Com faturamento de R$ 919,1 milhões no 4T23, companhia cresce pelo 14º trimestre consecutivo
A Vulcabras (VULC3) reporta seu melhor trimestre e melhor ano da história, com resultados robustos ao longo de todos os trimestres de 2023. Este é o 14º trimestre consecutivo de crescimento (trimestre contra trimestre do ano anterior). No ano, a empresa reportou faturamento recorde de R$ 3.2 bilhões e margem bruta de 41,7%, mesmo diante de um cenário macroeconômico adverso.
A receita líquida no 4T23 alcança R$ 791,3 milhões, aumento de 7,1% em relação ao 4T22, e a margem bruta cresce de forma consistente, com 42,7% (aumento de 4.4 p.p. versus o mesmo período de 2022). O EBITDA recorrente foi de R$ 177,7 milhões no 4T23, crescimento de 22,8% na comparação com o resultado do 4T22, apresentando 22,5% de margem EBITDA recorrente (2,9 p.p. superior ao 4T22). O lucro líquido recorrente alcançou R$ 144,7 milhões no 4T23, aumento de 18,5% em relação ao resultado do 4T22, com Margem Líquida recorrente de 18,3%, sendo 1,8 p.p. superior ao 4T22.
Em novo patamar, o desempenho recorde observado em 2023 consolida o melhor ano da história da Vulcabras, resultado do mix de marcas complementares e conhecimento de mais de sete décadas na construção de marcas, somado ao seu modelo de negócio verticalizado e 100% focado no segmento esportivo, que converte em eficiência e margens robustas.
Divisão de calçados cresce 7,8%: tênis são destaque com títulos em maratonas e prêmios conquistados ao longo do ano
A divisão de calçados cresce no 4T23 acompanhando o excelente ritmo de crescimento das suas três marcas, que ao longo do ano conquistaram o mercado, premiações importantes e a opinião pública. A receita líquida da divisão de calçados foi de R$ 670,6 milhões, crescimento de 7,8% em relação ao mesmo período de 2022.
A marca própria Olympikus segue alavancando o faturamento da Companhia, com a sua linha de produtos da Família Corre, voltada à alta performance, puxando o crescimento da categoria de running performance que, hoje, responde por 15% da receita da marca.
Mizuno, que completou recentemente 3 anos sob a gestão da Vulcabras, mais que dobra o seu tamanho desde a aquisição, resultado da expansão da sua atuação na categoria de running alta performance com o lançamento de uma coleção de calçados esportivos de performance desenvolvida e produzida localmente pela Companhia, explorando novas faixas de preço.
Under Armour manteve seu crescimento com a estratégia de focar nas categorias de treino e basquete, conquistando cada vez mais as academias e as quadras de basquete brasileiras.
E-commerce mantém ritmo de crescimento e consolida objetivo da Companhia de oferecer uma experiência única aos clientes
Com investimentos constantes em tecnologia e inovação e uma estratégia focada em posicionamento e experiência do consumidor, o e-commerce das marcas registrou neste trimestre receita liquida de 94,9 milhões, apresentando crescimento de 101,1% em comparação com os 47,2 milhões registrados no 4T22. No período, a participação sobre a receita total da companhia foi de 12,0%, crescendo em ritmo acelerado, mantendo a rentabilidade do canal.
Para a Vulcabras, 2023 foi um ano histórico. A Companhia comemorou o sucesso do Olympikus Corre 3, calçado de running performance ícone da marca e que em 2023 foi o tênis mais usado pelos corredores brasileiros no aplicativo Strava (um dos maiores aplicativos usados por corredores no Brasil), a categoria de running performance hoje já responde por 15% da receita da marca; Mizuno se consolidou dentro do segmento de running alta performance, com os prêmios de melhor supertênis e tênis do ano na escolha dos consumidores como Rebellion Pro; e Under Armour continuou sendo referência em treino e basquete, invadindo as academias e tornando-se líder de vendas de calçados para treino nos principais varejos do país.
A constante evolução dos resultados resulta no melhor ano da Companhia, reflexo da execução da estratégia com foco no esportivo, combinação de três marcas que seguem explorando suas avenidas de crescimento, entrada em novas categorias de produtos e de um modelo de negócio único no mercado, que proporciona crescimento e captura de sinergias. A forte performance nas vendas das três marcas, somada ao desempenho positivo do e-commerce, que complementa a experiência do cliente no varejo, contribuíram para a expansão constante e consistente da Vulcabras.
No acumulado do ano, a companhia reportou faturamento histórico de R$ 3.2 bilhões, crescimento de 11,5% na comparação com 2022. A margem bruta é de 41,7% no ano de 2023, aumento de 4,7 p.p. em referência à margem do ano de 2022. O EBITDA recorrente aumentou 31,2% versus o resultado apresentado em 2022, chegando a R$ 639,1 milhões no ano de 2023. A margem EBITDA recorrente foi de 22,7%, 3,5 p.p. superior na comparação year over year. O lucro líquido recorrente foi de R$ 488,7 milhões em 2023, aumento de 31,8% em comparação ao resultado apresentado no ano de 2022.
O canal de e-commerce registrou R$ 279,8 milhões de receita líquida, crescimento de 104,4% quando comparado aos R$ 136,9 milhões reportados no ano de 2022. No acumulado do ano, a participação sobre a receita total atingiu 9,9%. O crescimento exponencial desse canal acompanha a forte expansão nas vendas das três marcas, reflexo de uma estratégia que combina: amplo portfólio de produtos e um nível de serviço competitivo, resultando em uma melhor experiência para o consumidor ao mesmo tempo que mantém resultados positivos para o negócio.
A Vulcabras, que ao longo de 2023 realizou pagamentos de dividendos de forma consistente, totalizando o montante de R$ 208,4 milhões, e que recentemente divulgou um pagamento extraordinário de aproximadamente R$ 367,7 milhões, hoje divulga mais um pagamento de dividendos no valor aproximado de R$ 204,2 milhões, equivalente a R$ 0,75 por ação (R$ 0,60 superior aos R$ 0,15 praticado pela Companhia nos últimos trimestres).
Para Pedro Bartelle, CEO da Vulcabras, o desempenho histórico em 2023 é resultado da decisão estratégica em se especializar no esportivo somado aos investimentos realizados ao longo dos últimos 5 anos, os quais permitiram avanços importantes em frentes complementares, como novas marcas, categorias, divisões e canais, a exemplo da positiva performance do e-commerce.
“Em 2023 atingimos um novo patamar e, em 2024, além de mantermos esse nível, vamos explorar novas avenidas de crescimento, de forma a crescermos apoiados nas nossas fortalezas, com foco no esportivo, complementariedade do mix de marcas, ampliação em novas categorias, investindo cada vez mais em tecnologia e inovação e tendo como principal diferencial o nosso modelo de negócios verticalizado de ponta a ponta”, comenta Pedro Bartelle, CEO da Vulcabras.