O lançamento ocorrerá nesta sexta (15) em cerimônia que reunirá políticos, empresários, gestores públicos e privados, artistas, além de demais personalidades locais e nacionais
Nesta sexta-feira (15), será lançada a edição 2023-2024 do Anuário do Ceará em evento que celebra também os 95 anos do O POVO. A edição apresenta os dados e as informações sobre o Estado a partir de dados dos 184 municípios cearenses. A obra, com 680 páginas, está dividida em 14 capítulos com estatísticas, gráficos e tabelas, e é considerada a publicação impressa mais antiga em circulação no Ceará. O lançamento ocorrerá em cerimônia nesta sexta, a partir das 19 horas, no La Maison Dunas, para convidados.
Os capítulos contemplam administração política, infraestrutura, setores econômicos, divisão dos poderes, educação superior, bens culturais e guia do futebol cearense. O capítulo especial homenageia os 95 anos do O POVO, o jornal mais antigo em circulação no Estado, uma marca multiplataforma, no impresso, no rádio e na web.
“Para continuar pulsante com o bom Jornalismo que produz, O POVO investe na mudança e na inovação. Reinventa-se para chegar a mais gente. Atualiza-se para atender às tecnologias. Isso não nos intimida nem ameaça! Antes, nos anima a lapidar o que fazemos de melhor, que é contar histórias, com a verdade e o respeito. Falta pouco para os 100 anos do O POVO e já estamos trabalhando para isso”, avalia Luciana Dummar, presidente e publisher do Grupo de Comunicação O POVO.
Como faz desde 2002, o Anuário do Ceará contratou o Datafolha para saber quais são as marcas mais lembradas pelos cearenses, dentre 25 categorias de produtos e serviços. A pesquisa é o mais importante parâmetro do mercado para medir a força das marcas que atuam no Estado.
Nesta edição, estreiam as categorias “Leite em pó” e “Parque turístico”. O POVO continua líder na categoria “Jornal”. É a 15ª vez que o Grupo vence, sendo citado de forma espontânea por 42% dos entrevistados. Outra categoria é a “Marca que representa o Ceará”. A M. Dias Branco (Fábrica Fortaleza) foi a mais votada, pela terceira vez consecutiva, na resposta à pergunta: “Qual é a marca que representa o Ceará?”. Ela manteve a liderança, com 13,5% das menções.
Realizado pela Fundação Demócrito Rocha e promovido pelo O POVO, o Anuário é conduzido pela edição-geral do jornalista Jocélio Leal, edição executiva de Amanda Araújo e edição de Design e Projeto Gráfico de Andrea Araujo. Os repórteres que produziram a obra são Alex Ferreira, Camila Gadelha, Cristina Brito e Lucas Casemiro; Caynã Marques e Ravel Araújo são os estagiários.
O capítulo especial é assinado pela jornalista Bruna Forte. A revisão é da jornalista Daniela Nogueira, e a checagem, do jornalista Rubens Rodrigues. A pesquisa iconográfica é de responsabilidade de Miguel Pontes e Roberto Araújo (O POVO.Doc). O design editorial foi supervisionado por Andrea Araujo, editora de Design e Projeto Gráfico. A equipe de Design é composta também por Alessandro Muratore (editor adjunto), Alice Penaforte Muratore, Mariana Araujo, Miqueias Mesquita, Luciana Pimenta, Welton Travassos e Robson Pires.
Capítulos do Anuário do Ceará 2023-2024:
- 1 – ICGM
- 2 – Guia das Cidades
- 3 – Fortaleza
- 4 – Administração do Ceará
- 5 – Governo Federal no Ceará
- 6 – Infraestrutura
- 7 – Economia do Ceará
- 8 – Legislativo
- 9 – Judiciário, MP e Tribunais de Contas
- 10 – Ceará Universitário
- 11 – Ceará da Cultura
- 12 – Futebol Cearense
- 13 – Anuário Datafolha Top of Mind
- 14 – 95 anos do O POVO
Anuário Datafolha TOP of Mind:
- Top do Top
- Educação: Colégio / Faculdade
- Área Social ou Ambiental
- Saúde: Clínicas de Raio X e diagnóstico por imagem / Hospital / Laboratório de Análises Clínicas / Plano de Saúde
- Marca que representa o Ceará
- Varejo: Farmácia / Loja de informática / Ótica e joalheria / Beleza e estética / Shopping center / Supermercado
- Comunicação: Jornal
- Serviços: Parque Turístico / Instituições Financeiras / Marca de carro / Empresa de ônibus / Empresa de segurança / Construtora
- Alimentos e bebidas: Água mineral / Leite em pó / Café
Confira também:
Dia do Programador: Digital College realiza atividades gratuitas