O Boticário e Pantene dividem o pódio, como as marcas que mais melhoraram seu impacto publicitário no período
Com um aumento de 8,38 pontos, o Xbox se tornou a marca que mais melhorou seu impacto publicitário durante o mês de maio em todo o Brasil, de acordo com a YouGov BrandIndex. Com esse incremento, a empresa de entretenimento digital foi a líder no mais recente ranking do Anunciante do Mês, divulgado periodicamente pela YouGov.
O estudo, realizado entre 26 de abril e 23 de maio, avaliou mais de 420 serviços e produtos no país. Especificamente, ele avaliou essas marcas de acordo com a mudança na pontuação de Consciência da publicidade entre os dias de melhor e pior desempenho do período. A métrica reflete a quantidade de adultos brasileiros que se lembram de ter visto um anúncio da marca nas últimas semanas.
O Xbox não foi a única marca de videogame com alto crescimento da Consciência da publicidade no período. A japonesa Nintendo também mostrou alta eficiência de marketing em maio, com um aumento de +6,74 pontos, o que lhe rendeu o sexto lugar no ranking Top 10. Além dela, tiveram os melhores desempenhos: O Boticário (+8,3), Pantene (+7,16), Santander (+7,1) e Azul (+7,06).
Completando o restante do top 10 deste mês estão a Volkswagen (que apresentou um aumento na pontuação de Consciência da publicidade de +6,18 pontos entre o melhor e o pior dia do período), YouTube (+6,08), Chevrolet (+5,91) e Nissan (+5,81). A Nissan também se destacou como a marca com o maior aumento percentual entre as 10 principais marcas no novo ranking do Anunciante do Mês. Entre as mais de 420 marcas analisadas, a Globoplay teve o pior desempenho, com uma queda de -8,5 pontos, também entre seu melhor e pior dia, de 26 de abril a 23 de maio.
Em profundidade: como o Xbox lidou com suas redes sociais em maio
A divisão de videogames da Microsoft tem uma intensa presença on-line, especialmente nas mídias sociais.
David Eastman, diretor-geral e comercial da YouGov na América Latina, avalia que um dos elementos mais característicos da estratégia do XBox em maio é que, para algumas campanhas, suas publicações são muito semelhantes (se não exatamente as mesmas) em cada plataforma. Os exemplos de maio incluem promoções do serviço Game Pass, publicações comemorando o “Dia de Star Wars” e o lançamento da aguardada sequência Senua’s Saga: Hellblade II.
“Em outras campanhas, essa consistência entre seus diferentes canais sociais é explorada de forma mais consciente e interessante. Para o 15º aniversário do Minecraft, o Xbox usou o Instagram para fazer compartilhar postagens e homenagem ao jogo, o X para compartilhar histórias de jogadores cujas vidas foram mudadas pelo título, e o Facebook para promover uma ativação física em São Paulo, e transmissões ao vivo no YouGov de alguns dos jogos mais populares da franquia”, discorre.
Mas, David acrescenta que o Xbox também tem algumas iniciativas mais exclusivas para cada canal.
“O melhor exemplo de maio pode ser visto em seu canal do YouTube, onde a empresa de tecnologia frequentemente publica vídeos que misturam conteúdo, entretenimento e promoção de seus jogos e franquias. Esses vídeos de longa duração variam de compilações de jogos na era do XBox 360 que também podem ser usados na série X, a listas de títulos modernos que mudaram muito desde seu lançamento”, destaca David.