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8 filmes sobre comunicação e marketing para assistir

Por Redação

17/03/2022 16h11

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Não é de hoje que Hollywood e outras escolas do cinema se debruçam sobre o profissional de marketing para desenvolver personagens cativantes e instigantes para seus roteiros. De fato, o universo publicitário é bastante dinâmico e recheado de histórias interessantes, dignas de um filme, seja ficcional ou baseado em fatos reais.

 

Independente da área ou segmento de mercado, assistir filmes estimula a criatividade e amplia o conhecimento. Não à toa o cinema é considerado a sétima arte.

 

Hoje trazemos uma lista com 8 filmes que vão desde documentário ao gênero humorístico, passando pelo biográfico e baseado em fatos reais.

 

  • Amor Por Contrato (2007)

Amor Por Contrato The Joneses Demi Moore Pelicula Dvd | Meses sin intereses

Digamos que este filme mostra, na prática, como funciona o marketing de influência –  ­mesmo antes de o termo aparecer no rastro das mudanças digitais. Uma família aparentemente perfeita (e muito rica) se muda para um subúrbio de alta classe, causando muita curiosidade em torno de si. Pena que era tudo uma jogada de marketing: a família era fake, apenas uma estratégia para estimular o desejo de compra de seus vizinhos dos produtos que ostentavam.

 

  • A Rede Social (2001)

A Rede Social Online | NOW

Tem curiosidade sobre os primórdios da maior rede social do mundo, o Facebook? À parte as histórias contadas pelos personagens reais, vale a pena entender como conceitos de marketing foram aplicados à perfeição (mesmo sem querer) por aqueles jovens de Harvard – que queriam apenas fazer sucesso entre as garotas. 

 

  • Art e Copy (2009)

Art & Copy (2009) - IMDb

Neste documentário, o diretor Doug Pray traz depoimentos de uma infinidade de monstros da publicidade, discutindo seu impacto e sua influência – da chamada “revolução criativa” dos anos 1960 até o final da década passada. Ao mesmo tempo, o diretor provoca esses mesmos profissionais sobre a criação de coisas mais significativas e sociais.

 

  • O Preço de Uma verdade (2003)

O Preço de uma Verdade - Filme 2003 - AdoroCinema

Trabalhar com comunicação é ter compromisso com a verdade. Seja na área do jornalismo ou da publicidade. Fake news ou propaganda enganosa são duas práticas que mostram falta de ética e profissionalismo. Em O Preço de Uma verdade o repórter Stephen Glass sofre as consequências quanto a falsidade ideológica de seus textos e conteúdos. Você já parou pra pensar sobre plágio, credibilidade de conteúdo e autenticidade? Esse filme provoca essa reflexão!

 

  • Cidadão Kane (1941)

Cidadão Kane (1941) | Cineplayers

Um clássico do cinema e uma boa fonte histórica de informações. Qualquer profissional de marketing deve assistir a essa obra de arte. Ele conta a história do magnata da comunicação William Randolph Hearst e todos os fatos que o fizeram chegar até o topo e quais foram as circunstâncias da sua morte. É uma ótima referência de como fazer um storytelling e tem muitas dicas de como montar narrativas envolventes para seu público.

 

  • Fome de Poder (2016)

Fome de Poder - Filme 2016 - AdoroCinema

A história da ascensão do McDonald’s. Após receber uma demanda sem precedentes e notar uma movimentação de consumidores fora do normal, o vendedor de Illinois Ray Kroc (Michael Keaton) adquire uma participação nos negócios da lanchonete dos irmãos Richard e Maurice “Mac” McDonald no sul da Califórnia e, pouco a pouco eliminando os dois da rede, transforma a marca em um gigantesco império alimentício.

 

  • Steve Jobs (2015) 

Viu Review - Steve Jobs

Essa é uma obra prima que mostra o perfil sociopata dele, mas a paixão que ele tinha pelos produtos que criava. Explora também um pouco de oratória. A maior ênfase é o storytelling, como ele transmitia as ideias dele. Ele não gostava de gente, mas gostava do que estava entregando, e se transformou no garoto propaganda da marca dele, depois de muito treinamento.

 

  • No (2012)

 

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Esse filme mostra como uma boa campanha de marketing pode ser crucial para convencer uma população inteira a se juntar em uma causa. A película dramatiza a campanha “NO”, lançada pelo jovem executivo de marketing René Saavedra (Gael García Bernal), que decidiu ficar longe da imagem de políticos raivosos e, ao contrário, focou em uma visão otimista e deveras apolítica da felicidade e do futuro. Ele fez isso no intuito de criar uma estratégia eficaz para convencer a população a não deixar o general Pinochet governar o Chile por mais oito anos.

 

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