Responsabilidade

Workshop promovido pela Mandalla Comunicação & Design foca na capacitação de ONGs

Publicado em

13/11/2023 14h52

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

O evento celebrou os 10 anos de atuação da Mandalla Comunicação & Design e teve parceria com a escritora e ativista Mônica Mota

Na última sexta-feira (10), aconteceu o I Workshop – Captação de Recursos – Como viabilizar o sonho de transformação na era do (Com)partilhar, no auditório do Instituto Primeira Infância (Iprede). Com objetivo de levantar o debate sobre a profissionalização de instituições e projetos sociais que atuam na defesa de crianças e adolescentes, o evento trouxe como foco três pontos essenciais: estratégias para a captação e elaboração de projetos, direcionamentos para estimular o relacionamento com possíveis financiadores/as e/ou doadores/as e ferramentas de comunicação para o fortalecimento da instituição como marca, por meio do Branding. Contou com a facilitação da jornalista e gestora de marca, Sâmila Braga, da escritora e ativista, Mônica Mota, e da especialista em captação de recursos, Kelle Maria.

Equipe organizadora

Promovido pela Mandalla Comunicação & Design, por meio de sua diretora, Sâmila Braga, em parceria com a escritora e ativista pelos direitos de crianças e adolescentes, Mônica Mota, e o Projeto Todo Dia é 18 de Maio, o workshop trabalhou as diferentes nuances da captação de recursos e da comunicação como elementos chaves da garantia de sustentabilidade dessas instituições. Kelle Maria, especialista em projetos sociais e captação de recursos, também compôs o espaço, trazendo práticas e técnicas de planejamento, execução e avaliação de ações de captação.

Sâmila Braga

O evento celebra o aniversário de 10 anos de atuação da Mandalla Comunicação & Design. Voltado para gestores/as ou colaboradores/as de organizações e projetos sociais que atendem crianças e adolescentes e/ou debatem e lutam por políticas públicas e direitos para essa população, o workshop teve retornos muito positivos de participantes.

“Eu quero muito poder levar para a OSC em que eu dou assessoria, não só a Mandalla, como a Kelle com as ideias de captação, além da Mônica, com os seus livros, e isso vai contribuir muito. Até comentei em uma reunião ontem que é fantástica uma iniciativa como essa, porque eu nunca participei de um workshop que falasse sobre essa temática junto com marketing, junto com a questão dos projetos. Isso tá sendo muito novo e estou aqui me sentindo tão bem, porque foi muito acolhedor. Vocês foram muito feras no design, em cativar, como atrair, foi tudo muito leve. Aprendi muito!”, prestigiou a participante Débora Freitas, assessora e perita judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ/CE).

“Fazer um evento com essa temática e objetivo de auxiliar instituições do Terceiro Setor era um objetivo nosso há algum tempo. Como atuamos há uma década com instituições sociais, identificamos que existe uma grande dificuldade em manter a sustentabilidade financeira de importantes iniciativas, o que compromete áreas estratégicas como Comunicação e, consecutivamente, a própria captação de recursos. E os retornos que tivemos nos deixaram com a sensação de que o evento foi necessário”, pontuou Sâmila Braga, idealizadora do evento e cofundadora da Mandalla Comunicação & Design.

Em paralelo a isso, as facilitadoras também comemoraram e apontaram que iniciativas como essa suprem a ausência de conexões também estratégicas que prejudiquem essa captação.

Mônica Mota

Buscar e manter bons relacionamentos com possíveis financiadores/as é fundamental para que o trabalho das instituições seja mantido. Por isso, conversamos sobre direcionamentos importantes acerca do estímulo e manutenção desse tipo de relacionamento”, explicou a escritora e ativista Mônica Mota.

Kelle Maria

Além dos desafios que os/as gestores/as enfrentam no processo de captar recursos para manter bem os projetos, outro problema apontado, é que sem recursos não é possível investir nessas áreas estratégicas. Kelle Maria, especialista em elaboração de projetos e captação de recursos, apontou que “é necessária uma mudança de visão por parte da gestão, focando na profissionalização de diferentes áreas, inclusive na própria forma de buscar apoio, financiamento e parcerias”.

Somando experiências exitosas!
O evento contou com o apoio do Instituto Primeira Infância (Iprede) e aconteceu no auditório da instituição, que é referência na segurança alimentar e diferentes projetos no Estado do Ceará, com atuação de quase quatro décadas. Além das facilitadoras, o espaço teve a presença de dois gestores de instituições sociais, o Presidente do Instituto Terre Des Homme Brasil l TdH Brasil, Renato Pedrosa e o Co-fundador, Presidente do Conselho de Administração e atual Diretor Executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico Local l Adel, Adriano Bezerra. Com perfis de atuação diferentes e complementares, eles trouxeram suas vivências com experientes instituições e estimularam o público participante.

A organização do evento avalia que o objetivo de ter um primeiro momento estratégico, onde os/as participantes pudessem interagir com outras/os gestoras/es e líderes sociais, que atuem nessa área, trocando experiências, desafios e soluções, foi alcançado. Além de receberem certificado de participação e obterem material exclusivo com dicas e orientações práticas.

Facilitadoras:
Sâmila Braga
é jornalista, MBA em Gestão de Propaganda e Marketing e cofundadora da Mandalla Comunicação & Design. Atua na área de comunicação há 15 anos, trabalhou em diferentes instituições, incluindo o Grupo de Comunicação O Povo e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, antes de fundar a Mandalla, em 2013. Apaixonada pelo Branding, acumula experiências em Estratégia Digital e Design. Estuda e tem experiências nas áreas de planejamento, gestão e marketing de conteúdo.

Mônica Mota é escritora, assistente social, ativista pelos direitos de crianças e adolescentes e presidente do Conselho Tutelar de Pentecoste (CE). Autora do livro Tom, Elis e Chico, o primeiro livro infantil sobre abuso sexual no estado do Ceará, é também autora do livro Menino Bernardo, que teve financiamento da Visão Mundial e apoio da Assembleia Legislativa do Ceará e aborda a temática da violência sexual em crianças com deficiência. Atualmente, Conselheira Tutelar, é ativista na luta contra o abuso sexual infantil há 10 anos e idealizadora da Campanha e Projeto “Todo Dia é 18 de Maio”.

Kelle Maria, assistente social, especialista em políticas públicas e Legislação Social e em Elaboração de Projetos e Captação de Recursos. Com quase uma década de experiência na Política de Infância, Juventude e no Trabalho com Famílias. Exerceu a função de Assessoria Técnica no Conselho Tutelar, em Fortaleza (CE). Atualmente, é pós-graduanda em Elaboração de Projetos Sociais e Captação de Recursos e atua diretamente com diferentes instituições do Terceiro Setor, auxiliando com estratégias de elaboração de projetos e qualificação do setor de captação de recursos.