Os negócios envolvidos no setor de moda têm cada vez mais procurado alinhar sua cadeia produtiva às novas tendências de sustentabilidade e consumo consciente. Esta é inclusive uma demanda de quem compra: quase 90% dos consumidores optam por marcas sustentáveis, segundo estudo da agência Uninon + Webster. Com isso, empresas têm encontrado soluções para reduzir os impactos ambientais e manter qualidade de alto padrão nas suas peças.
A Zefirelli vem investindo em biomateriais que tornam mais sustentáveis produtos como embalagens, etiquetas e tags. As etiquetas são feitas a partir de fios de poliéster reciclados, tendo como base o conceito de regeneração, ou seja, são reutilizáveis por diversos ciclos de vida. As tags utilizam papel reciclado na sua composição, reduzindo assim os impactos ambientais causados pelo descarte de lixo. Essa produção é feita em parceria com a Haco, empresa de etiquetas.
“A sustentabilidade é um pilar da Zefirelli e é inclusive inspiração para as próprias coleções da marca. A mais recente coleção, a Linha Ocean, traz peças inspiradas na beleza dos mares, com peças que trazem em seu conceito uma proposta sustentável com detalhes orgânicos, como botões de coco”, destaca
As práticas sustentáveis da Zefirelli já são encontradas nas próprias peças de roupa. A marca segue o padrão Focus Green, que estabelece diretrizes para empresas do ramo têxtil com práticas sustentáveis a serem aplicadas no seu processo de produção. Dentre eles: a não utilização de químicos danosos, uso de algodão sustentável e orgânico, uso de fibras recicladas e viscose oriunda de reflorestamento.
“A sustentabilidade deixou de ser vista como algo secundário nas companhias para se tornar uma das protagonistas nos modelos de gestão. A partir de modelos como o ESG (ambiental, social e governança, em português), negócios modernos têm percebido que é possível que compromisso socioambiental e bons resultados andem juntos”, conclui Dimas Rufino, CEO da Zefirelli.