucessão, e a gente não tem como pensar em sucessão sem trabalhar e sem treinar, sem preparar lideranças. Então, eu acho que esse é o principal diferencial”, comenta.

João Pessoa, a “Cidade do Sol”, continua a brilhar como um polo em ascensão na comunicação e inovação, preparada para moldar um futuro promissor e inspirador. Com sua cultura acolhedora e ambiente fértil para o empreendedorismo, a capital paraibana promete permanecer no centro das atenções como um lugar onde a criatividade e a força se encontram.