Análise

A estratégia de comunicação das redes de João Campos, prefeito de Recife 

Publicado em

04/03/2024 18h45

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

A presença ativa de João Campos em suas redes sociais têm sido estratégicas para estabelecer uma conexão com a população do Recife

Bisneto de Miguel Arraes e filho de Eduardo Campos, que já governaram Pernambuco em cinco ocasiões, João Campos é quase um influenciador digital. Apostando em vídeos curtos, linguagem leve e bom humor para divulgar as ações de sua administração, o prefeito de Recife já cantou música de Alceu Valença, pediu “bença” para Ivete Sangalo e se tornou o queridinho no Instagram para os seus mais de dois milhões de seguidores.

Campos é o prefeito de capital mais popular no Instagram e comentários de perfis de outras cidades e Estados são comuns. Ele também virou meme com a expressão “meu prefeito”, que precede a maioria dos comentários em suas postagens. “Meu prefeito, se quiser eu aprendo a voar só pra te filmar”, escreveu um seguidor. “Meu prefeito, tenho dois filhos! Se o senhor quiser, um voa e a outra filma”, disse outra.

O que João Campos faz é uma revolução do marketing político. E aqui não estamos falando de gestão ou posicionamento político, mas sim de produção de conteúdo digital.

De acordo com um levantamento realizado pela agência de marketing digital Ativaweb, o prefeito João Campos se destaca como o prefeito com o maior engajamento nas redes sociais entre todas as capitais do Nordeste. O estudo apontou que João Campos registrou um engajamento de 4,03%, quase o dobro do segundo lugar, Cícero Lucena (PP) de João Pessoa, que obteve 2,03% de engajamento.

A presença ativa e a comunicação frequente de João Campos em suas redes sociais têm sido estratégicas para estabelecer uma conexão com a população do Recife, onde o prefeito anuncia novidades e projetos da gestão, buscando uma maior proximidade com os seguidores.

Além de liderar o engajamento, João Campos também é o prefeito com o maior número de seguidores nas redes sociais entre as capitais do Nordeste, somando mais de dois milhões de seguidores na data da pesquisa. Em segundo lugar aparece Bruno Reis, de Salvador, com 540 mil seguidores.

A utilização das redes sociais como uma ferramenta de comunicação e interação tem se mostrado cada vez mais relevante para líderes políticos, permitindo que eles alcancem a população de forma direta e instantânea. O engajamento e o número de seguidores nas redes sociais são métricas que podem refletir a capacidade de mobilização e o interesse do público em relação à gestão dos prefeitos nas capitais do Nordeste.

Campos diz que se expressa bem por meio das redes, onde, segundo ele, se comporta de maneira autêntica.

“Sou na rede o que eu sou na minha vida mesmo. Isso que eu acho que é a grande diferença: não adianta ter um personagem”, afirma.

Assim como um bom profissional de marketing, ele compreende a importância de uma mensagem clara e consistente. Suas postagens são pensadas, planejadas e executadas de forma a criar um impacto duradouro.

João Campos descobriu o poder da narrativa, de se aproximar da população através das suas histórias, tudo isso através dos conteúdos publicados nas redes sociais. Sua presença online não é uma mera extensão de seu cargo, mas uma expressão autêntica de sua personalidade.

Assim como uma campanha publicitária de sucesso, as postagens de João Campos são criativas e envolventes. Seus vídeos bem-humorados e posts inovadores não apenas informam, mas também entretêm.

Essa comunicação irreverente também melhora a visão do seu eleitor em relação a essa figura de poder. Hoje o político de terno e gravata dá lugar a alguém mais “gente como a gente”. E isso o público entende.