Campanha “Benefícios que dão vontade de ser CLT” reforça como soluções de RH podem impactar a retenção e o engajamento de talentos
A Caju, empresa que oferece soluções para RH desde benefícios e despesas corporativas à gestão de pessoas, lança a campanha “Benefícios que dão vontade de ser CLT”. Protagonizada por Zeca Pagodinho, a ação coloca o cantor em uma situação inusitada e jamais imaginada pelos brasileiros: participando de uma entrevista de emprego. A iniciativa foi criada em parceria com o estúdio criativo AKQA Casa e evidencia de forma bem-humorada a atratividade que a escolha certa de benefícios corporativos pode causar na estratégia das empresas.
O gancho para a escolha do cantor e para construção da campanha aconteceu baseado em uma entrevista com Jô Soares em 1995, onde Zeca comenta que a pior coisa que fez na vida, foi trabalhar.
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“É engraçado porque ele trabalha muito como artista, é muito famoso e ainda faz shows, além de ser relevante e amado pela maioria dos brasileiros. Ao mesmo tempo, hoje existe uma onda de influenciadores e famosos voltando para o regime CLT e em paralelo a Gen Z dizendo que não quer ser CLT, uma outra discussão relevante. Combinando esses elementos, criamos uma narrativa de puro humor, onde Zeca, o artista famoso com currículo incrível que não gostava de trabalhar, agora quer para ter seus benefícios da Caju“, comenta Zachary Fox, CMO da Caju.
Em complemento com esse argumento, um levantamento da Caju mostra que 80% das empresas que oferecem os benefícios da empresa enxergam retorno positivo em atração e retenção de talentos: “Falando com clientes e colaboradores, ouvimos inúmeras histórias constantes do “amor” e conexão que eles sentem pela Caju, inclusive através de postagens orgânicas nas redes sociais. As pessoas se sentem conectadas emocionalmente com a nossa marca, e no final das contas, esse é o objetivo de um bom trabalho de marca. Essa campanha serve para conectar esse lado emocional com o lado prático para mostrar que ter Caju pode deixar as pessoas mais engajadas com o seu trabalho”, destaca Eduardo del Giglio, CEO da Caju.
Ao escolher Zeca como protagonista, a campanha transforma esse dado em uma narrativa leve e destaca como o pacote de benefícios influencia diretamente a decisão do colaborador e as estratégias adotadas pelo RH: “Nessa campanha, mostramos como a escolha dos benefícios podem influenciar positivamente a estratégia das empresas, já que eles servem para facilitar o dia a dia e a experiência dos colaboradores e também funcionam como grandes aliados do RH para atração e retenção de talentos. Investir em benefícios significa investir em pessoas e, consequentemente, no crescimento sustentável dos negócios. Aqui na Caju, nosso objetivo é justamente esse: oferecer soluções que fortaleçam as empresas e beneficiem o colaborador.”, afirma Giglio.
O destaque dado pela campanha ao papel dos benefícios também reflete a dimensão desse mercado, que movimenta mais de R$ 150 bilhões por ano no Brasil e vive mudanças regulatórias relevantes, como a atualização do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Caju já atende cerca de 55 mil clientes e mais de 1 milhão de usuários ativos.
A campanha também reforça a marca Caju ao evidenciar seu papel de parceira dos RHs na construção de uma gestão mais eficiente e próxima dos colaboradores: “Trazer o Zeca para esse diálogo é usar a força da cultura brasileira para tratar de um tema central para as empresas de forma leve e bem humorado. No final das contas, nossos clientes de RH passam o dia sobrecarregados e cansados com as demandas do dia a dia, por isso, queríamos que eles entendessem a nossa proposta de valor de forma descontraída. Nós conseguimos fazer algo único, trazer sabor para um mercado que é essencialmente um mar sem sal.”, completa Fox.
“Quando eu ouvi a proposta da Caju eu pensei: isso é a minha cara, tem tudo a ver comigo. Eu sempre disse que a pior coisa que fiz na vida foi trabalhar, né? Mas parece que o mercado de trabalho está mudando. Com tantos benefícios bacanas e flexibilidade, realmente dá vontade de ser CLT”, afirma Zeca Pagodinho.
Com irreverência, leveza e carisma que marcam sua personalidade, Zeca dá vida à mensagem central da campanha ao representar milhões de brasileiros que reconhecem o valor de ter um emprego formal e usufruir dos benefícios que ele proporciona. Segundo dados do Novo Caged, o Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de novas vagas com carteira assinada apenas nos cinco primeiros meses de 2025, atingindo um estoque total de 48,2 milhões de vínculos formais, o maior nível da série histórica.
“No cenário atual, no qual as pessoas buscam uma vida que caiba no emprego, e não o contrário, a campanha mostra que a criatividade alinhada a um profundo entendimento do mercado pode resolver desafios de negócio complexos”, comenta Felipe Petroni, Group Creative Director da AKQA Casa.
