É o que mostra o Relatório de Impacto do YouTube, realizado pela Oxford Economics, para medir o impacto da plataforma de vídeo em todo o Brasil
Pelo segundo ano seguido, o YouTube divulga os resultados do Relatório de Impacto da plataforma no Brasil, estudo feito em parceria com a Oxford Economics, que mostra a contribuição direta e indireta da empresa à economia brasileira. Em 2021, o YouTube colaborou com R$ 6 bilhões para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro — quase o dobro dos R$ 3,4 bi do ano anterior.
O estudo mostra também a importância do YouTube na criação de empregos: foram geradas mais de 160 mil vagas em tempo integral – que são direta ou indiretamente relacionadas à plataforma – uma vez que as oportunidades vão além dos próprios criadores de conteúdo, englobando investimentos em mão de obra, produção, técnicos de som e edição, entre outros.
Além da análise de impacto econômico, foi realizada uma pesquisa com mais de sete mil pessoas, sendo 3.036 usuários, 3.804 criadores e 516 empresas, para entender como a plataforma está contribuindo para a sociedade e a cultura brasileiras. Os dados levantados demonstram a importância perene do YouTube para o ecossistema de criadores de conteúdo, artistas, empreendedores e marcas.
Crescimento e oportunidades da plataforma
O aumento da participação no PIB também é resultado da expansão dos canais no Brasil. Crescendo dentro da plataforma, os criadores conseguiram atingir novas pessoas e abrir horizontes, além dos tradicionais já conhecidos. Não à toa, 86% daqueles que responderam à pesquisa concordam que o YouTube fornece oportunidades de criação de conteúdo e ganho de receita que eles não encontram na mídia tradicional.
O levantamento reafirma o lugar do YouTube como plataforma de conteúdo digital em multiformato – do vídeo on demand, passando pelos formatos curtos, as lives e o vasto universo da música – e de fomento aos criadores. Desde o início desse ecossistema de criação de conteúdo digital no Brasil, há 15 anos, o YouTube ajuda produtores de conteúdo a encontrarem suas audiências e a se conectarem com marcas, possibilitando a geração de receita com um canal, por meio das 10 ferramentas de monetização, desenvolvidas ao longo dos anos.
O estudo também revela que a plataforma segue em expansão: em 2021, mais de 20 mil canais no Brasil tinham, ao menos, 100 mil inscritos, um crescimento de 25% em relação a 2020. E mais de 2 mil canais brasileiros superaram a marca de 1 milhão de inscritos em 2021, 20% a mais do que no ano anterior.
O relatório traz, ainda, questões como representatividade da cultura brasileira ganhando visibilidade e públicos internacionais. É possível ver uma crescente gama de artistas brasileiros fazendo sucesso em outros países e o YouTube, muitas vezes, é a plataforma para alcançar esses públicos internacionais, aos quais muitos dos respondentes afirmam que não teriam acesso de outra forma. Empresas de mídia e música também veem o valor: 86% delas com um canal no YouTube concordam que ele é fundamental para lançar novos artistas e/ou músicas.
Quando o assunto é atingir novas audiências, 83% das pequenas e médias empresas concordam que o YouTube desempenhou um papel importante em ajudá-las a aumentar sua base de clientes, alcançando novos públicos. Além disso, há claramente sinais do impacto da plataforma: 78% das PMEs que usam o YouTube concordam que ele é essencial para o crescimento de seus negócios. A plataforma se transformou em uma comunidade que é também um espaço para empreender.
Impacto social dos criadores no dia a dia
E não são só os criadores que ganham. Os usuários, por meio do YouTube, são diretamente impactados, seja para ganhar conhecimento, seja para descobrir novas habilidades que podem ajudar tanto na vida pessoal quanto profissional: 99% dos usuários relatam usar o YouTube para ganhar conhecimento e 94% disseram que aprenderam a corrigir problemas práticos usando a plataforma.
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