Responsabilidade

Winds For Future 2022: primeiro dia de programação é marcado por lançamento inédito de selo para incentivo de nômades digitais

Por Redação

23/09/2022 16h21

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

 

Maior festival de inovação e sustentabilidade da América Latina retorna à praia do Cumbuco, no Ceará, para discutir o futuro dos negócios de forma consciente

 

Após dois anos sem atividades presenciais, o Winds For Future, maior festival de inovação e sustentabilidade da América Latina, deu início a mais uma edição nesta quinta-feira (22). A solenidade de abertura com acesso gratuito à toda comunidade reuniu idealizadores e autoridades na “Cidade dos Ventos”, megaestrutura criada especialmente para sediar o evento na praia do Cumbuco, em Caucaia, no Ceará. O prefeito de Caucaia, Vitor Valim, e o secretário de Meio Ambiente do Ceará (SEMA), Arthur Bruno, estiveram presentes na ocasião.

 

O festival segue até domingo (25), com ampla programação multicultural. A  apresentação cultural ficou por conta das crianças e adolescentes do Projeto Brigada Natureza, da ONG Aquasis. Com o auxílio de batuques, o projeto levou o público do evento a refletir sobre questões sócio-ambientais, como a proteção de espécies ameaçadas e habitats importantes para a conservação da biodiversidade no Ceará, bandeira levantada pela ONG.

 

 

Igor Ary Juaçaba, CEO do Wins For Future, relembrou que o objetivo do evento é construir um movimento que conecte e inspire pessoas, empresas e governos a acelerar a transformação de um futuro mais sustentável para o mundo por meio da inovação.

 

“É com muito orgulho que damos início à nossa segunda edição, potencializando os ventos do Cumbuco não só para a prática do esporte, mas para o desenvolvimento do nosso litoral em diversos âmbitos. Em um evento como esse, nós abrimos espaço para a discussão do pensamento sustentável,  e em como mudar as ferramentas para a construção de novos futuros”, ressaltou em seu discurso. 

 

Selo “Caucaia Digital Nomads”

Nesse contexto, a prefeitura municipal de Caucaia apresentou o selo “Caucaia Digital Nomads”, que será conferido gratuitamente aos meios de hospedagem, coworkings, cafés, restaurantes e demais estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço, que ofereçam aos “Nômades Digitais” toda a infraestrutura e suporte necessários para a execução do trabalho remoto, enquanto instalados em Caucaia. Esse termo se refere à tendência que se intensificou com flexibilidade do trabalho remoto e que é retratada pelos viajantes que usam a tecnologia para exercer o trabalho enquanto se deslocam pelo mundo.

 

A iniciativa busca permitir que Caucaia seja um relevante polo de Nômades Digitais da América do Sul ao dar condições a esses novos turistas e criar excelentes oportunidades, especialmente para a indústria do turismo e de tecnologia instalada no município, que vem adotando uma série de medidas para desenvolver o seu ecossistema de economia criativa.

 

Para Rômulo Alexandre, cofundador do Winds For Future e CEO do Hub Cumbuco, a iniciativa da prefeitura dialoga diretamente com o objetivo do evento de unir tecnologia com propósito, para o desenvolvimento sustentável. “O apoio aos nômades digitais possibilita a criação de uma rede poderosa de conexões internacionais entre o Cumbuco e o mundo. Não existe lugar mais vocacionado para esse propósito, por isso é tão importante para nós realizar essa abertura com a presença da comunidade, pescadores, empresários e autoridades locais”, enfatizou.

 

 

O prefeito de Caucaia, Vitor Valim, defendeu o selo como mais um passo para o município se consolidar como um dos principais destinos turísticos do Brasil, especialmente para jovens, inovadores e criativos apaixonados por natureza e kitesurf.  “Por um lado, nós queremos permitir que Caucaia seja um relevante polo de nômades digitais da América do Sul, com vistas a receber turistas visitantes interessados em montar sua base de trabalho temporariamente no território do Município e, por outro, incentivar este tipo de turismo, estimulando estabelecimentos cujos serviços interfiram positivamente na recepção deles”, explicou o prefeito.

 

 

O Winds For Future segue até domingo (25) com uma programação extensa de debates, painéis, workshops, shows, exposições e feiras multiculturais. Durante 4 dias, o festival reúne, de forma presencial, startups, líderes sociais, painelistas, empresas sustentáveis e a comunidade para imergir uma experiência única e inovadora de entretenimento, gastronomia, sol, mar e, claro, ótimos ventos que fazem parte desse encontro pela construção de novos futuros.

 

A programação pode ser conferida aqui.