FICHA TÉCNICA
DADOS DO FILME
Título: Vontade de ser CLT
Produto: Caju
CAJU
CEO: Eduardo del Giglio
CRO: Fabiano Tiba
CMO: Zachary Fox
Marketing: Mylena Gama
Marketing: Luiza Terpins
Marketing: Mariana Kouno
Marketing: Rodrigo Silva de Araújo
Marketing: Lucas Portal
Marketing: Pedro Cruz
Marketing: Karina Trambacos
PR: Emilly Nascimento
AGÊNCIA AKQA CASA
Akqa Casa: Manu Rinzler
Account: Isabel Rudge
Account: Luiza Neves
Account: Melina Busato
Strategy: Luis Stateri
Strategy: Mansur Atique
Strategy: Henrique Koba
Strategy: Mariana Crepaldi
Strategy: Anna Kelli
Creative: Renato Zandoná
Creative: Christiano Vellutini
Creative: Felipe Petroni
Creative: Julia Velo
Creative: Daniel Neme
Creative: Bruno Leite
Creative: Matheus Franzoni
Creative: Alana Marques
Creative: Tai Reis
Production: Paula Santana
Production: Maya Montenegro
Production: Keith Lima
PR: Natalia Albertoni
BASE COMUNICA
PR: Jader Fernandes
PR: Anselmo Penha
PR: Rafaela Vieira
EQUIPE PRODUTORA DE IMAGEM
Produtora: Miss Sunshine
Direção Geral: Mariana Youssef
Diretora Executiva: Márcia Branco
Produção Executiva: Ana Flávia Di Luca
Atendimento: Michele Sekine
Diretora de Filmes de Social: Zoe Pedreira Guglielmoni
Coordenação de Produção: Alessandra Meireles
Assistente de Coordenação de Produção: Alessandra Meireles
Direção de Fotografia: Daniel Venosa
1ª Assistente de Direção: Alessandra Leonardo Pereira Sampaio
2ª Assistente de Direção: Clara Conti Ribeiro Gomes Carneiro
Assistente Criativa: Manuela Muniz
Diretora de Produção: Ana Luiza Diehl Macedo
1º Assistente de Câmera: André Andrade e Gabriel Reis de Carvalho
2º Assistente de Câmera: João Gabriel Brito
Video Assist: Izabela Nascimento Pereira
Operadores de Câmera: Rita Albano Tavares e Nicolas Salim da Rocha
DIT: João Paulo Sucupira Guimarães
Técnico de Som: Paulo César Moreira Azevedo
Microfonista: Caíque Mello Rocha
Produção: Patricia da Rocha Jansen, Gabriela Iglesias e Luca Martins
Assistentes de Set: Bruno de Oliveira Pereira, André Macedo Albano, Luciano Borges Correia e Guilherme Bezerra de Castro
Platô: Wallace Luiz Guimarães Cunha (Vidigal)
Direção de Arte: Gabriella de Alencastro Graça Valverde
Coordenadora de Arte: Paula Silvano Marinho Teixeira
Produção de Objetos: Paulo Henrique Soares de Oliveira
Designer: Wagner Soares de França Souza
Contrarregra: André Tatto Marques
Assistente de Contrarregra: Wallace Daniel dos Reis
Assistente de Locação: Luiz Gabriel Ramos
Chefe de Elétrica: Wilson Nunes dos Santos
1º Assistente de Elétrica: Giltoani Nunes dos Santos
2º Assistente de Elétrica: Flávio Pereira Gonçalves
Chefe de Maquinária: Jesse Domingo da Silva
1º Assistente de Maquinária: William Pereira da Silva
2º Assistente de Maquinária: Caio Cavalcante Paulo
Produtor de Locação: Dani Fontoura
Produtora de Figurino: Evelyn Palmeira Branco
Assistente de Figurino: Bruna Libman
Camareira: Roberta Souza Lima Ferreira
Maquiador: Paulo Roberto dos Reis Botelho
Assistente de Maquiagem: Gabriella Alves de Castro Serra Lima
Figurino e Maquiagem (Zeca): Juliana Maia
Camareira (Zeca): Edilene Santana
Costureira (Zeca): Daniele de Oliveira Santos
Celebridade: Zeca Pagodinho
Produção de Elenco: Hugo de Oliveira Matos
Elenco: Joana Lerner de Berredo Bendavit (RH), Maria Clara El Bainy (Secretária) e Mario Matsui Fumura (Péricles)
Dublê: Marcelo Mandú
Figurantes: Raquel de Castro Santos, Andressa dos Santos Pereira, Denis Davson Pereira do Nascimento, Vinicius Gressler Henning Cardoso e Janser de Oliveira Costa
Coordenação de Pós-Produção: Ale Cois
Assistente de Coordenação de Pós: Sabrina Comar
Montador: Guilherme Bechara
Finalização: Bruno Magosso
Color Grading: Bleach
EQUIPE PRODUTORA DE ÁUDIO
Produtora: Mr. Pink
Produção Musical: Henrique Racz
Produção Executiva: Guta Lima, Chica Mauger e Renata Costa
Coordenação de Som: Lígia Menegon e Malu Leite
Mixagem e Finalização: Edilson Martins e Beto Freitas
LICENCIAMENTO DE CELEBRIDADE
Interveniente na Contratação da Celebridade: Platinum Brasil
EQUIPE DE FOTOGRAFIA
Fotógrafo: Gabriel Bianchini
Agente: Cura Produções
Produtor: André Bernardes
Assistente: Gael Oliveira
Assistente: Gabriel Cicconi
Tratamento de Imagem: Marpaulo
