Renato Camargo, VP de Clientes da Pague Menos, foi reconhecido mundialmente entre os principais executivos aliados às causas da comunidade LGBTQIAPN+. Pela terceira vez consecutiva na lista The Outstanding Executives Role, promovida pela INvolve (consultoria internacional que fomenta a diversidade e inclusão no mercado de trabalho) e apoio do YouTube, o executivo está ao lado de outros nomes que ajudam na revolução do cenário atual, o tornando ainda mais acolhedor e próspero a essa comunidade.
“Estou muito feliz em celebrar este grupo global de executivos, futuros líderes e defensores pioneiros que estão trabalhando para garantir que as pessoas LGBTQ+ no ambiente de trabalho possam prosperar. Todos os indivíduos apresentados em nossas listas, apoiadas pelo YouTube, estão promovendo a inclusão e utilizando sua experiência e conhecimento para impulsionar iniciativas impactantes e mudanças estratégicas em suas organizações. É vital que os funcionários LGBTQ+ em organizações globais possam ter o sucesso profissional, e esses nomes são impulsionadores essenciais da mudança, quebrando barreiras ao progresso. Não poderíamos promover a mudança sem que eles liderassem o caminho”, pontua Suki Sandhu OBE, fundador e CEO da INvolve.
A nomeação de Renato Camargo vai ao encontro das diretrizes da segunda maior rede de farmácias do Brasil, que tem como objetivo promover um ambiente de trabalho no qual essas pessoas se sintam representadas e seguras para expressar plenamente sua identidade. No último ano, a Pague Menos implementou o Programa de Acolhimento para Pessoas Trans, que oferece suporte e direcionamento nas áreas psicológica, jurídica e médica, além de prestar apoio em questões internas da Companhia.
Em outra frente de atuação, a rede de farmácias também dispõe de vários grupos de afinidade, um dos quais é dedicado especificamente à comunidade LGBTQIAPN+, com a finalidade de impulsionar discussões sobre respeito, gênero, diversidade e a importância de políticas que valorizam as múltiplas identidades e orientações.
Tendo em vista essas conquistas da Pague Menos, a empresa obteve o reconhecimento como uma das organizações mais inclusivas do Brasil, conforme a pesquisa ETHOS/Época de Inclusão 2024, que analisou 204 participantes de diversos setores do país, com especial atenção às práticas de diversidade e inclusão dentro das corporações. Além disso, a rede também foi listada pelo segundo ano consecutivo no Índice de Diversidade da B3 (IDIVERSA).
Para Renato Camargo, é uma honra ser referência junto a líderes que estão revolucionando o cenário atual. “São medidas como esta que reforçam a urgência de avançarmos cada vez mais com o discurso da representatividade. Inclusão não pode ser discurso, precisa ser prática. Mudança verdadeira só acontece quando cada empresa decide revisitar sua cultura, sua gestão e sua cadeia de valor. São partes de um todo que, juntas, sustentam a transformação do mercado em um cenário mais acolhedor, justo e próspero”, pontua o executivo.
