Mercado

XP seleciona profissionais para assessoria de investimentos em Fortaleza

Por Redação

06/11/2023 10h01

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Oportunidades do programa XP Future são voltadas a profissionais de diversas áreas, sem necessidade de experiência prévia na área financeira

O Nordeste do Brasil concentra 7,67% dos investimentos de pessoas física na bolsa de valores, a B3. No Ceará são mais de 126 mil investidores com mais de R$ 8 bilhões em investimentos listados na bolsa, segundo os dados da B3 até o mês de setembro. Para impulsionar a economia de Fortaleza e apoiar profissionais em transição de carreira, a XP, líder no segmento de investimentos do Brasil, abriu inscrições para o programa “XP Future” que deve capacitar profissionais com experiência na área comercial para se tornarem assessores e iniciarem uma jornada de crescimento na profissão.

“O assessor de Investimentos desempenha um papel fundamental no nosso negócio, que vai além de apresentar o mercado ao cliente, explicar características de produtos e prospecção. O assessor é o parceiro chave na vida do investidor, conhece seus objetivos e particularidades e tem a confiança do cliente para ajudá-lo a administrar seu patrimônio. A missão da XP é seguir fomentando o crescimento da atividade no Brasil, formando novos profissionais bem qualificados”, explica Julio Mello, Head de Canais Diretos da XP Inc.

A atividade do Assessor de Investimentos (AI) se tornou a principal porta de entrada para quem deseja desenvolver uma carreira no segmento financeiro. Até o mês de agosto, o nordeste do País registrava 1.760 AIs, 7,3% do total de assessores em todo o Brasil, segundo dados da Associação Nacional das Corretoras (ANCORD), considerado um oceano azul para entrantes.

Atuando como assessora na XP, Debora Ribeiro é uma das profissionais formadas pelo programa Future em Fortaleza. Natural do Acre, Debora é formada em Administração e vem de uma família de comerciantes. À medida que compreendia o papel da educação na vida das pessoas, observando a realidade ao seu redor, ficou claro o seu propósito de transformar a qualidade de vida de outras famílias por meio do seu trabalho.

Depois de cinco anos atuando em uma instituição bancária, sentia que não fazia a diferença e a frustração foi o motivo que a fez buscar uma oportunidade de transição de carreira. Quando conheceu o XP Future, durante uma pesquisa na internet, viu no programa a chance de alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.

“Apesar de trabalhar em um banco eu não entendia nada de investimentos e estava migrando para uma rotina completamente diferente do que vivenciei até aquele momento. No começo da transição tive muito medo de não conseguir, mas agarrei a oportunidade e recebi todo o suporte necessário de líderes e ferramentas para aprender e me desenvolver, e tenho aprendido diariamente. Aqui me sinto parte de uma engrenagem que faz toda a diferença não apenas para mim ou para o meu cliente, mas para a comunidade ao redor, e aos poucos vamos conquistando o sonho grande de transformar a vida das pessoas por meio da educação financeira”, afirma Debora.

Luiza Ribeiro, Head de Gente da XP Inc, explica que a motivação na busca com foco no perfil dos profissionais e de que forma trilham a carreira. 

“Com o Future buscamos acessar perfis comerciais de diversas áreas de atuação, profissionais que agregam para a rede conhecimentos e perspectivas complementares àquelas que já temos em casa. É o ponto de partida para estes candidatos. Uma vez dentro do nosso ecossistema, estes passam por uma trilha de aprendizagem técnica de investimentos assim como direcionamento da carreira, identificando as principais aptidões e preferências particulares que contribui para o crescimento almejado dentro da rede”, conta.

De acordo com dados recentes da Oliver Wyman os Estados Unidos, maior mercado de investimentos do mundo, concentra mais de 17 mil escritórios e 300 mil IFAs, os assessores de investimentos. Se o mercado brasileiro mantiver o crescimento de profissionais no mesmo ritmo do último ano, a expectativa é de ultrapassar os 32 mil assessores certificados pela ANCORD até 2025.