Influência

Twitter lança área dedicada às eleições e amplia curadoria de conteúdo

Publicado em

25/07/2022 16h06

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

 

O Twitter lançou um espaço dedicado exclusivamente às Eleições 2022, marcadas para acontecerem em outubro. A área vai reunir notícias, dados, transmissões ao vivo e listas de perfis relevantes, tanto durante a campanha política quanto após as votações, disponibilizando também resultados e a repercussão das escolhas feitas pelos brasileiros nas urnas.

 

Além disso, serão exibidos gráficos com dados das publicações que levarem a hashtag #Eleições2022 na rede social, atualizados semanalmente com os assuntos mais comentados. 

 

“Quando houver um pico na conversa sobre eleições, mandaremos notificações com informações para que as pessoas tenham o contexto completo do que está acontecendo. Também serão enviadas notificações em momentos importantes das eleições com explicações de como participar do processo”, informou a rede social.

 

A partir desta semana, um emoji aparecerá toda vez que os termos #Eleições2022, #VoteConsciente e #ProjetoEleição forem utilizados. Em agosto, a plataforma ativará emojis especiais para os debates. Os ícones acompanharão os termos #DebatesBR, #DebatesBrasil, #DebateBR e #DebateBrasil. Em outubro, no dia da votação, as hashtags #BoraVotar, #EuVotei e #CONFIRMA terão emojis especiais.

 

 

Segundo a plataforma, as eleições brasileiras de 2022 já são o segundo pleito mais comentado do mundo, atrás apenas da Colômbia, onde os cidadãos já foram às urnas. Vale lembrar que, por aqui, a campanha mal começou, o que indica que o nosso país deve tomar o primeiro lugar bem em breve.

 

“É importante para nós que conteúdo curado e aprofundado seja encontrado na plataforma, já que esses dados são indicativos de que o Twitter fortalece o debate e gera confiança nos usuários”, afirma Leandro Mota, líder do time de curadoria para a empresa na América Latina.

 

A plataforma também terá abas especiais para dados sobre as eleições em dez estados brasileiros: Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. As páginas também contarão com publicações de veículos de imprensa e conteúdos ao vivo.

 

 

A partir de agosto, o Twitter inicia também uma série de iniciativas conjuntas que visam ampliar a qualidade do debate na rede social. A ONG Politize, por exemplo, vai lançar um bot que responderá dúvidas e indicará fontes de informações de qualidade, enquanto a plataforma também ampliará seu apoio a agências de checagem e lançará uma iniciativa educacional própria, com emojis e foco na divulgação de informações relevantes.

 

Segundo Daniele Kleiner, líder de políticas públicas do Twitter, esse é um trabalho contínuo que inclui, também, uma aliança com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ativa desde outubro do ano passado. Até agora, a plataforma já emitiu alertas sobre transferência e regularização de títulos e pesquisas sobre a segurança das urnas eletrônicas, um assunto sempre em voga na medida em que as votações se aproximam.

 

Segundo a executiva, a moderação humana e automática também acompanha esse trabalho, de forma a impedir a proliferação de contas falsas que visem poluir o discurso ou amplificar artificialmente mensagens de candidatos, partidos e organizações políticas. Nem sempre, entretanto, os conteúdos são removidos do ar, apenas, com Kleiner afirmando que o trabalho do Twitter olha além dessa possibilidade.

 

Confira também: 

Combate à desinformação: Pesquisador cearense lança software de pesquisa em universidade da Alemanha