*Fotografias: Jaqueline Rocha | Tulipa Fotografia
A filial do Grupo Bandeirantes no Ceará comemorou 2 anos de atividades no Estado ao lado dos principais nomes do mercado de comunicação local
O jornalista e apresentador, Zeca Camargo, esteve na tarde desta quinta-feira (17) num encontro executivo, em Fortaleza, para compartilhar sua bagagem de conhecimento e experiências com mais de 80 players da indústria de comunicação e marketing no Ceará. O Grupo Bandeirantes de Comunicação oportunizou a ocasião para celebrar o aniversário de 85 anos da Rádio Bandeirantes, os 55 anos da BandNews TV e Band TV e os 2 anos de atividades da filial Band Ceará. Para isso, Carlo Bastos, diretor-geral da Band Ceará, e Cris Grangeiro, gestora comercial da Band Ceará, idealizaram o momento intimista com os representantes da economia criativa regional.
Carol Motta (Coordenadora de Marketing no Governo do Estado do Ceará), Arnaldo Garcia (Head de Markerting Regional na Ambev), Ana Quezado (Diretora de Marketing na Unifor), Clarissa Jereissati (Gerente de Relações Públicas no Beach Park), Daiana Godoy (Relações Institucionais no Grupo Edson Queiroz) e Sara Dantas (Gerente de Marketing no Grupo Ancar Ivanhoe) foram alguns dos nomes que marcaram presença na ocasião.
Com a palestra intitulada “O futuro da TV na era do entretenimento”, o grande nome do jornalismo brasileiro lotou o restaurante Cabaña del Primo, no Jardins Open Mall. O Nosso Meio assina a realização do encontro, que é o último Marketing, Pessoas & Relacionamento promovido pela plataforma em 2022. A patrocinadora master do evento, a Band Ceará, opera desde 1 de junho de 2020 no canal 20 (21 UHF digital de Fortaleza), de propriedade do Grupo Bandeirantes. Em abril de 2021, a Band Ceará inaugurou sua sede no Salinas Shopping, no bairro Edson Queiroz, em Fortaleza.
E o futuro da televisão?
Zeca Camargo compartilhou insights valiosos com o seleto público do encontro. Com carreira iniciada como repórter da Folha de S. Paulo, em 1987, o comunicador tem passagens marcantes pela MTV Brasil, TV Cultura e Rede Globo, onde foi eternizado como apresentador do programa Fantástico.
O know-how garantiu a riqueza de conteúdo da palestra que apostou em algumas projeções para o formato televisivo, enquanto viajou pelo tempo, remontando a algumas fases já vividas pela indústria da comunicação.
“Nos anos 2000, estabeleceu-se que reality show era o futuro da televisão. Nessa época, criamos o programa No Limite, que inaugurou essa fase no Brasil. O inusitado, o irreverente, o conhecer pessoas reais no seu íntimo foi uma demanda percebida por nós, e apostamos nessa ideia experimental. Logo foi decretado o fim das novelas, do jornalismo e de tantos outros formatos de conteúdo. Mas não foi o que aconteceu. Acredito que os sobreviventes dessas mudanças contínuas do rádio e da TV são aqueles que souberem produzir conteúdo relevante. Não importa o formato. Se é vídeo, se é áudio digital, se é TV aberta, streaming…. O que conta é a forma como as narrativas são construídas e acrescentam no fim do dia do público”, resume o Zeca Camargo.
O jornalista ainda aposta que o futuro da televisão não é muito diferente das previsões feitas já em 1950:
“Quem está falando do futuro da televisão com muita certeza é um verdadeiro xarlatão. Não é possível prever sobre rádio e TV, quando são dois meios totalmente multáveis. Da novela, ao infotenimento, ao reality, ao programa de culinária, tudo gira em torno do conteúdo. Eu não tenho nenhuma grande pista melhor do que vocês que estão dentro do mercado para falar sobre futuro da televisão. Nesses 35 anos de experiência que tenho, o mundo se transformou, deixamos de usar satélite para incorporar a internet na dinâmica de produção televisiva, os cibercafés perderam o sentido, o entretenimento ganhou destaque, mas no fim, é sempre quem vai sobreviver na batalha das novas mídias é o conteúdo. Já decretaram o fim da televisão diversas vezes, mas ela está longe de perder protagonismo. Vai se metamorfosear várias e várias vezes ainda. O que vai se chamar? Não sabemos. Mas devemos celebrar as possibilidades de acompanhar as inovações da comunicação”, conclui.
Sobre Zeca Camargo
Com 30 anos de carreira na televisão, o jornalista, escritor, palestrante e apresentador Zeca Camargo é um dos maiores ícones do jornalismo no Brasil. É diretor artístico da TV Bandeirantes e apresentador dos programas Comer é Viajar, exibido no Canal Sabor & Arte e do 1001 Perguntas, no ar de segunda à sexta na Band. Escreve colunas no caderno Ilustrada e de Turismo na Folha de S. Paulo, foi correspondente internacional em Nova York e apresentador da MTV Brasil. Passou pela TV Cultura, por meio da Editora Abril. Foi repórter, editor e apresentador do programa Fantástico durante 18 anos. Zeca fez quatro voltas ao mundo e conhece 114 países.
Confira também:
- Pioneiro em infotenimento na televisão brasileira, Grupo Bandeirantes aposta em streaming, multiplataforma, podcasts e esportes para 2023
- Band Ceará anuncia contratações e novidades na programação
- Dia do Mídia: Band Ceará promove almoço comemorativo na Barraca Marulhos
- Com Zeca Camargo no line up, sábado de Winds For Future traz paineis de comunicação, ESG, saúde e até desfile de moda nas areias do Cumbuco
- Faustão e Zeca Camargo estreiam na Band com boa recepção do público
- O futuro do jornalismo: a digitalização da profissão com Jonas Viana e Cris Granjeiro
- Grupo Bandeirantes consolida presença no Ceará