Com o objetivo de levantar dados concretos sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência nas salas de cinema do Brasil, foi lançada a Pesquisa Nacional de Acessibilidade nos Cinemas, uma iniciativa pioneira no país, que conta com o apoio de grandes players do setor, como Warner Bros. Pictures, Universal Pictures e Cinesystem.
Aberta à participação de pessoas com e sem deficiência, a pesquisa busca identificar obstáculos estruturais, comunicacionais e tecnológicos que limitam o acesso à experiência cinematográfica. O levantamento ficará disponível até o dia 21 de setembro, e os resultados serão divulgados em 3 de dezembro, data que marca o Dia Internacional da Acessibilidade.
A iniciativa é promovida pela Acessara – Hub de Acessibilidade, consultoria especializada que atua com soluções práticas e personalizadas para inclusão real em espaços físicos e digitais. Fundada por Amanda Lyra e Alessa Paiva, ambas mulheres com deficiência, a Acessara reúne uma equipe diversa, com vivência e expertise técnica voltadas a conectar marcas, organizações e públicos a um futuro mais inclusivo.
A ação conta ainda com o apoio de iniciativas como Campanha Legenda Nacional, Maré Dissidente Libras,MovieReading, Mload, Movimento Web Para Todos, Talento Incluir, Tambor Biz e Vale PcD.
O lançamento oficial da pesquisa foi marcado por uma sessão de cinema 100% acessível, com exibição dos filmes Como Treinar Seu Dragão (live-action) e F1® O Filme, ambos com tradução em Libras, audiodescrição e legendas descritivas promovendo uma experiência verdadeiramente inclusiva para todos os públicos.
“Acreditamos que a informação muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo. Nossa intenção com essa pesquisa é gerar dados que orientem mudanças reais, estruturais e tecnológicas no setor audiovisual brasileiro”, afirma Amanda Lyra, cofundadora da Acessara