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Nosso Meio e executivas cearenses dialogam em painel no CenpHub Recife sobre gestão de marketing na crise

Publicado em

12/09/2023 18h56

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Fernando Hélio, fundador do Nosso Meio, mediou a conversa com Mariana Matos e Clarisse Linhares que apresentaram as perspectivas da saúde e do turismo

Na manhã desta terça-feira (12) aconteceu em Recife a primeira edição regional do CenpHub, evento organizado pelo Cenp, com o objetivo de discutir as mudanças do mercado publicitário e suas projeções para o futuro. Com uma programação composta por painéis de discussão, o fundador do Nosso Meio, Fernando Hélio Brito, mediou o tema  “A gestão do marketing em tempos de incerteza: a equação entre comunicar e crescer” acompanhado das executivas Mariana Matos, Superintendente da Unimed Fortaleza, e Clarisse Linhares, Diretora de Marketing, Conteúdo e Mídia do Beach Park.

“Estou muito feliz que o Cenp está cada vez mais próximo do Nosso Meio”, inicia Fernando Hélio como mediador do painel, pontuando como a plataforma foca em conteúdos especializados e relacionamentos relevantes. Firmando essa relação com o Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário, o Nosso Meio apoiou a iniciativa como parceiro estratégico da primeira edição do CenpHub regional.

Mariana Matos e Clarisse Linhares introduziram a conversa explicando sobre as suas distintas perspectivas de atuação mercadológica. A superintendente da Unimed Fortaleza, pontua sobre a dificuldade de investir em comunicação com orçamento cada vez mais limitado. Em mais de dez anos de vivências na cooperativa, Mariana conta como já passou por diversos momentos da marca.

“Desde que eu entrei na Unimed, nunca tive um ano em que a verba em comunicação aumentou. Na pandemia vivemos isso e agora continuamos reduzindo. E, como equalizar, crescer e comunicar marca em tempos de crise? Para explicar isso, gosto de apresentar a parábola do livro ‘Fazer Acontecer’ do Júlio Ribeiro. Subestimamos a importância de estarmos investindo na nossa marca e na força dela”, comenta Mariana.

Para complementar, a executiva comenta sobre a importância da comunicação institucional e sobre a relevância de não investir apenas no funil de vendas, mas também na imagem da marca. “Falar da marca vende”, finaliza a superintendente.

Fernando Hélio no CenpHub Recife

Em contrapartida, a Diretora de Marketing, Conteúdo e Mídia do Beach Park, Clarisse Linhares, comenta que a história do Beach Park já iniciou como uma estratégia de marketing. A executiva reforça como o empreendimento se tornou um grande atrativo para o turismo e a economia local.

“Ganhamos recentemente o prêmio de segundo melhor parque aquático do mundo pelo renomado site de viagens TripAdvisor. É um orgulho estar no Nordeste e ser um produto feito pelos Nordestinos”, ressalta. 

Trazendo para um momento de crise, Fernando Hélio comentou sobre a pandemia e como as duas marcas tiveram experiências distintas. Enquanto, Clarisse precisou lidar com o fechamento momentâneo do empreendimento, Mariana trabalhou intensamente nesse período e teve que lidar com a sobrecarga do setor da saúde.

“Foi quase um ano de parque fechado. A prioridade da empresa foi a manutenção dos empregos e auxiliar as comunidades próximas. Todos os esforços foram no sentido de ajudar todo tipo de prestador de serviço que está envolvido com o turismo. A retomada foi gradual e estamos vivendo um ano de, quase, normalidade, porém com muitas transformações na cadeia do turismo”, diz Clarisse.

Clarisse acrescenta como o Beach Park se transformou em um ecossistema de turismo. Hoje o empreendimento possui quatro resorts, dois em construção e um parque aquático em desenvolvimento. Recentemente, a marca entrou no mercado de concessões e está envolvida na criação dos futuros píeres da Beira Mar de Fortaleza.

Em contrapartida, Mariana comentou sobre o medo de não conseguir atender as extensas demandas. A executiva compartilhou sobre o momento em que a cooperativa precisou, por precaução, parar as vendas, e focar na saúde dos seus clientes e na confiabilidade da marca.

“No período da pandemia suspendemos as vendas. Tivemos que pensar em estratégias para manter os canais de vendas vivos e fortes para quando o mercado voltasse ao normal. Por isso, nossa comunicação foi toda trabalhada na marca, sobre os atributos de confiança e segurança que a marca Unimed tem na sua essência. Se não tivéssemos trabalhado a marca antes da pandemia, não teríamos a confiança dos nossos clientes durante esse momento de crise”, ressalta.

A comunicação da Unimed Fortaleza virou uma grande case de sucesso na pandemia. Neste período, o atual presidente da cooperativa, Elias Leite, gravava boletins diários com informações sobre a ocupação dos hospitais. Com essa iniciativa, a comunicação da cooperativa tornou-se humanizada e trouxe um rosto para amenizar a apreensão para os que estavam em casa. 

“Saímos da pandemia muito mais fortalecidos como marca. No período em que não focamos em vendas e conversão, exercemos nosso propósito de marca, que é cuidar das pessoas, e comunicamos essa força, foi isso que nos tirou desse período de crise muito mais fortes. E, no momento atual, somos uma marca muito desejada e top of mind há 22 anos”, destaca a superintendente da Unimed Fortaleza.

Atualmente, a cooperativa foca no crescimento da marca, e na mudança da cultura dos seus clientes para fortalecer o atendimento virtual de emergência. Para isso, a Unimed trouxe para os veículos de comunicação o desafio de desmistificar a saúde virtual, com esse movimento, a empresa pretende naturalizar esse serviço.

“Plano de saúde é uma commodity, precisamos investir cada vez mais em disponibilizar experiências marcantes para os clientes. Nessa estratégia tentamos sair do óbvio. A Unimed investe em projetos de marketing em que somos parceiros da cidade, estamos envolvidos em momentos de saúde e bem-estar, não só necessariamente quando estamos oferecendo o nosso ‘core business’. A experiência do seu serviço pode ir muito além do seu ‘core business’”, certifica Mariana.

A Unimed possui a mesma agência há 9 anos e enxerga como a Acesso Comunicação atua como uma parceira de negócio. “Utilizamos muito mais que a força criativa deles na nossa comunicação”, finaliza Mariana.

Para finalizar, Fernando Hélio quis saber a posição da Clarisse com base no Manifesto para o Marketing do Futuro feito por Silvio Meira, criador do Porto Digital do Recife. Segundo conclusões da reflexão “não irá mais existir marketing de produto. À medida que todo produto se torna serviço, toda estratégia de marketing será pensada para e orientada por serviços”

Sobre a colocação, a Diretora de Marketing, Conteúdo e Mídia do Beach Park, Clarisse Linhares, enfatizou como o Beach Park investe na experiência do cliente ao expandir as possibilidades dos seus serviços. 

“Temos a rádio, recentemente começamos a trabalhar com podcasts. O canal no Youtube é voltado somente para conteúdo infantil e já possuímos mais de 10 milhões de visualizações. Desenvolvemos várias experiências que vão além da viagem de férias. Pensamos sempre em como podemos transformar essas experiências, permitir que os nossos clientes levem para casa e as crianças alimentem essa relação com a marca, esse é o nosso grande desafio”, finaliza Clarisse.

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