Idealizada pelo time Creative X da Meta, a narrativa aborda a conexão à distância entre neta e avô, que encontraram no aplicativo um ambiente seguro para fazer colaborações musicais
A privacidade é um tema prioritário para o WhatsApp. Para comunicar as diversas camadas de proteção disponibilizadas pelo aplicativo de mensagem, o time CreativeX da Meta desenvolveu uma campanha baseada em uma história real: a conexão à distância entre Flor Gil, que mora em Nova York, e Gilberto Gil, que se divide entre Rio de Janeiro e Salvador.
Durante o processo criativo do primeiro álbum da jovem, ela e o avô encontraram no aplicativo de mensagens um ambiente seguro para trocar referências, melodias, inspirações e até mesmo aprovações. Diante dessa narrativa, a marca viu a possibilidade de destacar suas ferramentas de segurança ao público e produziu um vídeo, de um minuto e meio de duração, com cenas de troca de mensagens entre os dois.
“Estamos muito felizes em fazer parte de um momento importante na carreira de uma artista tão jovem e talentosa como Flor. Gostamos de contar histórias genuínas e, assim que identificamos a oportunidade, entendemos que era o contexto perfeito para mostrar ao público como o WhatsApp é seguro para tudo que você precisar – até mesmo construir um álbum sem vazar. O resultado é emocionante. Estamos honrados em contar com dois membros de um dos mais importantes e talentosos clãs da música brasileira para reverberar as mensagens da marca”, destaca Beatriz Bottesi, Diretora de Marketing Latam Meta.
A campanha será reverberada nas redes sociais, tanto proprietárias do WhatsApp quanto dos artistas, e tem duração de um mês. Além do filme principal, outras três peças de quinze segundos serão trabalhadas durante o período, para reforçar as múltiplas camadas de proteção que o WhatsApp oferece.
“O aplicativo é a forma mais simples e segura de conectar as pessoas. Com as ferramentas disponibilizadas, o uso do WhatsApp para processos criativos, em todas as áreas do entretenimento, cresce cada vez mais e permite que pessoas em várias partes do mundo possam contribuir, de maneira remota, com muita privacidade – e isso só torna essa campanha ainda mais relevante”, comenta a executiva.
Ativação nos Arcos da Lapa
Para apresentar a nova campanha a Meta realizou o “Whatsapp Private Sessions”, no Rio de Janeiro. Produzido pela Agência Haute, do grupo UMAUMA, o evento contou com um pocket show de Flor Gil e participação especial de Gilberto Gil. A jovem cantora lançou, com exclusividade, seu novo single “Hell No” e deu alguns spoilers de como será o álbum, construído com ajuda de colaboradores de diversos lugares do mundo por meio do aplicativo de mensagens.
Além da exibição do vídeo e da apresentação musical, o WhatsApp fez uma projeção inédita nos Arcos da Lapa, um dos principais pontos turísticos da cidade maravilhosa. Assinado por VJ Spetto, o vídeo mapping teve 50 metros de comprimento e uma estrutura com seis telas holográficas posicionadas atrás dos vãos.
“Nosso conceito nasceu da feliz coincidência arquitetônica dos Arcos com os cadeados de segurança, ícones do WhatsApp. Toda estrutura foi cuidadosamente pensada para fazer uma ação inovadora, que comunicasse a privacidade da marca e, ao mesmo tempo, preservando a estrutura deste patrimônio histórico. Além de nossos convidados, impactamos também o público que passava pelo local”, conta Paula Cristalli, Head of International Creative, no time do Creative X da Meta.
FICHA TÉCNICA:
Criação e execução: Creative X Meta
Paula Cristalli, Taira, Raquel Abdala, Fernanda Fonseca, Fernanda Curi
Produtora: Dilúvio
Direção: Taira e Paula Cristalli
Direção de Fotografia: Ricardo Pelissari e Filipe Zapelini
Aprovação cliente: Beatriz Bottesi, Diego de Oliveira, Nikki Felix, Deborah Teixeira, Tai Pauli
Parcerias e comunicação: Nathalia Cabral, Fernanda Bas, Pedro Vilhena, Felipe Kozlowski, Heitor Scaff, Michelle Kutnikas, Louise Peres, Claudia Gurfinkel, Fernanda Brunsizian, Agência Haute, Nozy Content Agency e Cigarra Buzz Agency