O crescente investimento do Instagram em vídeos curtos tem gerado críticas por parte dos usuários do aplicativo, que acusam a rede social de estar imitando o TikTok. A reforma do Instagram é amplamente vista como uma resposta ao crescimento contínuo do TikTok, principalmente entre os usuários americanos mais jovens. No Reino Unido, o Instagram continua sendo a terceira rede social mais visitada, de acordo com estatísticas da Ofcom de setembro de 2021, mas globalmente o TikTok parece liderar, com mais downloads do que qualquer outro aplicativo, de acordo com a empresa de análise Sensor Tower.
No Twitter, há uma espécie de “Reclame aqui” sobre as atualizações no design. Parece que o público não quer mais o visual do TikTok fora da própria rede.
que atualização foi essa do instagram??? a tentativa de imitar o tiktok acabou com a experiência de rolar o feed
— murilo (@murilomjl) May 20, 2022
O Instagram tá cada dia pior. Os caras entraram na noia de tentando competir com o tik tok e conseguiram a proeza de transformar o tik tok em uma rede melhor q a deles
— Laura Sabino (@mylaura_m) May 17, 2022
Eu queria uma atualização do instagram que desatualizasse todas as atualizações
— Rica de Marré ? (@ricademarre) May 17, 2022
A resposta negativa às mudanças, entretanto, não afetou o posicionamento da empresa. O chefe da rede social, Adam Mosseri, publicou um vídeo em sua conta do Twitter reafirmando a decisão da companhia de continuar investindo em conteúdos audiovisuais e se afastar das fotos, que eram inicialmente o foco da rede social.
Mosseri também aproveitou o vídeo para esclarecer que o feed em tela cheia, seguindo o estilo do TikTok, é apenas um teste para pessoas selecionadas. O executivo disse que a ideia é proporcionar uma experiência “divertida e engajante”, mas reconheceu que o recurso “ainda não está bom” e que precisará passar por melhorias se for expandido para o restante do Instagram.
?? There’s a lot happening on Instagram right now.
I wanted to address a few things we’re working on to make Instagram a better experience.
Please let me know what you think ?? pic.twitter.com/x1If5qrCyS
— Adam Mosseri (@mosseri) July 26, 2022
Descontente com o novo algoritmo do Instagram, a fotógrafa Tati Bruening fez uma publicação em seu perfil pedindo a volta da rede como era no passado e criou uma petição no Change.org pedindo a volta das timelines em ordem cronológica e a priorização de fotos, como era antigamente.
Na postagem, Bruening escreveu: “Faça do Instagram Instagram novamente. Pare de tentar ser o TikTok, eu só quero ver fotos fofas dos meus amigos. Atenciosamente, todo mundo.”
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O movimento já foi adotado por diversas celebridades e a petição já está chegando a quase 200 mil assinaturas. No Brasil, Gabriela Pugliesi, Cintia Dicker e Kéfera Buchmann foram algumas que curtiram o post da fotógrafa. Além disso, Pugliesi e Manu Rios compartilharam a reclamação em seus stories.
No cenário internacional, Kylie Jenner e Kim Kardashian foram as que se destacaram ao compartilhar a publicação de Tati Bruening. Elas compartilharam a postagem de Tati, que já tem mais de dois milhões de likes, e 4o mil comentários.
Kim Kardashian, que conta com 326 milhões de seguidores no Instagram, compartilhou a crítica logo depois de Kylie Jenner, que é seguida por 360 milhões de pessoas e é a mulher com mais seguidores na rede social.
Em 2018, um tuíte em que Kylie criticou uma mudança no visual do Snapchat foi apontado como um dos principais causadores de uma perda de US$ 1,3 bilhão em valor de mercado da empresa em um dia.
Os números de assinantes na petição “Make Instagram Instagram Again” continuam aumentando, apesar do pronunciamento de Mosseri.
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