Navegações para esses locais foram ainda maiores que o mesmo período de 2019, ano pré-pandemia
Com a reabertura dos serviços não-essenciais no país, os brasileiros têm retomado alguns hábitos. Segundo os dados do Waze, as idas a locais de atividades ao ar livre, como parques e praças, e também a bares registraram um crescimento de 52% em comparação com outubro de 2019, ano pré-pandemia.
Analisando o fluxo de outubro de 2021 versus o mesmo período de 2019, há um aumento também nas navegações para o varejo e outros serviços considerados não-essenciais – como lojas de departamento (+40%), móveis (+35%) e artigos esportivos (+22%), além de shoppings (+12%) e restaurantes fast-foods (+9%). Já, nas categorias tidas como essenciais, os supermercados e as farmácias se mantêm em níveis maiores que há dois anos, com +30% e +33%, respectivamente.
Porém, alguns setores que tiveram restrições impostas pela pandemia ainda não retomaram os níveis de navegação de 2019. Até o momento, seguem neste cenário as lojas de vestuário (-4%), os aeroportos (-21%), os caixas eletrônicos (-27%), os cinemas (-34%), os escritórios (-42%) e as universidades (-55%).
“Com o fim das restrições e mais de 50% da população brasileira vacinada, notamos que os nossos usuários estão retomando velhos hábitos – como rever amigos e familiares em locais abertos e frequentar bares, por exemplo”, acrescenta Leandro Esposito, Country Manager do Waze no Brasil.
Recuperação mês a mês
Em setembro as recomendações de restrição de público começaram a ser flexibilizadas em todo o país. Porém, agora, em outubro, houve por parte dos estados e suas prefeituras a suspensão das restrições de ocupação, horários e distanciamento social.
Por conta disso, o Waze também realizou uma comparação entre setembro e outubro de 2021 e listou as categorias tiveram as maiores variações:
Recuperação em Setembro 2021 vs 2019 |
Recuperação em Outubro 2021 vs 2019 |
Variação em portos percentuais |
|
Fast Foods |
7% |
9% |
2 p.p |
Cinemas |
-39% |
-34% |
5 p.p |
Aeroportos |
-27% |
-21% |
6 p.p |
Shoppings |
5% |
12% |
7 p.p |
Artigos Esportivos |
13% |
22% |
9 p.p |
Metodologia: Dados de uso do aplicativo Waze no Brasil – outubro de 2021 vs. o mesmo período em 2019.
Para mais informações, entre em contato com waze@smartpr.com.br