Movimentos do mercado

AD2M Engenharia de Comunicação comemora 25 anos no mercado cearense

Por Redação

06/05/2021 12h30

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Com 25 anos de estrada, a agência cearense AD2M Engenharia de Comunicação comemora seu aniversário nesta quinta-feira, dia 06 de maio. Para celebrar a data, a AD2M atualizou a logomarca da agência e a identidade visual da empresa e está organizando a edição do Connex21, iniciativa que tem como objetivo promover debates sobre temas da atualidade que impactam a área da comunicação, bem como empresas de uma forma geral e também a sociedade. A temática do encontro virtual será divulgada em breve.

 

“Desde o final do ano passado, iniciamos um processo de reflexão e planejamento sobre como era, como é e como será a AD2M do futuro. Priorizamos esse olhar interno através de uma pesquisa feita com a equipe interna e clientes. Identificamos uma AD2M admirada e respeitada por quem nos conhece e, ao mesmo tempo, com um potencial enorme de crescimento em áreas que atuamos e ainda são pouco exploradas por nós. Resolvemos, então, comemorar os 25 anos nos mostrando mais ativamente ao mercado”, comenta a sócia-diretora, Djane Nogueira.

 

Djane comenta que tem uma trajetória de muito aprendizado nestes 25 anos. “Crescemos como profissionais, desbravamos mercados, contribuímos com a formação de muita gente que esteve conosco e ajudamos a fortalecer a comunicação como negócio no Estado. Somos espectadores e atores da história do Ceará neste período. Sentimos um orgulho enorme por ter chegado até aqui e estamos cheios de energia para encarar os desafios que os próximos anos nos reservam”, compartilha.

 

“É uma grande satisfação trilhar esse caminho que combina a realização de nossos anseios profissionais individuais com a oferta de serviços com qualidade empresarial, alimentando-se das transformações tecnológicas. Saber que essa é uma construção coletiva, formada pelo esforço e pelas ideias de tanta gente boa que passou pela empresa, só aumenta o nosso desejo de avançar no fortalecimento do mercado profissional de comunicação”, celebra o sócio-diretor, Apolônio Aguiar.

 

Mauro Costa, sócio-diretor da agência esclarece que acompanhar a evolução da Comunicação nesse último quarto de século de tantas transformações, pegando exatamente o período de migração para um mundo extremamente digital, tecnológico e absolutamente incerto mostra o quanto os princípios básicos devem ser sempre valorizados. “Buscar garantir o fluxo correto de informações, ser um vetor de construção coletiva e conectar pessoas, organizações e suas ideias e projetos em torno do bem comum estão na cartilha de quem trabalha a Comunicação de forma positiva. Assim temos feito desde o começo de nossa jornada na AD2M e pretendemos seguir na mesma toada”, finaliza.

 

Em entrevista exclusiva para o Nosso Meio, o sócio-diretor da AD2M Comunicação, Apolônio Aguiar, compartilha as mudanças do mercado cearense, principalmente na publicidade. “Participamos de muitas transformações na Comunicação. Desde o movimento do mercado rumo a uma atuação generalista, em oposição à configuração especializada das empresas no passado, passando pela popularização dos cursos superiores na área, até a consolidação da comunicação digital. Hoje lidamos com uma descentralização da mídia em diversos níveis ao mesmo tempo em que as estruturas tecnológicas de comunicação estão cada vez mais concentradas por poucos detentores”, explica.

 

Sobre a chegada do setor de criação na agência, Apolônio destaca “a AD2M é full service há 25 anos. Foi exatamente o desejo de atuar de forma ampla na Comunicação que motivou a criação da empresa. O setor de criação expande a visão e a atuação da empresa e permite que ela ofereça soluções diversas e integradas aos clientes. Assim a trajetória da AD2M é pontuada por cases de planejamento, design, publicações e serviços digitais com os quais pudemos contribuir para a comunicação integrada dos clientes. A AD2M sempre atuou muito além da assessoria de imprensa, o carro chefe dos nossos serviços, que nos projetou, mas não o único”.

 

Apolônio explica que a postura pioneira da agência é algo cultivado como diferencial estratégico. “Abraçamos em vários momentos de nossa história inovações que acabaram influenciando o mercado. Foi assim que lançamos, em momentos distintos, serviços de monitoramento de mídia, de comunicação digital e de treinamento na área de Comunicação. Começamos a atuar em mídias sociais antes da onda de surgimento de agências digitais. A curiosidade e o compromisso de nos mantermos atualizados estão na essência da AD2M desde a nossa origem. Ao mesmo tempo temos um cuidado de não seguir modismos na comunicação que muitas vezes não combinam com a imagem dos nossos clientes. É como a dica do meme da atriz Ilana Kaplan: ‘Eu posso fazer? Posso. É de bom tom? Não, não é de bom tom'”, afirma.

 

Entre os cases que marcaram a trajetória profissional da AD2M Comunicação, Apolônio compartilha “a própria criação da logo da AD2M e as sucessivas mudanças até chegar aos dias atuais me orgulham muito, especialmente por ser minha área de atuação dentro da agência, que é criação. Temos projetos editoriais de livros e relatórios empresariais que se mantém à frente de seu tempo até hoje. Fizemos inúmeras campanhas para o poder público, especialmente para a Prefeitura de Horizonte. O case de marketing digital da Bienal do Livro, cujas redes sociais foram geridas pela AD2M junto em paralelo ao trabalho de relacionamento com a imprensa. Atender grandes clientes nacionais ao longo de nossa trajetória, de indústrias de setores distintos como de bebidas ou de infraestrutura e energia a empresas da indústria da beleza e de tecnologia, nos deu grande visibilidade nacional, reforçou a parceria com agências de todo o país e consolidou nossa imagem no mercado local. Temos acumulados inúmeros cases de assessoria de imprensa para eventos corporativos, culturais, de entretenimento, sociais, além de trabalhos duradouros para grandes empresas. Assim a AD2M fez a diferença na construção de muitas marcas de valor no Ceará”.

 

Para se diferenciar no mercado, o sócio-diretor comenta que uma das tendências que hoje estão se tornando conhecidas e que a agência sempre teve como princípio é a maturidade digital, ou seja, atuar um passo além da euforia da novidade digital com a compreensão da responsabilidade que é cuidar da imagem de instituições do mundo corporativo. O equilíbrio entre criatividade descontraída e postura institucional é essencial no mercado, bem como a atenção à consolidação da cultura digital entre os clientes.

 

Confira também: