A parceria irá desenvolver uma solução líder para marcas, anunciantes e publishers na Open Web; gerando aproximadamente US$ 1 bilhão em receita anual e formando uma central de dados contextuais, importante enquanto os cookies caminham para a extinção
Yahoo e Taboola, líder global em recomendações para a open web, anunciaram que assinaram um acordo comercial exclusivo de 30 anos. A Taboola será o provedor de publicidade nativa em todas as propriedades digitais do Yahoo, e estará disponível por meio do Yahoo DSP, se consolidando ainda mais como uma solução de publicidade nativa para anunciantes e publishers, na open web.
Por meio dessa parceria exclusiva, a Taboola se beneficiará da escala do Yahoo como uma empresa líder de tecnologia, atingindo quase 900 milhões de usuários ativos mensais em todo o mundo, através de sites e propriedades digitais, que são referência em serviços de e-mail, esportes, finanças e notícias. Ao fornecer as soluções de publicidade nativa do Yahoo, a Taboola ajudará a oferecer maior alcance, melhor desempenho de campanhas e experiências de usuário aprimoradas, apoiando as marcas enquanto elas procuram por opções alternativas de publicidade, fora dos “walled gardens”.
A Taboola continuará investindo massivamente em R&D, aprimorando a forma como as pessoas descobrem aquilo que podem gostar e fortalecendo sua liderança em publicidade contextual. Como parte da parceria, o Yahoo receberá pouco menos de 25% do “equity pro forma” da Taboola. A parceria permitirá que o Yahoo aprimore ainda mais suas próprias ofertas para os anunciantes, além das experiências do consumidor nas propriedades de mídia da empresa, participando da criação de valores compartilhados, como o maior acionista individual da Taboola.
“O Yahoo é um pioneiro da internet, representando um dos maiores, mais confiáveis e sofisticados publishers do mundo”, diz Adam Singolda, fundador e CEO da Taboola. “Onde quer que eu olhe, vejo uma oportunidade de crescimento para ambos os lados – native ads, eCommerce, vídeo, header bidding (display) e muito mais. Essa parceria acelerará significativamente nosso crescimento, expandindo nosso alcance para mais usuários na open web, gerando tráfego de alta qualidade para fornecer soluções para anunciantes em um mundo sem cookies. Para publishers na open web, poderemos investir ainda mais na geração de receita, engajamento e crescimento do público no futuro, possibilitando a anunciantes, marcas e agências, um alcance imenso de usuários em um ambiente premium e confiável. Essa parceria é um grande passo para atingir nossa meta de gerar US$ 1 bilhão em ex-TAC* até 2025.”
Jim Lanzone, CEO do Yahoo, afirma que a parceria permitirá que o Yahoo aprimore ainda mais as ofertas contextuais e nativas em seu leque de soluções unificadas de publicidade.
“Além disso, permitirá que Yahoo e Taboola continuem a se diferenciar no mercado, melhorando as experiências de usuários, anunciantes e publishers em todas as propriedades, enquanto se beneficiam dos ventos favoráveis de longo prazo na publicidade nativa digital. À medida que continuamos a construir a próxima era do Yahoo, estamos entusiasmados por ter parceiros fortes ao nosso lado”.
O Yahoo é propriedade de fundos administrados por afiliados da Apollo. Com o suporte da Apollo, a parceria acelerará os planos de crescimento da Taboola e do Yahoo em um setor atraente do mercado. O acordo representa uma forte crença da Apollo na estratégia de avanço e no futuro da Taboola, como uma oferta líder para anunciantes, publishers e marcas na open web.
Detalhes do acordo comercial
Sob os termos do acordo comercial exclusivo de 30 anos, a Taboola fornecerá soluções de publicidade nativa em todas as propriedades de Internet do Yahoo, gerando mais de 800 bilhões de impressões. Como parte do acordo, o Yahoo receberá 24,99% do total de ações emitidas e em circulação da Taboola em uma base pós-transação combinada, com aproximadamente 60% em ações ordinárias padrão e 40% em novas ações ordinárias sem direito a voto, bem como um representante no Conselho de Administração da Taboola.
Espera-se que o acordo seja altamente relevante para a Receita Geral, EBITDA Ajustado e Fluxo de Caixa Livre, além da receita e ao EBITDA ajustado por ação da Taboola.
O acordo, aprovado pelos conselhos de administração de ambas as empresas, deve ser concluído no primeiro trimestre de 2023, sujeito ao recebimento de aprovações regulatórias e de acionistas, bem como a certas condições de fechamento. Separadamente, a Taboola anunciou hoje uma Assembleia Geral Extraordinária de Acionistas a ser realizada em 30 de dezembro de 2022, com o objetivo de buscar a aprovação necessária dos acionistas.
Os materiais de acompanhamento sobre o acordo para os investidores da Taboola foram fornecidos à SEC e publicados no site da Taboola em Investidores.taboola.com.
Sobre a Taboola
A Taboola fornece recomendações para a open web, ajudando as pessoas a descobrir aquilo que podem gostar. A plataforma da empresa, alimentada por inteligência artificial, é usada por propriedades digitais, incluindo sites, dispositivos e aplicativos móveis, para impulsionar a monetização e o envolvimento do usuário. A Taboola tem parcerias de longo prazo com algumas das principais propriedades digitais do mundo, incluindo no Brasil, mais de 700 parceiros, entre eles Editora Globo, MSN, R7, IstoÉ, Diários Associados, CNN Brasil, Folha de S. Paulo, Metrópoles, Terra entre outros mundo afora como CNBC, BBC, NBC News, Business Insider, The Independent e El Mundo.
Mais de 15.000 anunciantes usam o Taboola para alcançar mais de 500 milhões de usuários ativos diariamente em um ambiente de marca segura. Após a aquisição da Connexity em 2021, a Taboola é líder no fornecimento de recomendações de comércio eletrônico, gerando mais de 1 milhão de transações mensais a cada mês. Marcas líderes como Walmart, Macy’s, Wayfair, Skechers e eBay estão entre os principais clientes.